1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se... os magos azuis ajudassem na guerra

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Filiph, 10 Mar 2007.

  1. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    Já existe o tópico sobre o que aconteceria se Radagast ajudasse na guerra, pois bem, esse é o tópico sobre o que aconteceria se os magos azuis comprissem sua missão.
     
  2. Alcarîon

    Alcarîon Anão Barbudo

    Ngm sabe nd sobre eles...

    entao...ngm sab o q pode acontecer...lol:think:
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    E qual era exactamente a sua missão? A verdade é que não se sabe - assumimos que seja algo para Leste, para lá do mar de Rhûn, ou talvez para Sul, nas terras de Harad, mas não há um consenso.

    Mas se você queria saber o que eles poderia fazer a oeste da Terra Média, onde a acção do livro se passa, há várias hipóteses: facilitar comunicações, ajudar Gandalf a convencer outros povos e reis em relação ao melhor a fazer, empreender variadas missões contra Sauron, ajudar no combate a Saruman depois de este os ter traído. Podiam estar presentes em Erebor e Dain, por exemplo, ajudando os Anões e Homens daquela zona. Esse género de coisas.
     
  4. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Allatar e Pallando viajavam em dupla, não é? Do que eu saiba, eles desapareceram no Leste.

    Talvez eles atrapalhariam os militares lá de Rhûn, talvez com eles teriam muito mais Homens de Rhûn ajudando Sauron. Sem saber quem eles são e quais são seus poderes é difícil viajar.
     
  5. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Não dá pra saber o que eles realmente tinham que fazer na TM, mas com certeza poderiam ajudar muito na Guerra do Anel, porque eram istari, e dos istari que conhecemos bem, todos são bem fodões.
     
  6. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    parece que tem uma versão que diz que ambos os magos atrapalharam Sauron de dentro pra fora. Os seus nomes seriam Morinehtar e Romestamo
     
  7. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Quem garante que eles não cumpriram sua missão? Mas talvez, se eles tivessem ficado à oeste, e ajudado Gandalf, talvez a guerra tivesse sido mais difícil, pois não sabemos o que eles fizeram para atrapalhar Sauron.
     
  8. Karnillë

    Karnillë Geologista

    É difícil dizer sobre os Azuis porque eles foram para Leste e lá podem ter sido de grande valia, talvez enfraquecendo os Orientais. Seguindo esta linha de pensamento, se eles permanecessem no Oeste para tentar ajudar na Guerra do Anel, a ajuda deles no Leste não existiria e a guerra poderia ficar mais difícil, com os Orientais mais organizados.

    Mas fico pensando se eles ficassem no Oeste, como se daria o Conselho Branco e o Conselho de Elrond, talvez até mesmo a comitiva do Anel fosse diferente, ou então os Azuis poderiam aparecer com reforços durante uma batalha em que a Comitiva se envolvesse, deste modo não participariam diretamente dela.
     
  9. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Não há relatos decididamente corretos sobre os azuis, mas, como é um e se vamos lá, há varias hipotesses uyma delas é a mais falada neste topico sobre um possivel enfraquecimento dos orientais de sauron, mas anfraquecimento não é grande coisa, os orientais ajudaram muito saurom sem dúvidas na guerr, portanto essa de enfraquecimento se foi isso foi um pessimo trabalho; se eles enfraqueceram e não venceram então o que estariam fazendo lá no oriente sabendo das investidas de saurom e dos orientais ao ocidente sem agir?; se eles agissem, deveriam vontar para o ocidente onde as batalhas esatavam explodindo e lutar contra saruman e saurom, mas acho que eles não fariam muita diferença na batalha...
     
  10. Falca_Br

    Falca_Br Usuário

    Se eu naum me engano, no Contos Inacabados, no capítulo os Istari, existe um breve relato sobre os magos azuis no qual dah a enteder que todos os magos, com a exceção de Gandalf, falharam... Eles podem ter sido mortos, corrompidos, ou se apaixonado pelas coisas dah terra como Radagast...(talvez essa tenha sido a missão de Radagast e naum sua falha)

    Se eles atuassem no noroeste dah terra média poderiam se tornar um empecílio a mais para a comitiva e seus aliados uma vez que provavelemte cairiam na mesma perdição de Saruman, jah que esse foi o mago que mais conviveu com eles, acompanhando-od iclusive em viagens para o leste
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Bom SE eles não tivessem desaparecidos, Allatar e Pallando poderiam ajudar bastante, mas creio que iriam influenciar os povos do leste, a não se unirem à Sauron, seria uma ajuda indireta, mas muito útil.
     
  12. Falca_Br

    Falca_Br Usuário

    Na verdade esse era o proposito inicial deles, no entanto não se sabe se ele foi cumprido ou não. Talvez eles ajudaram talvez não
     
  13. JAQUELINE_S

    JAQUELINE_S Usuário

    Bem, não se sabe se eles cumpriram ou não sua missão. Se eles cumpriram, beleza: veio menos gente do Leste para se juntar às ordas de Sauron. Se não cumpriram, veio muita gente.
     
  14. Nefertari

    Nefertari Suave é viver só

    Como magos, eles poderiam ter sido mais dois Gandalfs na luta contra Sauron, o que teria sido de grande valia na guerra. Se Gandalf sozinho conseguiu mobilizar o coração de tantos povos, imagine o que poderiam ter feito junto de seus companheiros, mesmo que eles não fossem tão poderosos.

    Aliás, se todos os cinco istari tivessem feito o que lhes foi designado, a história teria sido outra, principalmente no que se refere a Saruman, que também tinha bastante poder e conhecimento. Muita dor poderia não ter acontecido, e vidas teriam sido poupadas.
     
  15. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Foram enviados cinco porque não havia nenhuma garantia de que todos fossem manter-se fiéis ao seu propósito.

    Entendo o livre arbítrio neste sentido. Radagast e Saruman são exemplos de como uma pessoa/entidade pode se enganar tremendamente em relação a si mesma, ou seja, no sentido de achar que quer uma coisa, mas fazer outra completamente diferente (e idiota a meu ver).

    Durante a leitura, muito se fala sobre a traição de Saruman, mas a meu ver o problema nem é a traição contra outrem, mas contra si mesmo. Em outras palavras, enganar a si mesmo.

    Esse é o perigo que Galadriel menciona, e que apesar de ser um momento forte, poucos percebem as implicações. "Eu diminuirei e voltarei a ser apenas Galadriel", é a meu ver um grande feito. Manter-se fiel a si mesma, mas sem continuar a ser a jovem tola e ambiciosa e arrogante do passado.

    Porque o que lhe rendeu todo o poder sobre um reino? Ser apenas Galadriel soa triste, mas a meu ver é o amadurecimento dela: no final podemos apenas mandar em nós mesmos e muitas vezes, até mesmo isso deixamos que nos tirem.

    Saruman acha que comanda algo. Mas na verdade, mesmo maquinando contra Sauron, ele trabalha para o Mal. Seus esforços podem ser aproveitados por Sauron, pela Nova Sombra, etc., mas ISSO é algo que a natureza do Mal, e neste caso de Saruman, não toleraria.

    Apenas o Bem gosta de pensar que mesmo que não possa aproveitar suas obras, alguém (um filho, um amigo) poderá viver em um mundo melhor. É neste sentido que Galadriel ao dizer 'ser apenas Galadriel', percebe coisas tristes sobre si mesma do passado, sobre o engano que cometeu em ser senhora de si mesma. E é compreensível: afinal o mundo é dos homens, e na cabeça de uma mulher é necessário que os homens a respeitem para que ela pudesse viver livremente.

    No entanto isso é caminha no fio de uma navalha: você esquece-se de viver para si mesmo se precisa dominar outros. No final, você perde primeiro a si mesmo!

    Agora sobre o papel dos magos, eu vejo que se os CINCO mantivessem-se unidos ao seu propósito original (apesar de esta ser em si a tarefa mais difícil), os povos livres teriam seu papel diminuído.

    Afinal para aprender, não é necessário apenas bons professores. Ter professores ruins e relapsos é fundamental: há sempre uma tendência do ser humano em achar que porque o outro já fez, então vai dar certo com você também. Ou seja, o espírito crítico vai pro escambau.... talvez por isso as religiões que falam coisas como "este é o caminho" sejam tão populares: por aí dá pé, então vou também.

    Enquanto que religiões que dizem "não acredite em tudo que ouve. Cada um tem seu próprio caminho. Não é porque um mestre disse que vai dar certo com você" sejam tão pouco populares...

    Mas estou novamente divagando.

    A questão é que ter 5 bons professores seria tremendamente ruim no panorama geral. Os alunos não teriam parâmetros de comparação, esforçar-se-iam provavelmente menos para entender e fazer o que devia ser feito.
     
  16. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Nussa, profunda na filosofia e sociologia a primula, no entanto esse ultimo trecho resume tudo, realmente, se eles so tibessem bons professores seria ruim não haveria parãmetros de comparação o que sem duvida é bem ultil para várias decisões entre outras coisas.
     
  17. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas, então vocês concordam que foi "bom" os magos não terem ficado no norte? Com Gandalf?
     
  18. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Uhahahahah, o neitah se atrapalhou na filosofia primulana eheheheh, é esse é o ponto que nós concordamos, pelo menos acho eu, se eu não me perdi também uhahahahahah.
     
    Última edição: 20 Jun 2007
  19. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    VIajei então...esse negócio dos professores..ele vieram como grandes sábios, não como professores, se todos eles não perdessem o foco, (Sarumam, Radagast) e nenhum "sumisse" (Magos Azuis) Saruon teria GRANDES problemas.
     
  20. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Uhahahah, a prímula fez apenas uma analogia neitan hehehehe.
     

Compartilhar