• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

40 melhores livros da última década

imported_Wilson

Please understand...
Lista do site http://www.greatbooksguide.com/. Já li alguns e já estou tomando notas para os próximos:

2666 by Roberto Bolaño
The Amazing Adventures of Kavalier and Clay by Michael Chabon
Atonement by Ian McEwan
Austerlitz by W. G. Sebald
Bel Canto by Ann Patchett
The Brief Wondrous Life of Oscar Wao by Junot Diaz
Chronic City by Jonathan Lethem
Cloud Atlas by David Mitchell
The Corrections by Jonathan Franzen
The Curious Incident of the Dog in the Night-Time by Mark Haddon
Downtown Owl by Chuck Klosterman
Empire Falls by Richard Russo
The Feast of the Goat by Mario Vargas Llosa
The Fortress of Solitude by Jonathan Lethem
Gilead by Marilynne Robinson
House of Leaves by Mark Z. Danielewski
The Human Stain by Philip Roth
Invisible by Paul Auster
Kafka on the Shore by Haruki Murakami
The Kindly Ones by Jonathan Littell
The Known World by Edward P. Jones
Lark and Termite by Jayne Anne Phillips
Lush Life by Richard Price
The Master by Colm Tóibín
Middlesex by Jeffrey Eugenides
Netherland by Joseph O'Neill
Oblivion by David Foster Wallace
Old School by Tobias Wolff
On Chesil Beach by Ian McEwan
The Raw Shark Texts by Steven Hall
The Road by Cormac McCarthy
Runaway by Alice Munro
The Savage Detectives by Roberto Bolaño
The Sea by John Banville
Special Topics in Calamity Physics by Marisha Pessl
Tree of Smoke by Denis Johnson
Unaccustomed Earth by Jhumpa Lahiri
White Teeth by Zadie Smith
The White Tiger by Aravind Adiga
The Yiddish Policemen's Union by Michael Chabon

Aqui tem a lista completa com resenhas.
 
opa, muito bom, para quem está atrás de sugestões de contemporâneos é uma boa esse tipo de lista
 
2 bolãno, 2 chabon, 2 mcewan. achei meio tendenciosa.
 
Li esses dois:


- The Brief Wondrous Life of Oscar Wao by Junot Diaz

bem maneiro, mas não sei se resistirá, digamos assim, à comparações com outros livros que saem e já saíram em um recorte de tempo maior. Ainda assim não deixa de ser um livro muito divertido e agradável de se ler. É a história de um nerd dominicano cuja família cresceu em suas gerações à sombra do governo de Leônidas Trujillo. Oscar Wao (pronúncia equivocada de Oscar Wilde) sofre o estigma de dupla marginalidade: ser nerd e ser latino-americano, mesmo que seja constantemente bombardeado de cultura pop norte-americana e que grande parte dos aspectos de sua vida estão ligados ao american way of life e a hegemonia estadunidense.


- The Feast of the Goat by Mario Vargas Llosa

Certamente foi o livro que inspirou o livro de Junot Díaz. Conta a história do assassinato de Trujillo e de tempos posteriores através de três prismas distintos, que se alternam com a mudança de capítulos do livro. Segue aquele estilo do Llosa de alternar focos de narrativa e narradores, usando de diferentes 'fontes' para construir a trama no âmbito geral. Gosto muito desse livro, acho realmente bastante bem escrito.
 
Special Topics in Calamity Physics by Marisha Pessl. Humn... sério mesmo? Achava que esse aí fosse só mais um daquelas listas de mais vendidos da Veja.

E da lista só li o do McCarthy, mas escutei falar em pelo menos 50% dela.
 
Essa lista só indica que ultimamente tenho lido mais coisas novas do que clássicas ou de outras décadas. Tenho alguns livros dessa lista que estão engatilhados para ler.
 
eu só li o estranho caso do cachorro morto, do mark haddon. apesar d ser 1 livro q gostei bastante pessoalmente, me surpreendi d ver ele aí na lista.
 
2666 by Roberto Bolaño - tenho, comecei a ler
The Amazing Adventures of Kavalier and Clay by Michael Chabon - tenho, li
Atonement by Ian McEwan - tenho, comecei a ler
Austerlitz by W. G. Sebald - tenho
The Brief Wondrous Life of Oscar Wao by Junot Diaz - tenho, li metade
The Corrections by Jonathan Franzen - tenho, comecei a ler
Kafka on the Shore by Haruki Murakami - tenho, comecei a ler
Middlesex by Jeffrey Eugenides - tenho, comecei a ler
Oblivion by David Foster Wallace - tenho, li metade
The Road by Cormac McCarthy - tenho, li
 
eu sou um total horror pra literatura contemporânea. desta lista:

2666 by Roberto Bolaño >> na esperança de vencer a parte dos crimes ainda este ano
Atonement by Ian McEwan >> lido, vale a pena mesmo
The Curious Incident of the Dog in the Night-Time by Mark Haddon >> literatura infanto-juvenil para adultos, é muito legal
House of Leaves by Mark Z. Danielewski >> estou desde fevereiro querendo ler, mas estou sempre com leituras na frente, argh
The Road by Cormac McCarthy >> :grinlove:
 
Pois é, mas são poucos. Tanta coisa boa escrita em outros idiomas, é mta pretensão assumir que 90% dos melhores da década foram escritos em inglês. Isso não tira o mérito dos autores citados, aparentemente a lista é mto boa.
 
Mas Sputnik, e Luciano, vocês que têm uma visão mais globalizada, o que vocês colocariam nessa lista?
 
Tem que levar em consideração que o share do mercado editorial americano com literatura estrangeira é minúsculo, por isso há mais obras em inglês.
 
Mas não tem nada de idiomas 'marginalizados'. Não tem um polaco que seja, ou um húngaro. Israelenses também não.(A exclusão dessas três nacionalidades me faz rejeitar a lista, hahahaha).
Alemão só o Sebald- cade o Grass? Eu não gosto da literatura francesa, mas ela ainda é importante...
 
Olha só... esse "Gilead" está sendo vendido aqui perto numa loja de 1,99 por... 2,00. =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo