• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 22º Livro: O Processo (Franz Kafka)

Terminei o capítulo VI também... agora vou me segurar, porque estamos muito avançados em relação ao cronograma e eu vou acabar dando spoilers, tô doido pra xingar esse doente desse K. Tem mais é que se f*der mesmo. :lol:

Eu estou seguindo a risca o cronograma estipulado pelo Bela ...
Eu também estava, mas acabei me empolgando depois do capítulo III. Vou esquecer um pouco a angústia e voltar pras risadas com Dom Quixote.
 
Última edição:
Eu estou seguindo a risca o cronograma estipulado pelo Bela ...

Nem tanto assim pq ainda não comecei a ler o cap III :dente:

Eu terminei o capítulo 3 ontem e, realmente, é de um surrealismo muito bem feito. Kafka nos deixa até sem ar, pois assim que eu me senti na parte final do referido capítulo, quando o personagem K. entra no sótão, onde encontram-se os cartórios.

Fiquei com dificuldade de respirar, tão perfeitamente escrita a situação. Somente quando K. consegue sair do local, voltei a me sentir bem.
 
Dei uma interrompida na leitura, nem sei se vou retomar. Li metade do livro e nem gostei muito. Mas pra não tirar nenhum mérito do autor, devo dizer que não é mesmo meu tipo de livro. Imagino que o pessoal mais culto aprecie melhor a obra, o que eu acho totalmente compreensível.
 
Eu já li até o capítulo IV. Acho que o único demérito por enquanto é a lentidão na narrativa... A maioria dos capítulos se passa num espaço, ou envolve uma conversação com K. e mais algum outro personagem... Mas vou ler até o final pois deveras curioso de como vai se desenrolar os próximos capítulos :jornal:
 
Dei uma interrompida na leitura, nem sei se vou retomar. Li metade do livro e nem gostei muito. Mas pra não tirar nenhum mérito do autor, devo dizer que não é mesmo meu tipo de livro. Imagino que o pessoal mais culto aprecie melhor a obra, o que eu acho totalmente compreensível.

@Giuseppe, é uma pena você não continuar a leitura. Será que não pode reconsiderar tal decisão, uma vez que se trata de um clássico da literatura mundial, além de ser um livro curto?

Faço votos que você não desista e dê mais uma chance ao nosso Kafka.
 
Dei uma interrompida na leitura, nem sei se vou retomar. Li metade do livro e nem gostei muito. Mas pra não tirar nenhum mérito do autor, devo dizer que não é mesmo meu tipo de livro. Imagino que o pessoal mais culto aprecie melhor a obra, o que eu acho totalmente compreensível.
Mas Giuseppe, você gostou de Crime e Castigo? Não saberia explicar por quê, mas acho os dois livros muito parecidos. Tive dificuldade com ambos no início, mas depois fui me habituando com o estilo e acabei bastante entretido.
 
Eu terminei o capítulo 3 ontem e, realmente, é de um surrealismo muito bem feito. Kafka nos deixa até sem ar, pois assim que eu me senti na parte final do referido capítulo, quando o personagem K. entra no sótão, onde encontram-se os cartórios.

Fiquei com dificuldade de respirar, tão perfeitamente escrita a situação. Somente quando K. consegue sair do local, voltei a me sentir bem.

Eu tive a mesma sensação quando o li pela primeira vez, quinze anos atrás.
Vou ver como me saio agora. Só me esperem pôr em dia a leitura. :timido:
 
@Giuseppe, é uma pena você não continuar a leitura. Será que não pode reconsiderar tal decisão, uma vez que se trata de um clássico da literatura mundial, além de ser um livro curto?

Faço votos que você não desista e dê mais uma chance ao nosso Kafka.
Talvez eu continue lendo beeeeem devagarinho.
Mas Giuseppe, você gostou de Crime e Castigo? Não saberia explicar por quê, mas acho os dois livros muito parecidos. Tive dificuldade com ambos no início, mas depois fui me habituando com o estilo e acabei bastante entretido.
Nope, não gostei de Crime e Castigo, só achei os protagonistas um pouco parecidos hehe.
 
Mas Giuseppe, você gostou de Crime e Castigo? Não saberia explicar por quê, mas acho os dois livros muito parecidos. Tive dificuldade com ambos no início, mas depois fui me habituando com o estilo e acabei bastante entretido.

A propósito, Marcelo Backes, em suas notas, faz comparações do comportamento de K. (ou Kaká, para os íntimos [a.k.a. @Giuseppe]) com o de Raskólnikov.
 
Esta semana foi osso. Não li nada. Tentarei pôr em dia a leitura a partir de hoje à noite, e aproveitar que amanhã é feriado aqui no RS. Sorry, pals. XD
 
Esta semana foi osso. Não li nada. Tentarei pôr em dia a leitura a partir de hoje à noite, e aproveitar que amanhã é feriado aqui no RS. Sorry, pals. XD

Também não li nesta semana nenhum capítulo, pois acabei dando preferência ao livro Doutor Sono do Stephen King. Espero nos próximos dias voltar para O Processo.
 
Eu me controlei essa semana mas vou acabar fazendo igual ao Níra e terminando antes do cronograma. Tá cada vez mais sufocante. É como se ficássemos nauseados e com falta de ar junto com o próprio K, como bem disse o Spartaco, e assim como ele fica ansioso por ar puro, me sinto ansioso para chegar ao fim e respirar, e voltar a um mundo de lucidez! Também tenho feito infinitas reflexões sobre o Direito durante a leitura, que vou deixar para fazer em um post só quando terminar.
 
Eu vou assistir ao filme do Orson Welles nesse ínterim... Ver o que muda no jeito que encarei a narrativa do livro e o que foi feito no cinema
 
Eu vou assistir ao filme do Orson Welles nesse ínterim... Ver o que muda no jeito que encarei a narrativa do livro e o que foi feito no cinema
Eu tô assistindo o que está disponível no YouTube, dublado, acompanhando a leitura. É bastante fiel à história.
 
Que bom que continuou a leitura.
É mais porque eu estou participando aqui do clube. Se estivesse lendo por conta própria eu já teria deixado o livro de lado umas cem páginas atrás haha. Ao contrário dos colegas usuários eu não terei muito o que comentar sobre a obra após terminar de lê-la.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo