• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 15º Livro - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (Philip K. Dick)

Acho que a melhor é a The Final Cut mesmo. É de 2007.
** Posts duplicados combinados **
Só pra esclarecer, é o filme do Ridley Scott de 82 (Blade Runner), só que ele sofreu várias edições ao longo dos anos (ele voltava no filme e mexia alguma coisa), sendo a última esta de 2007.
 
Ainda não terminei de ler, estou seguindo mais ou menos o cronograma. Mais tarde dou minhas impressões sobre os capítulos desta semana :D
 
Capítulos 13 a 16:
Pris, a vizinha estranha do Isidore, é uma dos andys procurados por Rick. Pelo menos acertei sobre ela ter a mesma aparência da Rachael :P
mas e se for outra andy, mas idêntica em aparência (e personalidade?)?
Somos apresentados ao casal Roy e Irmgard Baty, e já percebemos que Roy é o "manda-chuva" da galera: dá as coordenadas do que fazer e tudo mais.
Isidore fica sabendo que eles são todos androides, mas não se importa muito; ele próprio não é muito bem tratado pelos outros humanos por ser um cabeça de galinha. Na verdade ele fica é feliz de poder ser útil, tadinho. Falar pelo vidfone no trabalho encheu ele de confiança. Deu maior pena.

Voltamos ao Rick:
Ele pega a grana das recompensas e vai direto pra loja de animais :lol: O vendedor tenta empurrar pra ele uma cabra, o que acaba dando certo! E, quando Iran estava prestes a dar aquele sermão por ele ter gastado a grana toda, vê a cabra e fica fascinada! O bizarro aqui é que ela frisa a importância de fundir com Mercer como demonstração de gratidão (!). Toda essa dinâmica religiosa do mercerismo é muito estranha...
Rick confessa que comprou o animal só porque se sentiu deprimido. Mais uma prova que ele não tem empatia com os animais?!
E depois, ele resolve participar da fusão da caixa da empatia, em um ato de desespero depois do chefe ter ligado e ordenado que ele aposentasse os demais andys ainda na mesma noite. Nem dá certo, ele continua triste e talvez "com pena" dos androides.
Por fim, ele acaba marcando um encontro sexual com a Rachael em um hotel. Eles fazem um acordo: ele aposenta os Batys e ela aposenta Pris.

A cabeça do Rick tá uma verdadeira bagunça... talvez ele até tinha esses pensamentos "dormentes", no subconsciente (se é que ele tem), nesse caso foram despertados, ou quem sabe, criados mesmo, pelas conversas com Phil. O homem tá outro, perdeu a confiança em si, começou a sofrer de depressão, teve crises de consciência, e pra piorar, fica aquela pontinha de desconfiança no fundo da mente dizendo que ele é um androide...
 
Última edição:
por ser um cabeça de galinha.
Como vocês imaginam esse cabeça de galinha, algo fisicamente parecido com uma galinha ou apenas uma deficiência na inteligência da pessoa e ela é considerada isso? Fiquei na dúvida durante a leitura, não vi o filme e não sei como foi retratado, mas pela rapidez que as outras pessoas descobrem, parece que é fisicamente, não?

Toda essa dinâmica religiosa do mercerismo é muito estranha...
Rick confessa que comprou o animal só porque se sentiu deprimido.
e talvez "com pena" dos androides.
aqui bate ainda aquela dúvida sobre o que é o Rick. Ele não se encaixa nos padrões da sociedade mas tenta encaixar. Não curte o mercerismo, fazia tempo que não se fundia na caixa de empatia. Não gosta de animais mas quer tê-los apenas porquê todas as pessoas tem e gostam. E sente pena de androides.
Como ele é expert no teste de Voigt-xxxx , ele sabe o que um humano deve sentir e tentar sentir o que é correto, mas a gente sente que ele está deslocado. Será Rick um androide? Ou um humano? :eh:
 
Como vocês imaginam esse cabeça de galinha, algo fisicamente parecido com uma galinha ou apenas uma deficiência na inteligência da pessoa e ela é considerada isso? Fiquei na dúvida durante a leitura, não vi o filme e não sei como foi retratado, mas pela rapidez que as outras pessoas descobrem, parece que é fisicamente, não?
Boa pergunta :think: cabeças de galinha são aqueles humanos "que não tem mais volta" né, a Poeira afetou de maneira irreversível, então vai ver fisicamente eles sofreram com o efeito da radioatividade. E os cabeças de formiga? É a mesma coisa?
Será Rick um androide? Ou um humano? :eh:
Eu já "sei" por causa do filme :dente: quero ver se o livro vai revelar a mesma resposta ou não!
** Posts duplicados combinados **
Esqueci de comentar uma coisa: Rick fica com todas as recompensas, até dos andys que o Phil aposentou, Garland e Luba...
 
Como vocês imaginam esse cabeça de galinha, algo fisicamente parecido com uma galinha ou apenas uma deficiência na inteligência da pessoa e ela é considerada isso? Fiquei na dúvida durante a leitura, não vi o filme e não sei como foi retratado, mas pela rapidez que as outras pessoas descobrem, parece que é fisicamente, não?

Boa pergunta :think: cabeças de galinha são aqueles humanos "que não tem mais volta" né, a Poeira afetou de maneira irreversível, então vai ver fisicamente eles sofreram com o efeito da radioatividade. E os cabeças de formiga? É a mesma coisa?
Acho que não é físico não. Só um retardo psicológico (mais postulado que real, talvez). Desde o começo achei que o Isidore representa o estigma sofrido pelos pacientes psiquiátricos. O estigma é tanto que ele mesmo aceita e até os androides se acham no direito de desprezá-lo. Mas ao longo do livro o que a gente vê é que ele é muito inteligente e sensível. Mais sensível do que o Rick, pelo menos.

Se não, vejamos: desconfiou da vizinha, se sentiu angustiado enquanto o gato androide/real morria, concluiu sobre a "guerra" entre Mercer e Buster, descobriu sobre os androides, resolveu ajudar eles e depois sente empatia por uma aranha.

Me lembrou um pouco também o Lennie de Ratos e homens do Steinbeck e talvez possamos considerar que faz parte de um tropo: estúpido de bom coração? (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/KindheartedSimpleton) Embora eu conteste o estúpido.
 
Última edição:
Agora acho, @DiegoMP que o primeiro capítulo com a notícia sobre a morte de Tu'i Malila tem relação com o tratamento que davam à tartaruga. É como se ele quisesse destacar o valor que cada vida tem. Toda vida é preciosa e deveria ser tratada com o cuidado daquela tartaruga.

Acho que errei ao associar o mercerismo com Cristianismo tão diretamente. Acho agora que ele é mais uma religião do valor e da força da vida vencendo a morte e a decadência, como o princípio ahimsa budista (pelo menos do que eu entendo). Daí o desejo que Rick tem de ver um animal vivo como Isidore (cap. 19).

E depois quando ele encontra um, o sapo, no cap. 22, é como se encontrasse o Graal ou uma iluminação. Existe vida no meio do deserto radioativo. A vida sempre vence a morte, a decadência, o fim, o silêncio.

Ou pode ser que ele só estivesse pensando na recompensa. Sei lá. (rs)
 
Terminei o livro!
Acho que vou fazer um sapo elétrico pra mim. :P
** Posts duplicados combinados **
o primeiro capítulo com a notícia sobre a morte de Tu'i Malila tem relação com o tratamento que davam à tartaruga.
Eu voltei ao prólogo pra ler de novo essa história da tartaruga, agora fez muito mais sentido!
 
rsrs, quis dizer que foi triste e melancólico o fato do sapo ser elétrico no livro. Acabou com a empolgação do Rick.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo