• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

A questão é que: um estudo plausível a respeito de Tom foge as concepções do autor e entra no âmbito das mentalidades do século XX (e suas origens, que nos remetem a Idade Média, e ao mundo clássico).

Sendo assim, não vejo respostas a questão de sua raça, ou origem, apenas problematizações (que são a base do estudo historiográfico, e não coisas banais) sobre o mesmo.

Enquanto ninguém vier munido de certos pressupostos culturais, e com vontade o bastante para fazê-lo, ou farei um "monólogo", ou simplesmente irão refutar sem argumentos minhas colocações, não me vejo mais a vontade em nenhuma das duas opções.

É triste, mas parece-me que não há predisposição para algo que rompa com o bom e velho senso comum, do meramente factual.
Arácano penso que você não deve nos privar de suas falas, mesmo que estas se constituam num monólogo. O problema é que você tem bases históricas, que muitos aqui não têm para discutir. Eu tenho bases biológicas e por isso prefiro as discussões sobre a biologia dos seres de Arda. Leia-se aqui a reprodução dos elfos e dragões, a evolução dos hobbits e humanos e viajens sobre a diversidade da TM.
Não sei como você as contestualizações históricas em que Tolkien estava inserido (não sei nada mais que o básico). Mas aprendo por aqui. Se quem pode transmitir essas informações parar de postar, o fórum perde e nós usuários perdemos também.
Sou a favor da problematização dos "assuntos proibidos". E sou a favor também de que alertemos os novatos para o uso da enciclopédia e do procurar. São idéias que se somam para enriquecer nossa passagem por aqui.
E sobre o Tom... ele é "tudo" e nós não sabemos "nada". Ele é irresponsável com responsabilidade. É o novo do que já é velho.
Já que criar um tópico fixo sobre Tom não é possível, quem sabe um sub-fórum para os assuntos tabu?
 
A questão é que: um estudo plausível a respeito de Tom foge as concepções do autor e entra no âmbito das mentalidades do século XX (e suas origens, que nos remetem a Idade Média, e ao mundo clássico).

Sendo assim, não vejo respostas a questão de sua raça, ou origem, apenas problematizações (que são a base do estudo historiográfico, e não coisas banais) sobre o mesmo.

Enquanto ninguém vier munido de certos pressupostos culturais, e com vontade o bastante para fazê-lo, ou farei um "monólogo", ou simplesmente irão refutar sem argumentos minhas colocações, não me vejo mais a vontade em nenhuma das duas opções.

É triste, mas parece-me que não há predisposição para algo que rompa com o bom e velho senso comum, do meramente factual.
É normal que ninguém responda seu post, eu por exemplo já me acostumei.:yep:
 
Um sub-fórum sobre assuntos tabus parece-me muito interessante Peonia, e de certa forma, obrigado. Creio que tenha dado um insentivo a mais nesta questão dos debates. Não irei me omitir.

É Calim, me acostumei também, mas, assim como disse Peonia, temos de tentar difundir conceitos muito necessários a nossa sociedade acomodada, e isso não seria de forma alguma "simples". =]

Abraços.
 
Ainda mais quando somos obrigados a usar linguagem complicada, eles só viram e: "que? Não entendi p* nenhuma" daí você explica e lê um "ahn".
 
Enquanto ninguém vier munido de certos pressupostos culturais, e com vontade o bastante para fazê-lo, farei um "monólogo"

Não chora Aracáno...:mrgreen:

Arácano penso que você não deve nos privar de suas falas, mesmo que estas se constituam num monólogo.

Porque o Aracáno é chato. :tongue:

Ainda mais quando somos obrigados a usar linguagem complicada, eles só viram e: "que? Não entendi p* nenhuma" daí você explica e lê um "ahn".

Ahn???
 
Eu não sei direito o que pensar sobre tom bambadil (a não ser que ele era um chato convicto). Já me passou pela cabeça a hipótese de que ele era um maiar, ou um espírito da própria terra. Talvez fosse até a personificação de Arda, ou só da 'terra média'.
 
Ótimo, voltemos as discussões:
Tom Bombadil e Fruta d'ouro viveram juntos por eras, e nunca tiveram filhos certo? Os AInur, não tinham filhos, então...eu afirmo que Bombadil era Ainur! Eles dois se gostavam muito, isso é claro, então, não tem outro porquê dos dois não terem filhos. e, creio eu, ele seria mais poderoso que Saurom, pois não foi influenciado pelo Um. Valar ele não era, pois não se tem nota dele em nenhuma convocação de Manwë, ou no Silma. Ele então, pode muito bem, ter chegado à Arda, assim como Ungliant, no começo dela, mas, era completamente diferente dela. Ele estava na canção de Eru, e veio à Arda assim como os Valar, mas não era um deles! (entenderam? Podem discordar, mas, eu creio que seja exatamente isso sim!)
 
Poutz....mandou muito...
To inclinado a acreditar nisso piamente.
Era uma pergunta q me atormantava pra caramba: de onde veio e que quiabos é Tom-Botas-amarelas.
Baum....essa passagem dele na canção Eru eu num vi ainda mas vou procurar
Deve ser legal
Esse lance de ele não ser influenciado por O Um me deixou encafifado também....porque diabos ele siimplesmente IGNORA o poder desse troço?
E.....como as canções dele tem tanto poder?
o cara é a encarnação da força de vontade impondo-a a tudo q esta em suas terras...
é e tem isso também: que ligação bizarra é essa que ele tem com suas terras?
A justificativa q ele deu a frodo pra naum sair nnaum me convenceu muito.
 
Tom Bombadil pra mim é o maior mistério de toda a Terra-Média...
É muito dificil saber o que exatamente ele era, mas como ele tem bastante poder e nauw é influenciado pelo um anel, eu creio que ele tenha alguma ligação com os Valar, nauw que ele seja um Valar , apesar disso ser até que possivel, mas nauw sei é dificil dizer....
Mas ele é foda
 
Última edição por um moderador:
Tom é ua alegoria não intencional, parte do inconsciente do autor.
Creio que seja esse um dos motivos que não permitam um consenso "racional" acerca do "conceito de Tom".

Abraços.
 
Tom Bombadil pra mim é o maior mistério de toda a Terra-Média...
É muito dificil saber o que exatamente ele era, mas como ele tem bastante poder e nauw é influenciado pelo um anel, eu creio que ele tenha alguma ligação com os Valar, nauw que ele seja um Valar , apesar disso ser até que possivel, mas nauw sei é dificil dizer....
Mas ele é foda

Bom, realemte ele não foi definido para nos dar esse mistérios, mas, creio que ele er aum Ainur sim.
Ele não sofreu influência do Um;
Era chamado de Senhor dos bosques e etc;
Vivei não sei quanto anos;
Ele pode ter sido como Ungoliant, mas ao contrário. Ele veio, sem ser vala, mas veio do vazio, e hjabitou a TM desde então.
 
Ele deveria ser um Ainur, mas não um Valar ou Maiar, mas alguma outra raça, algum tipo de manifestação do poder de Eru em Arda, não o próprio Eru, mas parte dele.
 
Sim, um ainur, como Ungoliant, mas, ao contrário dela, não tinha um espirito devorador, e amava seu lar.
 
Vejo pelo lado de que ele não foi influenciado pelo Um, porque ele realmente ficava lá pela floresta, isolado...como os Hobbits.
 
Mas Tom, era sábio, conhecia o que era o Um Anel, já estavam em Eriador durante os Anos Escuros. Ele (creio eu) não foi influenciado, pois era mais forte do aquele que criou o Um.
 
Ou ele apenas se 'isolou'. Ele não era influenciado. Talvez esse título de Senhor dos Bosques, signifique realmente que ele era mais do que aparentava (além das roupas divertidas).
 
Resumidamente pode-se dizer que Tom era um Ainur, de origem desconhecida e com grandes poderes, porém que se isolou de seu objetivo inicial e passou a aproveitar a vida em Arda, tomou uma forma corpórea e tentou viver em arda como um ser qualquer. Pode-se dizer que ele fez mais ou menos como Radagasth, se desviou de seu objetivo e se isolou entre as coisas que amava no caso de Tom era Fruta D'ouro.
 
Muitas pessoas tentaram responder sua pergunta. Mas eu acho que ele um espitrito das Florestas. Cantante é claro.
Acho que Tolkien não queria que sua verdadeira naturesa fosse revelada. Tolkien ainda mantém algumas coisas em segredo, pra nos fazer pensar um pouco, imaginar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo