D&D (D&D e não outros produtos d20) é o meu sistema favorito. Não necessariamente é o melhor que tem, mas é oq eu mais gosto.
Mas algumas vezes, tem coisas feias em combate. Normalmente (ignorando logo, o bom senso), não interessa onde vc bata, atingi o dedo mindinho do pé tem o mesmo efeito que atingir na cabeça. tem até regra opcional no livro do mestre para danos em locais específicos, mas bater na cabeça não vai matar ninguém, só vai deixar meio "zonzo" (-2 em ataque e mais em uma porrada de coisa). É feeeeiio um Halfling matar um dragão colossal com uma adaga (que seria como uma agulha pro dragão)... o dragão morre de emorragia do dedo mindinho da "patinha".
O problema de vc tentar concertar alguns erros do D&D, ele acaba tirando o equlibrio do sistema, que foi feito para jogos de estilo "épicos", ou seja, tb seria mto feio se o bravo paladino, morresse na primeira sessão com um golpe de faca de um mendigo (como pode acontecer mto bem em vários outros sistemas). Se botasse regras para acertar no olho, cérebo, braços e pernas (mutilando a pessoa) o combate seria bem rápido e letal. Alguns variante D20 são bem mais letais que o comum do D&D, como no Conan d20, onde o dano massivo não é 50, e sim 20, e CD não é 15, mas é baseada no dano tomado. Para a proposta do Conan, seu sistema de combate ficou bom, mas não seria mto cabível em um jogo comum de D&D (os magos, por um lado, iam ficar mto felizes com dano massivo tão baixo... uma mera bola de fogo seria mto mais mortal... chuva de meteoro então nem se fala!)
Em relação ao Gurps, ele foi feito para quem quer jogo mais realistas, de combate mais letal, poder mirar no olho e matar o cara de vês, ao invés de ficar "descanscando" como no D&D. Mas ele não é tão complicado quanto todo mundo diz. Um dos grandes problemas do Gurps 3ª edição, é a má organização do livro, que acaba te deixando meio perdido (algo que eu axo que foi corrigido no 4ª edição). Achar algumas regras no Gurps, é como jogar um livro de Aventuras Fantásticas: vc tá olhando a regra X, na página 10B, mas lá pro meio/final dela, fala pra vc conferir a regra Y na página 95W, é lá nessa regra e página, novamente lá po meio dela, ele pede pra vc voltar pra página 50J e conferir a grea U!!!!!
É um porre vc catar regra assim!!!! Felizmente, pelo que vi, essas e outras coisas foram bem mais organizadas no 4ª edição.
Enfim, cada um é bom na sua área. D&D não foi feito para se rum jogo realista, sua proposta é ser jogo épico. O Gurps é para ser e realista e genérico, e por causa deste último, ele não se sai tão bem quantos alguns sistemas focados em um tema. É aquela velha básica idéia: ou vc é mto bom em uma coisa só ou vc é +- ou até bonzinho em várias coisas. O D&D escolheu uma coisa só, o Gups escolheu várias coisas. Um é bom para uma coisa, outro é bom para outra. Simples.