• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Tom é um personagem totalmente atípico. No entanto, ele provavelmente é o personagem que mais nos mostra o modo com que Tolkien via as rápidas transformações que aconteciam na Europa naquela época. A "coisificação" da natureza e do homem era provavelmente algo que Tolkien não observava com alegria.

Tom é uma evolução paralela ao mundo. O mundo continuou girando e ele continuou sendo Tom, sem nunca ser afetado pelas idéias de outros. Creio que o fato de ele ignorar o poder do Anel se deve mais a um simbolismo do que um poder extraordinário do personagem em si.
 
Mais um teoria:

Li hoje, o capítulo " Na Casa de Tom Bombadil", e li trechos que me esclareceram algumas coisas:
Tom diz, quando Frodo pergutna o que ele era:

"Vejam bem meus amigos: Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes, e viu o povo pequeno chegando. Já estava aqui antes dos Reis e dos túmulos e das criaturas Tumulares. Quando os elfos partiram para o Oeste, Tom já estava, antes de os mares serem encurvados. Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo- antes do Senhor do Escuro chegar de fora."

Vejam bem, o trecho que diz que ele estava antes dos elfos iram para o Oeste, quer dizer antes dos Eldar partirem de Cuinivem. Ele estava antes dos despertr dos elfos e homens, antes do Sol e da Lua, antes de Melkor chegar à Arda.
E quando Frodo pergutna à Fruta o que TOm é, ela diz que ele era " O Senhor" (tudo em maiúsculo). QUando TOlkien se referia a FIngolfin, ele dizia "senhor dos Noldor", não " O Senhor dos Noldor"
Tolkien sem dúvida quer dizer algo com "O Senhor". Será mesmo, que ele não era Eru?
Ele estava antes de Arda.
 
Última edição:
Pois é Neithan, aí reside um dos mistérios de Tolkien.

Há quem diga que Tom é uma pessoa, e outros que digam que Tom é um símbolo. A verdade, talvez nem Tolkien soubesse direito. Mas creio que o maior proveito que podemos tirar de Tom é ter uma maior abertura para a simbologia por trás dos personagens.
 
Realmente, cada um (no livro) fala um coisa dele....Elrond diz que TOm não pdoeria fazer frente aos exércitos de Saurom sozinho......mas não ligaria para o Um.....
Eu li um ponto interessante. Elrond diz que, se Tom ficasse com o Um, Saurom destruiría todos, e Tom seria o último, da mesma forma como foi o Primeiro (Tipo, TOm foi o Primeiro ser a habitar Arda?).
 
E quando Frodo pergutna à Fruta o que TOm é, ela diz que ele era " O Senhor" (tudo em maiúsculo). QUando TOlkien se referia a FIngolfin, ele dizia "senhor dos Noldor", não " O Senhor dos Noldor"
Tolkien sem dúvida quer dizer algo com "O Senhor". Será mesmo, que ele não era Eru?
Ele estava antes de Arda.

Não, não era Eru, o próprio Tolkien disse isso na Carta 153, na qual ele responde às indagações de um homem que lhe escrevera justamente a respeito dessas passagens que tu citou, inclusive a questão do "senhor".
 
Entendi...obrigado mesmo.

Entã, ele não era nem Eru, nem Ainur...elfo não era, nem mortal. Então, realemtne, não vou saber o que ele era realmente...desisto. :flag:
 
Internamente, ele não era de nenhuma das "raças" de Arda mesmo.

Nesse sentido, o que ele realmente era, também explicado por Tolkien, era um "enigma intencional" (Carta 144).

Em um nível mais profundo e externo, ele era "o espírito da (minguante) zona rural de Oxford e Berkshire" (Carta 19). E conforme mais detalhado ainda por Tolkien na Carta 153:

"(...) Não pretendo que ele seja uma alegoria - ou não lhe teria dado um nome tão particular, individual e ridículo -, mas a "alegoria" é o único modo de exibir certas funções; ele é, portanto, uma "alegoria", ou um exemplar, uma personificação particular de pura ciência natural (real): o espírito que deseja ter conhecimento de outras coisas, suas histórias e naturezas, porque "são outras" e totalmente independentes da mente indagadora, um espírito coevo com a mente racional e inteiramente desinteressado em "fazer" algo com o conhecimento - Zoologia e Botânica, e não Criação de gado e Agricultura."
 
Última edição:
Compreendo. Por não ser nada que seja de Arda, ele não estava nem aí para o Um. Confuso, mas deu para entender, muito obrigado mesmo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo