1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A pessoa mais velha viva ao final da Terceira Era era mesmo Galadriel?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Turambar, 4 Fev 2009.

  1. Turambar

    Turambar Your soul is mine!

    Pergunto isso pois vi isso no fórum e fiquei numa séria dúvida entre quem era mais velho: Galadriel, Celeborn ou (na minha opinião o mais velho) Círdan, o Armador.

    Ajudem-me a esclarecer essa dúvida dando suas opiniões.

    Vlw galera!!!
     
  2. Eruor

    Eruor Novamente um

    Galadriel é a filha mais nova de Finarfin, filho de Finwë, o pai de Fëanor.
    Portanto ela era "sobrinha" de Fëanor.
    (digo"sobrinha" assim, entre aspas, porque Finarfin e Fëanor tinham mães diferentes)

    Já sobre Celeborn não há uma fonte confiavel de sua real origem, mas sabe-se que ele era parente de Thingol, irmão de Orwë, pai de Eärwen, mãe de Galadriel. (ou seja, Thingol era tio-avô de Galadriel)
    Mas não é mencionado o grau de parentesco de Thingol e Celeborn, então esta é uma incógnita...

    E Círdan, como você disse, é o mais velho!
    Ele "provavelmente" (Tolkien não dá certeza alguma sobre esse tema) foi um dos elfos que acordaram em Cuiviénen, ou seja, ele foi criado diretamente por Eru, não possuindo pais...
    Mas isso é só uma suposição...
    Mas de qualquer forma sabe-se concerteza que ele já estava presente na Grande Jornada em direção a Valinor.

    Então, temos em primeiro lugar: Círdan
    Mas se Galadriel ou Celeborn oculpam o segundo lugar, não sei lhe responder...
     
  3. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Dos elfos que os relatos mencionam, é necessário frisar. :think:
     
  4. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Mas acredito que se existisse alguém mais velho que esses três aí ele com certeza seria, também, muito sábio, tornando-o presente nos relatos com toda certeza.
     
  5. Café

    Café O importante é o que importa

    Bom... como nosso amigo Eruor disse, Círdan era sem dúvida o elfo (pessoa) mais velho existente na TM (excluindo é claro os Instari e Sauron, que não podem ser considerados pessoas) pois é o único elfo que Tolkien descreve como tendo barba e sinais de velhice, daí já se conclui que ele era realmente velho, tendo nascido no lago Cuiviénen, como disse Eruor, já em questão de primeiro e segundo lugar, creio que Galadriel ganharia em primeiro lugar, ela nasceu em Valinor e estava entre os líderes da rebelião noldorin contra os Valar, já Celeborn nasceu em Doriath na primeira era...
     
  6. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Quanto aos elfos, sim, provavelmente seja Círdan.

    Porém é necessário lembrar outros dois personagens, estes mais velhos que Cirdan: Barbárvore e Tom Bombadil.

    Barbárvore foi criado por Yavanna antes do despertar dos elfos.

    E Tom Bombadil já estava presente em Arda antes do início, antes mesmo do Mal de Morgoth chegar até lá.
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    1- Barbarvore, como disse o Snaga, era o ser vivo mais velho da TM. Isso é dito em "
    2- Círdan não despertou em Cuiviénen. Os elfos naquela época, pelo que eu sei, ainda não eram imortais.
    3- Mesmo sem nascer em Cuiviénen, Círdan é mais velho que Galadriel. Ele fez a grande viagem, ao lado dos Teleri, e ficou em Beleriand. Galadriel nasceu depois, já em Valinor.
    4-Tom pode ser mais velho, já que ele mesmo diz que já estava lá antes do despertar dos elfos.
     
  8. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Quanto a questao do barbarvore, lembro de ter lido que ele disse aos hobbits que os elfos despertaram as arvores, devido a querer conversar com tudo. Entao nesse caso, cirdan poderia ser mais velho que barbarvore.
    Porem cirdan nao se lembra do lago. O que implica que ele nasceu depois
    Elfos: Cirdan, Galadriel, Celeborn
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Os Ents foram criados por Yavanna, antes do despertar dos elfos, porém estavam adormecidos, por Yavanna, e despertaram quando os elfos apareceram.
     
  10. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Então se considerarmos Círdan como um dos elfos que despertaram em Cuivenien ele e Barbárvore têm praticamente a mesma idade.
     
  11. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Se Cirdan não despertou em Cuivienen, que indícios temos para dizer que ele é mais velho que Ingwë, para tomarmos um exemplo?:think:
     
  12. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Mas Ingwë não se encontrava na Terra-Média, mas, sim, em Valinor, que depois da Queda de Númenor foi arrancada dos Círculos do Mundo (ou algo assim).
     
  13. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    O "adormecidos" nesse caso é relativo. Para que eles fossem de fato mais velhos que os elfos, eles já precisariam estar "despertos" antes dos mesmo. Assim como os anões, que foram criados por Aulë, mas despertaram depois.

    A questão é que, acredito, os Ents provavelmente já estavam de alguma maneira "despertos" antes dos Elfos. Eles apenas aprenderem com estes a fala e obtiveram conhecimentos.
    Talvez possa se dizer que antes do contato com os elfos eles fossem Ents mais primitivos. Proto-ents, ou algo como os Huorns, talvez.

    Mas como a pergunta do tópico é sobre a "pessoa" mais velha, acho que não precisamos adentrar mais nessa questão dos Ents, que é um tanto obscura e controversa.


    Entrando então diretamente na questão do tópico: se a pergunta se referir à pessoa mais velha no final da 3ª era na Terra-média, então era Círdan sim,

    Mas se for levar o "geral" em conta, tem vários elfos que entram na competição. Em resumo, seriam os elfos do primeiro despertar.
     
  14. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Certo, mas o autor do tópico perguntou quem era a pessoa mais velha no final da Terceira Era. Especificou tempo e não espaço... :think:
     
  15. DaniloStinghen

    DaniloStinghen Senhor do Destino

    Círdan era o mais velho. Ele se tornou senhor do Falas quando Elwë se perdeu em Nan Elmoth (Finwë ainda deveria estar fazendo o Finarfin àquela época), e é bem provável que ele teria estado dentre os primeiros Quendi a despertar.

    Há diversas origens para Celeborn. Em todas, porém, ele é a segunda geração partindo dos Teleri mais velhos (Olwë, Elwë e Elmo: uma das origens o põe como filho de Galadhon e neto de Olwë, outra o põe como neto de Elmo, o que o torna sobrinho-neto de Thingol), assim como Galadriel é a segunda geração a partir dos Noldor mais velhos (filha de Finarfin e neta de Finwë). Nenhum dos dois é mais velho que Círdan.

    Já sobre a questão da idade dos elfos que despertaram, eu imagino que eles tenham depertado (mais ou menos) ao mesmo tempo. Então se Círdan despertou em Cuiviénen, ele, Olwë e Ingwë teriam a mesma idade. E mesmo que os ents tenham sido criados antes do despertar dos elfos, os elfos foram criados antes da criação dos ents. Então, de qualquer jeito, eles são mais velhos que Barbárvore. E discordo que os ents tenham
    1. despertado antes dos elfos (afinal, Ilúvatar deu preced~encia para o despertar de seus Filhos), e;
    2. aprendido com eles a falar. O entês não deve ser nada élfico, acho eu. O que os ents aprenderam com os elfos foi a linguagem dos elfos, o Quenya
     
  16. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Mas se seguirmos esse raciocínio então os anões são mais velhos do que os elfos, já que despertaram depois mas foram criados antes deles, não é?
     
  17. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    E quando você acha que os Elfos foram criados?
     
  18. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É, puxando pela memória aqui (porque li o Silmarillion só uma vez até agora) me recordo de ser dito que eles já estavam criados, à espera de despertarem, quando os anões foram criados. Me equivoquei, me desculpe.
     
  19. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Calma, não precisa pedir desculpa :lol:

    É uma coisa que é facilmente confundível, e muitas vezes de fato acontece: criação x despertar. Elfos e Homens foram criados por Ilúvatar, com o 3º tema da Canção. Anões, kelvar, olvar, etc., só foram criados depois.
     
  20. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    É o meu modo de falar, não se preocupe, hehe

    Mas me parece que pro próprio Eru não fazia muita diferença o momento da criação e sim o do despertar né, já que ele não se importou que os anões continuassem existindo antes dos elfos, apenas fez questão que eles despertassem depois.
     
    Última edição: 5 Fev 2009

Compartilhar