• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário


a5bc5781fba3d008635b72e27522bc553d3e6397.gif
 
Diário,

Preciso de dicas de livros para moças adolescentes. Para uma moça adolescente em específico: a filha da minha colega de trabalho, que vai completar 15 anos semana que vem. Moça estudiosa, inteligente e com a cabeça muito centrada.

Os livros que ela já tem/leu: Harry Potter, os livros da Anne de Green Gables, Coraline, Diário de um Banana, Alice, Diário de Anne Frank, O Jardim Secreto...

Pensei em Orgulho e Preconceito, O Morro dos Ventos Uivantes ou O Hobbit, mas preciso de mais opções, caso não encontre estes na única livraria que tem aqui. Pedir pela internet fica inviável, não chegaria a tempo do aniversário, e se eu pedir sugestões do pessoal da livraria certamente vão indicar Colleen Hoover ou outras tranqueiras desse tipo...
 
Olha, moça ou não, eu recomendo o ciclo da herança, começando com Eragon, série divergente, cronicas do mundo emerso, da licia troisi, crepúsculo além, dos que você já citou.
 
Nárnia
Pollyanna Moça
Coriandra
O mundo de Sofia


Não li nenhum. Só dando uns chutes.
Não me relaciono com jovens há tempos então nem sei se as sugestões não soariam infantis demais para uma guria de 15 anos >___>
 
Diário,

Preciso de dicas de livros para moças adolescentes. Para uma moça adolescente em específico: a filha da minha colega de trabalho, que vai completar 15 anos semana que vem. Moça estudiosa, inteligente e com a cabeça muito centrada.

Os livros que ela já tem/leu: Harry Potter, os livros da Anne de Green Gables, Coraline, Diário de um Banana, Alice, Diário de Anne Frank, O Jardim Secreto...

Pensei em Orgulho e Preconceito, O Morro dos Ventos Uivantes ou O Hobbit, mas preciso de mais opções, caso não encontre estes na única livraria que tem aqui. Pedir pela internet fica inviável, não chegaria a tempo do aniversário, e se eu pedir sugestões do pessoal da livraria certamente vão indicar Colleen Hoover ou outras tranqueiras desse tipo...

Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho; ou O Cão dos Baskerville.
Agatha Christie - O Assassinato de Roger Ackroyd.

Nessa idade eu gostava muito de ler Sidney Sheldon. Recomendo.

Olha, moça ou não, eu recomendo o ciclo da herança, começando com Eragon, série divergente, cronicas do mundo emerso, da licia troisi, crepúsculo além, dos que você já citou.

Minha experiência com Eragon, que comecei a ler adolescente.
- Primeiro livro: bonzinho.
- Segundo Livro: Socorro! Que troço chato!
- Terceiro Livro: Socorro! Que troço chato!
- Quarto Livro: tem tanto nó pra desamarrar, que acontece coisa pra caralho nesse livro! E eu gostei do final. Mas até chegar ali foi um sofrimento e tanto.

Do segundo ao quarto livro, só os capítulos sobre o Roran salvam.
Capítulos sobre Eriadan ou Nasuada, Jesus! Que coisa chata!
 
Sherlock Holmes - Um Estudo em Vermelho; ou O Cão dos Baskerville.
Agatha Christie - O Assassinato de Roger Ackroyd.

Nessa idade eu gostava muito de ler Sidney Sheldon. Recomendo.



Minha experiência com Eragon, que comecei a ler adolescente.
- Primeiro livro: bonzinho.
- Segundo Livro: Socorro! Que troço chato!
- Terceiro Livro: Socorro! Que troço chato!
- Quarto Livro: tem tanto nó pra desamarrar, que acontece coisa pra caralho nesse livro! E eu gostei do final. Mas até chegar ali foi um sofrimento e tanto.

Do segundo ao quarto livro, só os capítulos sobre o Roran salvam.
Capítulos sobre Eriadan ou Nasuada, Jesus! Que coisa chata!
Eu amei os 3 primeiros e gostei bastante do 4º rs
Achei um pouco cheio de clichês, mas gostei
Já reli a saga toda umas 3 vezes.

Não li quando adolescente, mas não acho que gostaria menos se tivesse
 
Diário,

Preciso de dicas de livros para moças adolescentes. Para uma moça adolescente em específico: a filha da minha colega de trabalho, que vai completar 15 anos semana que vem. Moça estudiosa, inteligente e com a cabeça muito centrada.

Os livros que ela já tem/leu: Harry Potter, os livros da Anne de Green Gables, Coraline, Diário de um Banana, Alice, Diário de Anne Frank, O Jardim Secreto...

Pensei em Orgulho e Preconceito, O Morro dos Ventos Uivantes ou O Hobbit, mas preciso de mais opções, caso não encontre estes na única livraria que tem aqui. Pedir pela internet fica inviável, não chegaria a tempo do aniversário, e se eu pedir sugestões do pessoal da livraria certamente vão indicar Colleen Hoover ou outras tranqueiras desse tipo...
Algum do Rick Riordan, talvez?

Lançaram agora as Crônicas de Spiderwick em volume único, mas ainda não li...
 
Diário,

Preciso de dicas de livros para moças adolescentes. Para uma moça adolescente em específico: a filha da minha colega de trabalho, que vai completar 15 anos semana que vem. Moça estudiosa, inteligente e com a cabeça muito centrada.

Os livros que ela já tem/leu: Harry Potter, os livros da Anne de Green Gables, Coraline, Diário de um Banana, Alice, Diário de Anne Frank, O Jardim Secreto...

Pensei em Orgulho e Preconceito, O Morro dos Ventos Uivantes ou O Hobbit, mas preciso de mais opções, caso não encontre estes na única livraria que tem aqui. Pedir pela internet fica inviável, não chegaria a tempo do aniversário, e se eu pedir sugestões do pessoal da livraria certamente vão indicar Colleen Hoover ou outras tranqueiras desse tipo...

moxie que a melian falou é ótimo mesmo. o mercucio falou dos livros do conan doyle e da agatha christie e olha, sem eles eu não sei se eu seria leitora hoje em dia, ótimas recomendações também.

para os lados mais muderninhos, os YA da rainbow rowell também são muito bons (eleanor & park e fangirl). se for uma vibe mais gótica tem o anatomia da dana schwartz que saiu pela intrínseca, eu achei fofo e divertido (um esquema meio o enigma da pirâmide?).

tem a trilogia caraval da stephanie garber que eu pessoalmente não curti muito (parei no primeiro livro), mas os xóvens parecem adorar. aliás, um livro que ela visivelmente tentou imitar e que eu adorei demais mesmo, mas já é mais antiguinho é o circo da noite da erin morgenstern. o visual que esse livro evoca é um negócio lindo demais, uma pena que ainda não tenham feito uma adaptação para audiovisual porque funcionaria super bem.

tem outra trilogia que faz muito sucesso com o público YA chamada os jogos da herança, da jennifer lynn barnes. como com o caraval, eu li o primeiro e não curti, nesse caso porque eu não aguento essa mania de criar personagem que claramente é um adulto, mas aí botam na casa dos 17 para vender para o público adolescente. reviro os olhos demais durante a leitura para simplesmente let it go e me divertir. mas aí é pessoal, e quem sou eu na fila do pão para discutir com os sucessos do tiktok, né.

edit: AHHHHHHHHHH lembrei do céu sem estrelas da iris figueiredo. eu morro de vergonha de não ter lido ainda porque adoro a iris demais, tipo a tia que fica acompanhando de longe a sobrinha abrindo asas e voando. tem o lado legal de ser um livro nacional, e volta e meia nas bienais da vida aparece entre os mais vendidos.
 
A gente quer é saber o que você comprou lá pra mocinha 👀
Levei em conta as sugestões de todos, inclusive na própria livraria fiquei em dúvida sobre qual levar, com vários livros dos sugeridos aqui na mão, mas acabei comprando O Morro dos Ventos Uivantes da Zahar em versão pocket. O critério de desempate, escolhido na hora, foi introduzir a menina aos clássicos; espero que ela goste.
 
Levei em conta as sugestões de todos, inclusive na própria livraria fiquei em dúvida sobre qual levar, com vários livros dos sugeridos aqui na mão, mas acabei comprando O Morro dos Ventos Uivantes da Zahar em versão pocket. O critério de desempate, escolhido na hora, foi introduzir a menina aos clássicos; espero que ela goste.
Perai, mas só um? 😜
Pelo menos uns 5 livros, po! rs

Bom, ja tem presentes por uns bons anos ai :mrgreen:
 
Diário,

decidi reler A Biblioteca da Meia-Noite, do Matt Haig. (Felipe Neto chora). Tem uma frase, de Henry David Thoreau, que tem ecoado na minha mente desde que apareceu no livro: Todas as coisas boas são selvagens e livres. Acho que dá para esticar o "boas" semanticamente para "todas as coisas que valem a pena", né? Dá, porque já o fiz, neste exato momento. E não venham dizer que estou legislando em causa própria! De qualquer modo, eu acrescentaria, ao "selvagens e livres", o "extintas", para contemplar os dinossauros. Tá bom, parei.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo