Skywalker
Great Old One
Na verdade, acho o Mutants and Masterminds o oposto do realismo.
Definitivamente... é um RPG de super heróis!
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Na verdade, acho o Mutants and Masterminds o oposto do realismo.
Definitivamente... é um RPG de super heróis!
O problema é quando isso se torna uma obsessão, mas ae qualquer sistema está sujeito a isso quando se tem um jogador faminto por poder. Sinceramente acho q esse "vício" por XP é um desperdicio do que se poderia desenvolver conceitualmente um personagem, a fim de torna-lo uma autentica lenda, pelos seus atos e não por números. Questão de abordagem de jogo. E o no D&D 3E, bem, extrapolou essa "política de poder" um pouco demais pro meu gosto.Na verdade a busca pelo high level sempre existiu. E, D&Dísta viciado e assumido que sou, te digo: não fazemos isso pra pegar tal prestige ou, nos tempos do AD&D, tal kit. Fazemos isso pra pegar os big bad evil guys.
Eu sei, mas o que eu quis dizer é que de repente (nem sempre, portanto) essa "inovação" traz efeitos desastrosos quando um personagem é mal construído em termos de regras. É tanta coisa pra escolher que de repente você se torna um monte de modificadores e talentos totalmente imprestável.Que nada! A 3E prima exatamente pelo não padrão, pela inovação dos personagens... é por isso que foi retirada a limitação de classes pra determinadas raças.
O problema é quando isso se torna uma obsessão, mas ae qualquer sistema está sujeito a isso quando se tem um jogador faminto por poder. Sinceramente acho q esse "vício" por XP é um desperdicio do que se poderia desenvolver conceitualmente um personagem, a fim de torna-lo uma autentica lenda, pelos seus atos e não por números. Questão de abordagem de jogo. E o no D&D 3E, bem, extrapolou essa "política de poder" um pouco demais pro meu gosto.
Eu gosto do poder, adoro personagens e vilões fortes. Eentretanto, emociono-me ainda mais quando personagens fracos superam grandes dificuldades. Até os kobolds "feios" que tanto gosto podem superar todos os limites.Essa política de poder sempre existiu. E convenhamos, pra se tornar uma autêntica lenda precisa do quê? Derrotar a great wyrm vermelha ou os kobolds feios?
O "problema", como já disseram, se é que existem algum, existe nos jogadores. Ou ninguém nunca viu um Caitiff de 6ª Geração, viciado em Diablerie?
Vocês estão tão cegos que não entenderam o que eu quis dizer. O fato do personagem avançar de nivel ou adquirir experiencia faz parte de qualquer jogo. O problema reside quando se deixa de contar histórias e parte para uma abordagem quase jogo de tabuleiro. E da minha experiencia esse problema surgiu na minha frente quando fui jogar d20 e é essa critica que eu faço. Não confundam as coisas, se não vocês correrão o risco de parecerem fanboys de d20.Essa política de poder sempre existiu. E convenhamos, pra se tornar uma autêntica lenda precisa do quê? Derrotar a great wyrm vermelha ou os kobolds feios?
Esse povinho que não sabe das regras... se o cara tomar 50 pontos de dano de uma vez só ele pode morrer, como já falei antes. E antes. E antes.
E antes.
...
Engraçado como o jogador de RPG brasileiro é preconceituoso...é só a pessoa dizer que joga outro sistema,já é logo taxada de diversas coisas inomináveis...
Mas, o que se pode fazer? Alguém vai se sentar comigo para elaborar um novíssimo sistema?
"Desleal" é modo de dizer. Sentir pena de outros sistemas que não obtiveram o mesmo êxito que D&D é tolice.Mas em última análise, e em maioria absoluta não funcionam. Não prestam. Não vendem. Só funcionam em um único grupo. Não tem nada "desleal" no D&D. As pessoas simplesmente querem D&D.
Eu joguei quase tudo o que surgira na época do "boom" do RPG, e hoje não tenho mais paciência nem tempo para aprender sistemas novos. Não duvido que o OPERA seja um sistema decente, mas não tenho vontade sequer de foleá-lo e conhecer suas regras. O que me interessa hoje é uma boa estória e um cenário sólido e cativante.Aliás, falo por mim. Já joguei um pouco de tudo, mas agora simplesmente não dá mais tempo nem vontade. O que eu quero - e meu grupo também - é sentar ao redor de uma mesa e passar algumas horas divertidas, sem ter que ficar pirando com regras, sistemas, whatever.
Não fale assim do clássico sistema Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy).(...)
O resto é lixo.
Eu sei!Pô, Ka Bral... Fighting Fantasy, em termos de sistema, é uma porcaria! O cenário é bem legal - principalmente o Blacksand!, mas o sistema é beeeeeeeem ruim.