• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Skoob, rede brasileira para leitores

Já tive conta no Skoob por muitos anos, mas não é uma ferramenta muito prática para controle de acervo nem de leituras. Acabei muito cedo desistindo de atualizar as minhas estantes etc. Mas aproveitei bastante a opção de trocas de livros e consegui adquirir coisas boas no lugar de umas tranqueiras.

Agora esses tempos fui lá de curioso e vi que o Skoob também criou um clube do livro, parecido com o Tag, Intrínsecos etc. A coisa parece ter virado febre, quem diria...
Os clubes existem a bastante tempo, pelo menos na época em que entrei, logo passei a participar. Assim como daqueles grupos para compartilhar livros por correio. Entrava-se em uma lista, e quando o grupo fechava o mínimo, trocava-se o endereço e os livros eram compartilhados - por correio - entre o pequeno grupo. Era bacana. Hoje em dia não uso nada disso, eventualmente adiciono ao skoob, mas é beeeem enventualmente.
 
Eu até criei minha conta no Goodreads, mas não estou me adaptando muito bem não. Achei um pouco confuso o jeito que se posta as resenhas e o modo de organizar a coleção. Mas achei muito interessante as sugestões que ele dá.

Também estou nessa. Tenho muita dificuldade de me adaptar à interface do Goodreads. Recentemente até tenho tentado atualizar... mas sigo desgostando.

Desde o ano passado, voltei a usar o skoob mais sistematicamente. E agora estou experimentando a ferramenta de trocas também. Aquilo é uma maravilha!
 
Apesar de não usar tanto o Skoob que não é o cachorrão do desenho como antes, não cheguei a abandona-lo por completo. Ele ainda é útil pra mim.
 
Me cadastrei de novo no Skoob.
Botei 15 livros pra troca.
Dez minutos depois me pediram 3 deles já.
Deixei embalados pra levar amanhã ao centro...
:hihihi:
Edit:
Pediram mais 2...
A mesma usuária vai ficar com 4 deles kkk.
 
Última edição:
Já me pediram mais 4 hoje cedo haha >____>"
Será que o Skoob está com tão pouca oferta de livro bom, pra geral se avançar assim?
#medo de depois não encontrar nada que preste.
Mas vamos lá. Hoje enviei 5. Amanhã trago mais 4 empacotados para o Centro.
 
Já me pediram mais 4 hoje cedo haha >____>"
Será que o Skoob está com tão pouca oferta de livro bom, pra geral se avançar assim?
#medo de depois não encontrar nada que preste.
Mas vamos lá. Hoje enviei 5. Amanhã trago mais 4 empacotados para o Centro.

Carai... a procura tá alta, hein? Passa o seu perfil aí pra eu ver os livros de que você está dispondo. :lol:
 
Carai... a procura tá alta, hein? Passa o seu perfil aí pra eu ver os livros de que você está dispondo. :lol:
Ah botei só aqueles quinze por enquanto — e até torrar alguns créditos não vejo sentido em botar mais e ficar investindo grana em frete.

Foram alguns livros cristãos (4 C.S. Lewis, 2 Chestertons, 1 Tomás de Kempis e 1 Bunyan) e uns livrinhos "de direita" bem fininhos (Mises, Rothbard, e alguns daquela coleção da É, sobre pensadores conservadores). Eram livros que, para vender, isoladamente, são difíceis de escoar. Se eu anuncio cada um a 10 conto no FB, o frete assusta e sai mais caro. XD
 
Ah bobagem. Não tem nada de errado ler um Mises de vez em quando, consultar um Rothbard (com parcimônia e cautela*) ou um livrinho introdutório sobre a obra de um Leo Strauss, de um Russell Kirk ou de um Thomas Sowell.


*No caso, eu li um opúsculo chamado "Direita & Esquerda" que foi, surpreendentemente, bem bom pra pôr algumas coisas sob perspectiva, no breve apanhado histórico que ele faz. Não era nada sobre anarcocapitalismo ou "como vender seu filho sem ferir a PNA". :hahanao:
 
Já me pediram mais 4 hoje cedo haha >____>"
Será que o Skoob está com tão pouca oferta de livro bom, pra geral se avançar assim?
#medo de depois não encontrar nada que preste.
Mas vamos lá. Hoje enviei 5. Amanhã trago mais 4 empacotados para o Centro.
:shock:
Ja ia perguntar que livros eram esses que estais trocando tão rápido, mas ja foi respondido.
Eu nunca usei o sistema de troca, mas uns amigos não curtem, falam que o skoob leva muito tempo para repassar os tais pontos de troca, e que ja trocaram por um livro e quando ele chegou era outro completamente diferente e o skoob não bane os perfis que fazem isso.
Tem até um grupo de perfis sacanas no sistema de trocas.
 
@Jhulha faz uns anos que não uso o Skoob para trocar, mas antigamente eu tinha feito mais de 50 transações e nunca deu esse tipo de problema. O que é preciso é saber como funciona o esquema pra tirar o melhor proveito dele:

1) O Skoob te entrega o crédito pelo envio quando o solicitante recebe o livro e confirma. Então se houver demora é em grande parte por culpa dos Correios. Lembre de pedir ao solicitante para que te avalie positivamente, se ele tiver esquecido.

2) É possível analisar a reputação de um usuário antes de pedir um livro para ele, e dar preferência aos que tiverem boa reputação (p.ex. uma pessoa que já tenha 100 avaliações positivas e 0 negativas/neutras, é bem de boa, pode pedir na fé). É claro que às vezes você vai precisar pedir um livro de alguém que está recém começando e não tem nenhuma avaliação que o recomende, mas é uma questão de confiança. Brasileiro não tem muito a cultura da confiança né? Eu nunca tive problemas no Skoob e antes dele eu já tinha participado de outros dois sites de trocas, muitos anos atrás, e tinha sido uma experiência bem legal.

3) É possível escrever detalhes sobre o livro (se tem rabiscos, rasuras, etc.) e ainda colocar foto dele para facilitar a troca. Nem todo mundo faz isso (eu nem tive tempo de fazer, mas meus livros estavam como novos...). E se o livro não tiver, você ainda pode mandar mensagem privada para o usuário tirando alguma dúvida. O que ocorre é que, até chegar a resposta, outra pessoa pode já ter pedido o livro rs. Um livro muito requisitado não dura cinco minutos lá, porque quem sabe usar o sistema já configurou uma lista enorme de "desejados" e recebe um aviso sempre que algum deles aparece para troca. Isso faz os desejados serem trocados muito rápido.
 
Nossa, nunca usei o app do Skoob.
Nem uso o próprio Skoob há anos, pra controle de livros. Só uso pra trocar. XD
Sorry.
 
Notícia que vi agora há pouco:

Publishnews disse:
Americanas compra Skoob, a rede social dos leitores

A aquisição, cujo valor não foi divulgado, possibilitará oferecer mais conteúdo aos clientes, além de ampliar o efeito de rede da varejista. Viviane Lordello informou que toda equipe será mantida e ampliada.



A Americanas S.A, holding dona das marcas Americanas, Americanas.com e Submarino, anunciou nesta quarta (15) que comprou o Skoob, maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país, com mais de oito milhões de usuários. Segundo a Americanas, a operação faz parte de uma estratégia que visa oferecer melhor experiência de consumo omnichannel, engajando os clientes com ainda mais conteúdo e gerando efeito de rede.

"O Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores frequentes. A consequência é o alcance de novos clientes e o aumento da recorrência de compras no nosso e-commerce - que já conta com mais de 49 milhões de clientes ativos -, expandindo o nosso alcance e beneficiando todo o ecossistema”, explicou Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A em comunicado enviado à imprensa.

A empresa não revelou o valor da transação.

Ao PublishNews, Viviane Lordello, cofundadora do Skoob, informou que toda a equipe será mantida e ainda ampliada. “Para os usuários não muda nada, ou melhor, muda… com o tempo vocês terão um Skoob muito melhor e com muito mais possibilidades”, disse. Ela ainda avalia que a compra da plataforma por uma empresa como a Americanas “em um país tão desprovido de incentivo a tudo que é relativo à cultura", demonstra o quanto a leitura e principalmente os leitores, são relevantes para eles e que a proposta foi aceita justamente porque a varejista se mostrou interessada em focar em melhorar a experiência dos “skoobers” – como são chamados os usuários da plataforma.

“Para resumir: sim, todos devemos comemorar muito a compra do Skoob pela Americanas, pois isso mostra que livros são importantes, que a leitura é importante e principalmente que nós (leitores), apesar de sozinhos em nossas leituras, somos muito importantes quando estamos juntos”, concluiu Lordello.

Lançado em 2009, o Skoob, considerado a rede social dos leitores, proporciona diversas experiências literárias com funcionalidades que incluem, por exemplo, uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a resenhas e avaliação de obras, além de interação entre leitores, editoras e autores. Os usuários da plataforma estão, majoritariamente, na faixa etária de 16 a 34 anos e já realizaram mais de 45 milhões de avaliações de obras literárias.

Além da compra do Skoob, a Americanas S.A já vem investindo no mercado literário, estando presente em Bienais do Livro e ajudando em projetos sociais com o Livros nas Praças.

Não é só a Americanas S.A. que está interessado no filão de livros. No ano passado, outra grande varejista, a Magazine Luiza, comprou a Estante Virtual – plataforma de marketplace de livros novos e usados que pertencia à Livraria Cultura desde 2017 – por R$ 31 milhões.

Fonte: https://www.publishnews.com.br/mate...canas-compra-skoob-a-rede-social-dos-leitores (mirror)
 
Anúncios o adblock resolve, mas eu imagino que o maior interesse é pelos dados dos usuários mesmo. Tem um monte de possibilidades aí para cruzar as informações de leitura e interesses e usá-las para marketing direcionado do Submarino ou do marketplace da Americanas mesmo. Mesmo que a pessoa não use o aplicativo, que em tese já permite puxar um monte de informações para identificação, basta usar o mesmo email nas contas de ambos ou linkar a um perfil do Facebook (para quem usa) para cruzar os usuários.
 
O skoob tem tanta falha de informação, que estou migrando aos poucos para o goodreades, mas com essa noticia, se melhorarem o sistema até penso em ficar, mas se for para usar os dados e entupir de propagada, vou embora de vez.
 
Acho que vale um update. O Skoob tem se mostrado maravilhoso, os sorteios são muito bacanas e os desafios e controle de tempo de leitura por exemplo são muito legais.
O Goodreads é complicado porém mais completo. prefiro o sistema de Feed dele também. Uso os dois em conjunto e gosto bastante,
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo