• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sherlock Holmes

O cachimbo para fumar ópio é diferente do que as pessoas têm da imagem já cristalizada de Holmes. É fino e comprido, enquanto o do Holmes (o do nosso imaginário) é um cachimbo comum. Sobre o chapéu, "ser da época" não quer dizer nada. Até porque "na época" o comum eram outros tipos de chapéus, variando da cartola alta para o chapéu-coco (procure qualquer imagem da inglaterra vitoriana, caso tenha dúvidas). A questão aqui não é o contexto da época, mas o que foi escrito por Doyle, e Doyle NUNCA descreveu Holmes como usando o que eles chamam de "deerstalker hat".

Mas por conta da dúvida fui dar uma consultada, e parte do "visual" do Holmes não fica por conta só do cinema/teatro (que é o caso do "Elementar, meu caro Watson"), mas por causa dos ilustradores das histórias na época, como por exemplo o Sidney Paget.
 
Rama,

Falei justamente por isso mesmo, sempre viajei no gordinho de óculos e tal, mas reconheço que tem muito da mídia nisso mesmo, pois sinceramente não lembro de ter lido algo falando que ele era assim, e tenha certeza Anica, as ilustrações nos remetem ao Sheerlock com aquele cachimbão na mão e o chapéu listrado, na verdade acho que na grande maioria das capas de livro ele vem assim. Mas deixa pra lá né!!!
 
e tenha certeza Anica, as ilustrações nos remetem ao Sheerlock com aquele cachimbão na mão e o chapéu listrado, na verdade acho que na grande maioria das capas de livro ele vem assim. Mas deixa pra lá né!!!

sim, foi exatamente o que eu disse, as ilustrações. mas no texto do conan doyle não há informações sobre isso. e bem, é o texto que importa, no final das contas.
 
Vai ver não consta nos textos essas informações a fim de que cada pessoa tenha sua própria visão de como eles são.

Aberta essa brecha, Holmes e Watson podem ser vistos de formas diferentes. O filme, pelo menos, não está seguindo essa forma clássica que temos dele.
 
Vai ver não consta nos textos essas informações a fim de que cada pessoa tenha sua própria visão de como eles são.

A intenção do autor já é mais difícil de resgatar e não passará de especulação, já que a questão da imagem que o público tem do Sherlock com a que Conan Doyle (não) retrata só foi levantada anos depois, né? Pode ter sido tanto relaxo do Doyle quanto justamente isso, a vontade de deixar a caracterização "livre" para cada leitor. O irônico nesse caso seria que anos e anos de ilustrações e adaptações acabaram criando uma imagem que pouco leitor consegue se desligar. Eu lembro que quando li os livros o meu Sherlock não tinha só as especificidades do cachimbo e do chapéu, mas também tinha o fato de ser o Basil Rathbone :rofl:
 
Uma curiosidade: tava falando com uma amiga minha sobre esse filme e ela comentou que o diretor iria "mudar" o Holmes fazendo-o ser mais "fisico" do que puramente mental, que seria descaracterizar, etc, etc...

Catso na verdade é o inverso! No inicio o Doyle deixava claro que o Holmes era um pugilista e esgrimista de nível considerável. Mas, como todos sabem, o Doyle não gostava da sua criação e começou a mexer nele pra ver se as pessoas paravam de gostar, dai ele tirou a parte "fisica" deixando o detetive quase como um cerébro com apendices (pernas, braços, rosto..)... o público gostou ainda MAIS! :pipoca:
 
Ramalokion disse:
Uma curiosidade: tava falando com uma amiga minha sobre esse filme e ela comentou que o diretor iria "mudar" o Holmes fazendo-o ser mais "fisico" do que puramente mental, que seria descaracterizar, etc, etc...

Catso na verdade é o inverso! No inicio o Doyle deixava claro que o Holmes era um pugilista e esgrimista de nível considerável. Mas, como todos sabem, o Doyle não gostava da sua criação e começou a mexer nele pra ver se as pessoas paravam de gostar, dai ele tirou a parte "fisica" deixando o detetive quase como um cerébro com apendices (pernas, braços, rosto..)... o público gostou ainda MAIS! :pipoca:

é o tiro que saiu pela culatra!!!! ou vice-versa, o caso é que ficou bom mesmo.
 
Ele é foda :grinlove:

Pelo visto o filme terá um tom meio cômico misturado com aventura, tipo o Homem de Ferro. :sim:
 
Humor britânico cheio de requintes.

Aliás, Jude Law, aparentemente, vai fazer uma ótima dupla.

Só não gostei da cena de luta em câmera lenta, meio 300 (como menos balançar de flacidez).
 
O Trailer ta maneiro. Já esperava um lado cômico no filme, até porque a cara de debochado do Downey, faz qualquer filme ficar engraçado. Só não acho que o personagem peça esse tipo de coisa.
Queria ver um Holmes mais sério.
 
Acho que Holmes por ser um personagem inteligente e sofisticado acaba por parecer sarcástico na hora de falar com as pessoas. Fica mais natural do que um cara sério.
 
Mal posso esperar para ver... :grinlove:

Eu queria ver a adaptação de O Cão dos Baskervilles. Aquela atmosfera do pântano de Devonshire... Seria demais!
 
Eu acho que a história (ou pelo menos uma das histórias) a ser adaptada será Um Escândalo na Boêmia, já que a Rachel McAdams estará (segundo o imdb) interpretando a Irene Adler.
 
Pips disse:
Acho que Holmes por ser um personagem inteligente e sofisticado acaba por parecer sarcástico na hora de falar com as pessoas. Fica mais natural do que um cara sério.

Tem algumas passagens nos contos que fica óbvio que o Holmes tá tirando sarro dos coitados dos interlocutores, mas eu sempre vi ele sendo mais "frio" mesmo... o que pode, dependendo de quem estiver envolvido, ser interpretado como sarcasmo.

Porém esse Holmes desse filme será mais "sacana" ao que se pode ver... pode ser legalzinho e talz (pode até ser ótimo e incrivel), mas não é Holmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo