• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Em outras divisões do fórum os meus repetidos foram agregados aos originais, como simples posts.
 
Gente, parem com essa discussão. O Neithan era um novato e cometeu um erro, já foi informado sobre o que fez mal há muito tempo e não o vai repetir. Os moderadores tiveram algum motivo para não fechar o tópico (se fechassem todo o tópico que aparece discutindo algo que já se falou acabavam trancando metade dos novos, e além disso quando o Neithan criou este não apareciam tópicos sobre o Bombadil faz um tempo). Mas provavelmente o vão fazer agora.
 
É para evitar esse tipo de repeitição que minha irmã (Prímula Cachopardo) já sugeriu: criem um tópico sobre Tom que seja fixo... aí todo novato poderá postar nele à vontade e ainda pesquisar na enciclopédia...:yep:
 
É para evitar esse tipo de repeitição que minha irmã (Prímula Cachopardo) já sugeriu: criem um tópico sobre Tom que seja fixo... aí todo novato poderá postar nele à vontade e ainda pesquisar na enciclopédia...:yep:
Ótima idéia da Prímula, Peonia.

Muitos novatos não tem também o costume de pesquisar primeiro para postar. E o tópico sendo fixo, sempre aparece no topo da página. =]
 
De fato, dê uma olhada no nosso último tópico, onde eu e Vilya estamos debatendo. De fato teremos uma concepção não ingênua e batida, com medo de discutir Tom, não de forma Tabu, nem tão pouco uma concepção de "verdade absoluta", a qual sabemos não existir. Ali temos a construção de idéias e problematizações.

Abraços.
 
É para evitar esse tipo de repeitição que minha irmã (Prímula Cachopardo) já sugeriu: criem um tópico sobre Tom que seja fixo... aí todo novato poderá postar nele à vontade e ainda pesquisar na enciclopédia...:yep:
Usar o procurar também resolve, um index de assuntos daria muito trabalho, isso é trabalho para os Saitori.
 
Então Calimbadil, até eles encontrarem um saitor essas coisas acontecem...
E não estou propondo a criação de um tópico fixo sobre cada assunto, só sobre Tom. Afinal ele é especial e desperta em todos a curiosidade.
 
Calimbadil, creio que foi muito feliz na sua frase: "Isso é trabalho para os Saitori." Os Saitori, deveriam instruir seus pupilos para que eles não criem tópicos desnecessários. Instruí-los a usar o "Pesquisar", e também disponibilizar uma lista de tópicos sobre determinados assuntos; contudo o trabalho seria grande, e até que os novatos consigam um Saitor, teremos que conviver com alguns tópicos sobre o Velho Camarada.
 
Mas por exemplo, eu (o autor deste tópico) não tinha Saitor na época, e criei ele para realmente tirar as dúvidas. Assim como o Tópico As Silmarils. Depois eu me tornei Noylon do 10º e todas as minhas dúvidas ele passou a responder....se criassem (como ja foi dito) um tópico fixo, para os novatos tirarem suas dúvidas, seria muito interessante, pois evitaria a criação de tópicos repetidos, e de tira dúvidas. E assim, tópicos mais bem elaborados tomariam espaço, e não "As Silmarils", ou "Tom Bombadil (tem um milhão de tópicos sobre ele).
 
Sim, mas o "problema" é que sempre vai chegar um novato, e criar um tópico para tirar suas dúvidas, e sempre vão existir tópicos assim, ao menos que se crie um aonde poderão tirar suas dúvidas.
 
Não há o que fazer sobre isso, se os novatos não lêem regras e sugestões também não lerão um índex. O máximo que dá pra fazer é publicar uma lista negra e/ou enfatizar o uso do procurar.
 
A questão me parece um tanto quanto assistencialista, pois de fato, haverão sempre aqueles que antes de se instruirem irão criar novos tópicos.
Porém eles estão embasados pelo argumento: "não sabia que não podia"; e além disso pelo fato de não serem obrigados a antes de postar ler uma "apostila" de como proceder no fórum.
Creio que seria mais sensato, que nós membros, deixassemos de pensar em assuntos tabus, o que me parece bem pior que criar um tópico inútil ao se tratar de "ofensa intelectual".

Abraços.
 
Gente, relaxa sobre o assunto, tópicos sobre Tom e Asas dos Balrogs sempre vão existir (infelizmente?). Isso aqui é um forum e é pra discutir mesmo. Se a gente fosse levar muito ao pé da letra essa regra de procurar, não se abririam mais tópicos aqui, pq acho eu já se discutiu sobre tudo nesse forum.

E Neithan DIVIRTA-SE.

E use sempre o procurar!! :mrgreen:
 
Mas ainda pode-se falar sobre Tom, certo?

então vou citar um trecho das palavras de Mormegil.

"A explicação mais provável que eu conheço está na teoria que afirma ser ele um dos espíritos da natureza, a manifestação consciente da própria Terra (tal como Ungoliant era, explicitamente, a manifestação consciente do Vazio e da Noite Primordial). Isso está de acordo com tudo que foi escrito sobre Tom em todos os textos de Tolkien."

Tom Bombadill aparece nas cartas 19, 131, 144 e 153, HoME VI, SdA, Aventuras de Tom Bombadil. Tom foi chamado de 'espírito dos campos da região de Oxford e Berkshire' na Carta 19. E Tom "representa certas coisas do contrário omitidas. (...) ele é então uma 'alegoria', ou um exemplar, uma encarnação particular de pura (real) ciência natural: o espírito que deseja conhecimento de outras coisas, sua história e natureza, porque elas são 'outras' e completamente independente da mente que questiona, um espírito contemporâneo com a mente racional, e completamente desinteressado em 'fazer' qualquer coisa com o conhecimento" (Carta 153)
 
Acho que a melhor viajada sobre o Tom bombadil é a que eu aceito até hoje.
Num dos tópicos alguém disse que a raça do inclassificável é "cara legal", pra mim é o suficiente.
 
A questão é que: um estudo plausível a respeito de Tom foge as concepções do autor e entra no âmbito das mentalidades do século XX (e suas origens, que nos remetem a Idade Média, e ao mundo clássico).

Sendo assim, não vejo respostas a questão de sua raça, ou origem, apenas problematizações (que são a base do estudo historiográfico, e não coisas banais) sobre o mesmo.

Enquanto ninguém vier munido de certos pressupostos culturais, e com vontade o bastante para fazê-lo, ou farei um "monólogo", ou simplesmente irão refutar sem argumentos minhas colocações, não me vejo mais a vontade em nenhuma das duas opções.

É triste, mas parece-me que não há predisposição para algo que rompa com o bom e velho senso comum, do meramente factual.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo