Diário Literário

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uma vez eu ganhei um sorteio do Skoob.
Mas era um livro que eu nem queria.
🥲

Participo de todos os sorteios do Skoob (quando lembro). Mesmo daqueles que você bate o olho e já sabe que é ruim, porque dá pra botar pra troca e ganhar um creditozinhos.
Eu nunca ganhei. Mas minha esposa já ganhou 2, que nos valeram 3 créditos. :dente:
 
Diario, estou lendo Northanger Abbey, da Jane Austen.
Até então estou gostando, a leitura ta fluindo bem, diferente de Mansfield Park.

Mas acho muito estranho estar quase na metade do livro e o lugar do titulo não ter sido citado uma única vez :lol:

Curioso pra ver quando a tal Northanger Abbey vai entrar na história rs
 
Última edição:
Diário,

Comecei a ler a poesia reunida do Ferreira Gullar. Li alguns poemas do A Luta Corporal, que o @Finarfin já havia comentado aqui no Forum que tinha adorado... e cara, estou gostando muito!

Eu já havia lido o Poema Sujo esse ano. Adorei. (E o comentário do Finarfin também jogou a favor da vontade de ler mais do cara).

Não tenho muito repertório, em matéria de poesia. Estou tateando ainda no gênero, e acho que ainda vou viver esse processo de entender aquilo que me agrada ou me desagrada em um poema, pra ir descobrindo o meu gosto.

Uma coisa que eu noto é o seguinte. Gostei da última leitura que fiz do Manoel de Barros, com Retrato do Artista Quando Coisa. É uma poesia que me é simpática, de leitura agradável... mas que não deixa uma impressão muito forte. Tem sido diferente com os poemas do Gullar, que me causam aquela sensação de espanto, sabe? Sendo muito honesto, há alguns poemas que eu sequer tenho segurança sobre o que o poeta está querendo dizer em tal ou qual verso, mas isso não impede uma certa fruição estética; uma certa percepção de que aquilo tem força.

Acho que tive uma sensação parecida lendo o Fluxo Floema, prosa da Hilda Hilst. Houve um determinado momento em que eu me peguei completamente perdido na leitura, mas o texto continuava me levando; uma certa bruxaria com as palavras, talvez.

Ainda falando de poesia... na semana passada, participei de um encontro, organizado por professores de literatura aqui da cidade, sobre a obra de Cecília Meireles. Era um encontro não acadêmico, mais para um bate-papo entre leitores de Cecília. Dela, eu só li o Romanceiro da Inconfidência, de que gostei muito. Mas como não tenho muito repertório, fui mais no espírito de ouvir.

Uma das participantes estuda a obra da Cecília, no mestrado. Falou com tanta paixão sobre a poesia da Cecília que fui mordido pela vontade de ler mais dela. Enfim... pretendo fazer novas incursões pela obra da poeta.

E, neste processo, já estou mais atento aos posts dos colegas aqui do Forum, mais afeitos à leitura do gênero. @Melian , @Béla van Tesma , @Mavericco , @Finarfin e certamente devo estar esquecendo gente. Esse Forum é sempre um espaço excelente para colher referências. :cerva:
 
Hoje eu li um trecho de O Restaurante no Fim do Universo onde tem um trecho com aquelas piadas / críticas, que a gente não sabe se ri ou se chora.

Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema
 
Diário,

Comecei a ler a poesia reunida do Ferreira Gullar. Li alguns poemas do A Luta Corporal, que o @Finarfin já havia comentado aqui no Forum que tinha adorado... e cara, estou gostando muito!

(...)
Gostar de poesia é um caminho sem volta! Ferreira Gullar é extraordinário... Gosto em especial do Poema Sujo e do Dentro da noite veloz.
 
Mas é isso aí mesmo, Mercúcio. Você não precisa decifrar tudo, nem na primeira leitura nem numa segunda ou terceira — e tatu do bem.
images.png
Mas você consegue intuir que ali tem algo a mais, e não só um blá-blá-blá de quem tá te aplicando um golpe com versos feitos no ChatGPT :rofl:

Cecília é linda mesmo. Você vai curtir.
Bora lá, bora lá.
 
Diário,

Aproveitei as férias da faculdade para reduzir o número de leituras iniciadas há muito tempo e não concluídas. Dessas, só faltou uma antologia de sonetos do Vinicius de Moraes (de que não estou gostando... :g: ).

Iniciei ontem a leitura de Novembro de 63, do Stephen King. Vamos discutir esse livro com o Clube de Leitura, seguindo um cronograma de 10 reuniões. Nunca li nada do King antes. Vai ser uma boa oportunidade. :yep:
 
Uma vez eu ganhei um sorteio do Skoob.
Mas era um livro que eu nem queria.
🥲
Ganhei Melodia do Mal, do John Ajvide Lindqvist, uma vez. Acabei nem lendo e passei adiante. Talvez fosse bom, sei lá, mas quando o livro fica parado muito tempo em casa, eu tendo a repassar se sinto que não vou ler tão cedo.
 
  • Curtir
Reactions: Clara
Iniciei ontem a leitura de Novembro de 63, do Stephen King. Vamos discutir esse livro com o Clube de Leitura, seguindo um cronograma de 10 reuniões. Nunca li nada do King antes. Vai ser uma boa oportunidade. :yep:
Eu gostei desse. Acho melhor que vários outros livros de terror dele, embora ache o meio algo à la Spohr (o que me fez querer desistir) e o final à la Matheson (clichê, mas funcional).
 
  • Curtir
Reactions: Clara
A cantora careca, de Eugéne Ionesco. Esperando Godot, de Samuel Beckett. :rofl:
Mas a abadia vai aparecer. :D
Apareceu, quade em seguida eu ter postado rs

E esse se tornou um dos meus favoritos da jane Austen junto com orgulho e preconceito e razão e sensibilidade :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em: