• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A pessoa mais velha viva ao final da Terceira Era era mesmo Galadriel?

Bom, tentando responder À REAL pergunta do tópico. (pessoa mais velha viva ao fim da 3a era), acho que já houve consenso.

-Tom Bombadil(ele se enquadraria na categoria Pessoa, certo?)

barbarvore talvez entrasse na categoria Ser Vivo(sem desmerecimento, claro)
 
Círdan é o único elfo descrito com barba, mas isso não significa que os demais elfos não tivessem, não que dizer que ele fosse mais "acabado" que os outros. Talvez ele tivesse o hábito de criar barba, quem sabe um hábito incomum, ou comum entre o povo das falas... Vai saber...


Acho que o fato de Círdan ser o único elfo com barba não quer dizer que ele é um camarada meio estranho por ter um hábito incomum. Nenhum dos outros elfos (e eu digo nenhum de novo) descritos no legendário têm barba (nem mesmo os elfos silvestres, que são o povo élfico descrito mais diferente dos Sindar e Noldor). O fato de Círdan, camarada que é absurdamente velho, apresentar uma barba branca significa algo mais. Uma interpretação possível é a de que o tempo dos elfos na TM realmente chegou ao fim, que o cansaço do mundo chegou mesmo para aquele que jurou partir da Terra-média com o último navio.

É fato que os corpos dos elfos não são mais o que eram nos Dias Antigos. Nem mesmo o poderoso Glorfindel, que matou um balrog, iria crer-se capaz de fazer frente contra Sauron. O poder de Elrond não seria suficiente para conter o Senhor do Escuro, nem mesmo o poder de Galadriel, nascida do outro lado do mar, conseguiria segurar Sauron por muito tempo. Se os elfos que permaneceram na TM iam lentamente desaparecendo, até não passar de nada além de sombras, acho que o envelhecimento élfico, embora lento, fosse um fator presente. Os corpos dos próprios Istari (que eram como que corpos élficos: não morriam mas podiam ser mortos) envelheciam lentamente, e mostravam sinais de cansaço com as grandes preocupações que tinham e do peso depositado em suas costas.
 
Não existe relato sobre o nascimento de Glorfindel, a gente sabe que ele nasceu na Era das Àvores e morreu em 510 P.E., depois ele renasceu, dúvido que antes do fim da P.E., em algum período etre 510 P.E. (dúvido que tenha sido tão imediato) e algo entorno do ano 900 T.E (já que lá pelo ano 1000 T.E ele já estava por aqui de volta.
 
O mais velho é Círdan, está la desde a longa viagem, da qual não tomou parte e não foi para o Oeste, assim como os outros Moriquendi que perderam a chance em tempos antigos em ver a luz do Oeste, das duas Árvores.Mas isso não é certeza.Entende-se pelos livros que ele está lá desde o despertar dos elfos, que le despertou das águas no Lago de Cuiviénen, no extremo leste da Terra-Média.
 
Na TE o elfo mais velho era Círdan.Agora, também tem os outros seres como o Barbárvore...este devia ser muito mais velho que Círdan.E também o Tom que, apesar de não sabermos sua verdadeira origem, devia ser velho tanto quanto Barbárvore.
 
Na TE o elfo mais velho era Círdan.Agora, também tem os outros seres como o Barbárvore...este devia ser muito mais velho que Círdan.E também o Tom que, apesar de não sabermos sua verdadeira origem, devia ser velho tanto quanto Barbárvore.


Concordo com vc, eu me lembro de uma parte dos senhor dos anéis quando o Frodo perguntou ao Tom quem ele era, ai ele disse +/- que era um ancião que estava na TM desde a sua criação, pois é dessa forma que eu entendo... Eu creio que seja ele o mais velho da Tm durante o fim da terceira era.:think:
 
Pra mim, sem dúvida a pessoa mais velha viva após a Terceira Era foi Cirdan, porém se levarmos em consideração outros seres como Ents e anões, os mais velhos seriam as Águias de Manwe, pois elas ja haviam sido criada quando Manwe lembrou Yavanna que exitiria os Ents para proteger os Olvar dos Anões, já que Yavanna não se lembrava desse detalhe da música.
E com relação a Tom, eu não o incluiria, pois pra mim, se ele não for um Maia ele é o próprio Eru.
 
Última edição:
Pra mim, sem dúvida a pessoa mais velha viva após a Terceira Era foi Cirdan, porém se levarmos em consideração outros seres como Ents e anões, os mais velhos seriam as Águias de Manwe, pois elas ja haviam sido criada quando Manwe lembrou Yavanna que exitiria os Ents para proteger os Olvar dos Anões, já que Yavanna não se lembrava desse detalhe da música.
E com relação a Tom, eu não o incluiria, pois pra mim, se ele não for um Maia ele é o próprio Eru.
Por esse seu pensamento os Ents seriam mais velhos já que vieram antes das águias.

E Tom poderia ser também tão velho quanto os ents mas ele não era Eru sem dúvida.(não levantaremos aqui essa questão porque tem Zilhões de tópicos explicando isso).

 
Por esse seu pensamento os Ents seriam mais velhos já que vieram antes das águias.

E Tom poderia ser também tão velho quanto os ents mas ele não era Eru sem dúvida.(não levantaremos aqui essa questão porque tem Zilhões de tópicos explicando isso).

Eu posso ta enganado ou me esquecendo de algo (se for isso desculpe), mas onde é que diz que os Ents vieram primeiro que as Águias? Pois tenho quase certeza que li no Silmarillion (Quenta Silmarillion / de Aule e Yavanna) que foram as Águia a vir primeiro.
Ps: Talvez eu esteja equivocado mesmo.
 
Hehe. Quem fez o tópico deu três exemplos de "pessoas": Galadriel, Celeborn e Círdan. Isso dá uma idéia bem clara que "pessoa" aqui se refere aos Filhos de Ilúvatar, não aos Ainur, aos ents, águias ou o que o valha.

Se não fosse assim, Sauron, Gandalf, Saruman, Radagast o balrog e os outros dois magos seriam os mais velhos (e Oromë, que de vez em quando ainda deve dar uma cavalgadinha pela TM, sei lá).
 
De todas essas 'pessoas' acredito que o mais velho é um dos desses tres: Círdan, Galadriel e Celeborn. Dos dois primeiros sabemos relativamente muito. Celeborn entra na minha lista pois ninguem sabe ao certo sua origem, pois existe a hipotese dele ter nascido em Valinor e ido à TM com Galadriel.
Edit: Minha perspectiva segue a do Danilo, com relação ao tipo de 'pessoas' que se trata aqui.
 
Última edição:
Na verdade temos que levar em consideração que Círdan, Galadriel e Celeborn são nomes referências no que tange ícones de maior idade. Entretanto, temos que também levar em consideração que não haviam somente estes três elfos dos quais designamos com os "mais velhos".

É sábido que vários outros elfos viviam com Círdan e que não atravassaram o oceano em busca do mar. Estes elfos que também surgiram em Cuiníeven são tão antigos quanto o seu líder.

Círdan, Galadriel e Celebron são nomes referências, por isso que todos os designam como os mais velhos, mas há aqueles elfos anônimos não mencionados por Tolkien.

Portanto, não esqueçam deste detalhe.
 
Ah, mas se nós ficarmos pensando assim, não poderemos afirmar nada XD.

É possível que existam ainda alguns velhotes como Círdan nos Portos à época da Guerra do Anel, mas a maioria ou já foi morta (muito mais provável), ou já partiu da Terra-média há muito. A maioria dos companheiros de Círdan deve ter sido morta durante a Primeira Era (todos os portos que Círdan fundou em Beleriand foram saqueados, primeiro por Morgoth depois pelos filhos de Fëanor). E dentre estes, sem dúvida o Armador era o mais importante, e, se ele despertou em Cuivénen, então é, na pior das hipóteses, tão velho quanto os seus companheiros mais velhos, assumindo que havia algum que despertou na Primeira Era.
 
Sim, concordo, mas o que eu quis dizer é que haviam outros elfos velhos, tão velhos quanto Círdam que habitavam a Terra média, embora não se tenham nomes, menções acerca desses. Não é para nos prendermos a isso, mas apenas falei no sentido de deixar claro que esses três elfos, Círdan, Galadriel e Celebron não eram os únicos mais velhos de toda a Terra média.

Agora, dos três elfos, acredito que seja o próprio Círdan mesmo.
 
Galadriel, a "quase-sobrinha" de Feanor, se não me engano, já nasceu nas terras imortais: Círdan, pelo menos pelo que eu compreendi, já existia quando os noldor foram para Valinor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo