• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Skoob, rede brasileira para leitores

isso eu faço às vezes... Mas aí é o que falei: preguiça mesmo (de ir no site da editora e buscar o livro e achar o isbn) :dente:
 
q alguns, mesmo lançamentos, não se encontram la e uma vez tentei adicionar a edição e apareceu que eu tinha de ser um administrador ou algo assim... Daí essa parte eu mantenho no skoob mesmo =p
Librarian. Mas pra adicionar qualquer um pode, mas só os Librarians podem editar. Tem os fóruns dos Librarians onde você pede e algum edita pra você, mas caso tenha preguiça é só me passar as informações, eu sou um Librarian.
é só procurar pelo isbn =P
Mas o GR não permite mais de um livro usar o mesmo ISBN, então é comum você ver o ISBN do livro que você tem em mãos em outra edição.
 
Se a edição é diferente, é pq cadastraram o isbn errado, não? o_O
Eu não lembro como funciona o ISBN e o ISBN13, acho que o ISBN tem a ver com a editora não com a edição, então edições diferentes, por exemplo, uma de 2010 e uma de 2011 podem ter o mesmo ISBN, mas não tenho certeza.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
O fundamento do sistema consiste em identificar numericamente um livro segundo seu título, autor, país (ou código de idioma) e a editora, individualizando inclusive edições diferentes.

Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão por que é adotado internacionalmente.

O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

A partir de 1 de janeiro de 2007, o ISBN passou a ser constituído por treze dígitos, em vez dos dez dígitos. Para diferenciá-los, escreve-se ISBN-10 e ISBN-13.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país.



Os componentes de um ISBN de 10 dígitos e do equivalente em 13 dígitos e o respetivo código de barras, onde é possível observar o dígito de verificação diferente de cada um.
Um número ISBN é atribuído a cada edição de um livro (exceto reimpressões) e suas variações (capa mole ou capa dura), podendo no caso dos ebook diferir consoante a plataforma de leitura.1 O ISBN tem 13 dígitos se atribuído após 1 de Janeiro de 2007, e 10 dígitos se atribuído antes de 2007. Um ISBN é constituído por 4 ou 5 partes:

  1. para um ISBN de 13 dígitos, um prefixo GS1: 978 ou 979 (indica a indústria, neste caso, 978 significa publicação de livros)2
  2. o identificador de grupo,3
  3. o código do editor,4
  4. o número do item (título do livro),4 e
  5. um dígito de verificação.4
Os diferentes componentes do ISBN (grupo, título, editor e dígito de verificação) são separados por um hífen ou um espaço. Nenhuma parte do ISBN tem um número fixo de dígitos, para além do dígito verificação.5
 
Então não sei, deve ser reimpressão então, como falei, em anos diferentes, de qualquer forma o site não permite dois ISBN.

é só procurar pelo isbn =P

Mas caso não dê pra procurar pelo ISBN usem o ctrl+F, assim não terá que ler tudo, esse atalho é pra buscas em páginas. Assim você já filtra pelo menos pelas palavras menos ambíguas, que não existam em outras línguas. Por exemplo, se está procurando por uma edição específica de O Silêncio dos Inocentes procure por inocentes já que silencio aparece também em espanhol.
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel
eu acho que deve rolar um problema semelhante ao que rola no skoob: a pessoa tem boa intenção, quer ajudar e embora leia bastante, desconhece o funcionamento do universo editorial. sim, eu sei que o goodreads não é oba-oba como o skoob, mas o que determina que uma pessoa possa ter o status de librarian? certamente não é um curso em produção editorial ou biblioteconomia, né?

lembro que antes de ser possível cadastrar edições diferentes no skoob teve uma mega discussão por lá porque muitas pessoas achavam que o que importa é o livro, edição diferente não significava nada. se várias pessoas têm essa mentalidade, já dá para entender pq te gente que cadastra livro como sendo de "1ª edição" quando é, sei lá, a 5ª. eu sempre cito o exemplo do hamlet porque foi o que eu cadastrei (e na época ainda não tinha edições diferentes) coloquei a primeira edição que saiu pela l&pm em 1997, me dei ao trabalho de scannear a capa porque não conseguia mais achar a capa daquela edição, tudo certinho. foi um cara lá e simplesmente trocou a capa para a da edição dele da l&pm, como se fosse a mesma edição.

tem outro problema também: alguns livros mais antigos simplesmente não têm isbn. uma vez eu fui tentar usar um daqueles 'n' programas de organizar biblioteca particular e na hora de cadastrar uns livros mais velhos (comprados em sebo, roubados do meu pai ( :dente: ), herdados do marido da minha madrinha, etc.) e não tinha isbn, aliás, alguns tinham pouquíssima informação (nem ano de publicação, aquilo me deixava louca! gosto de manter os padrões argh >< ).

enfim, eu tento não me stressar muito com isso. se já é difícil conseguir cadastrar nossos livros usando programas específicos, imagina no caso de redes sociais que mais de uma pessoa pode controlar edição e cadastro dos títulos, né.
 
Não sou um usuário assíduo do Skoob, normalmente entro nele só para procurar resenhas de livros que quero ler, e normalmente encontro boas resenhas, umas me animam e outras me desanimam. Então pro meu caso ele funciona muito bem e já tem o cadastro dos livros que já li na minha vida. Como eu descobri o Goodreads só nesse post, então fiquei com preguiça de fazer tudo de novo.
Por isso que uso o Skoob
 
eu acho que deve rolar um problema semelhante ao que rola no skoob: a pessoa tem boa intenção, quer ajudar e embora leia bastante, desconhece o funcionamento do universo editorial. sim, eu sei que o goodreads não é oba-oba como o skoob, mas o que determina que uma pessoa possa ter o status de librarian? certamente não é um curso em produção editorial ou biblioteconomia, né?

Ei, eu sou um librarian. :( Estou na 9ª posição na lista dos Librarians mais ativos. :joinha: Quando eu edito eu tomo muito cuidado, não tenho como garantir que todos os outros terão o mesmo trabalho mas eu faço minha parte.

Pra se tornar um librarian você tem que cumprir certos requisitos. Ter adicionado 50 livros e tem um termo de compromisso. Não estou achando o termo de compromisso, mas aqui tá o link para dirimir dúvidas.

Como disse, qualquer um pode adicionar livros, mas só os Librarians podem editar, assim evita qualquer um editar a seu bel prazer e o site registra as edições, assim se for descoberto alguém editando fora das regras a pessoa deve ser punida, talvez sendo expulsa ou perdendo tal cargo.

lembro que antes de ser possível cadastrar edições diferentes no skoob teve uma mega discussão por lá porque muitas pessoas achavam que o que importa é o livro, edição diferente não significava nada. se várias pessoas têm essa mentalidade, já dá para entender pq te gente que cadastra livro como sendo de "1ª edição" quando é, sei lá, a 5ª. eu sempre cito o exemplo do hamlet porque foi o que eu cadastrei (e na época ainda não tinha edições diferentes) coloquei a primeira edição que saiu pela l&pm em 1997, me dei ao trabalho de scannear a capa porque não conseguia mais achar a capa daquela edição, tudo certinho. foi um cara lá e simplesmente trocou a capa para a da edição dele da l&pm, como se fosse a mesma edição.

Isso é chato mesmo. Já cheguei a colocar que eu tinha um livro, com capa e todos os dados certinhos, aí depois fui lá ver e vi que o livro que "eu tinha" já tava com outra capa, número de páginas diferentes etc. Lá só uso mesmo pra saber quais livros tenho, li etc, além de usar o Skoob Plus.

tem outro problema também: alguns livros mais antigos simplesmente não têm isbn. uma vez eu fui tentar usar um daqueles 'n' programas de organizar biblioteca particular e na hora de cadastrar uns livros mais velhos (comprados em sebo, roubados do meu pai ( :dente: ), herdados do marido da minha madrinha, etc.) e não tinha isbn, aliás, alguns tinham pouquíssima informação (nem ano de publicação, aquilo me deixava louca! gosto de manter os padrões argh >< ).

Sim, ISBN foi criado em 67 e padronizado internacionalmente na década de 70 (tá num texto mais acima nessa página). Então livros antigos não tem.
 
Ei, eu sou um librarian. :( Estou na 9ª posição na lista dos Librarians mais ativos. :joinha: Quando eu edito eu tomo muito cuidado, não tenho como garantir que todos os outros terão o mesmo trabalho mas eu faço minha parte.

não é sobre "fazer sua parte". eu não duvido que quem procura ser librarian assume o compromisso com boas intenções (e se eu não me engano eu mencionei isso no meu post). mas morfindel, repare que você mesmo, cheio de boa vontade, não soube responder a dúvida da bel sobre a questão do isbn. é disso que estou falando: não é a quantidade de livros que você colocou que te faz um entendedor do assunto - e não é sua boa intenção em cadastrar que servirá de prevenção para erros. entra no que eu disse ali no fim: o problema é o fato de mais de uma pessoa ter controle do cadastro e informação dos livros. para uma pessoa que faz certinho, pode ter outras tantas que acham que estão fazendo certo, mas não estão.

acho, até por causa disso, que o sistema do goodreads tem menos falhas do que o do skoob, mas ainda assim tem falhas. e nisso a minha conclusão no post anterior de que não vale a pena estressar: se você quer tudo perfeitinho, fazer a biblioteca virtual ser exatamente como é sua biblioteca real, o ideal é que use um programa específico para isso, mas particular.
 
Pessoal encontrei um site que ajuda a te um controle de todos livros que a gente ja leu, os que vai ler, comprar ou trocar e tudo mais, talvez ja tenham conhecimento de é o Skoob deem uma olhada.
 
o que acharam da nova interface do Skoob?
achei que ficou um pouco mais parecido com o Goodreads, que eu acabo não usando muito por ser em inglês (preguiça monstra), só que está tão lerdinho...
não lembro de antes ter opção de marcar os livros como ebook ou livro físico, alguém sabe se já tinha isso? gostei dessa funcionalidade!
 
O Skoob tem problemas mais sérios mesmo, mas achei bem feita essa mudança, tava MUITO feio :P
eu só entro lá por causa do Plus e troca de livros, que ainda funciona de maneira muito boa. agora, pra catalogar as leituras e tal, ainda prefiro a interface e a funcionalidade do goodreads
 
consegui acessar. ficou lerdo bagarai mesmo. e de boas, agora já me acostumei com o goodreads (que é feioso mas funcional, hehe)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo