Anica
Usuário
O cachimbo para fumar ópio é diferente do que as pessoas têm da imagem já cristalizada de Holmes. É fino e comprido, enquanto o do Holmes (o do nosso imaginário) é um cachimbo comum. Sobre o chapéu, "ser da época" não quer dizer nada. Até porque "na época" o comum eram outros tipos de chapéus, variando da cartola alta para o chapéu-coco (procure qualquer imagem da inglaterra vitoriana, caso tenha dúvidas). A questão aqui não é o contexto da época, mas o que foi escrito por Doyle, e Doyle NUNCA descreveu Holmes como usando o que eles chamam de "deerstalker hat".
Mas por conta da dúvida fui dar uma consultada, e parte do "visual" do Holmes não fica por conta só do cinema/teatro (que é o caso do "Elementar, meu caro Watson"), mas por causa dos ilustradores das histórias na época, como por exemplo o Sidney Paget.
Mas por conta da dúvida fui dar uma consultada, e parte do "visual" do Holmes não fica por conta só do cinema/teatro (que é o caso do "Elementar, meu caro Watson"), mas por causa dos ilustradores das histórias na época, como por exemplo o Sidney Paget.