• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saruman o cego!?!?

Fato: Saruman não sabia do anel de Gandalf

Mas me ocorreu outra coisa agora: Saruman, mesmo que soubesse, não teria utilidade nenhuma para o anel. Ele possivelmente pensava que o anel criado por ele seria infinitamente superior aos anéis criados por Celebrimbor.

Abraços.
 
Pois é. Ainda mais por que durante a forja dos mesmos, não haviam motivos para que fossem mantidos ocultos. Os elfos tomaram tal decisão após perceberem que haviam sido enganados por Sauron, e a posterior destruição de Eregion.

Ou seja: é praticamente certo que qualquer capacidade de ocultação dos Anéis élficos fosse relacionada aos poderes e à vontade de seus portadores.

Concordo, me parece muito mais plausível que seja por conta dos portadores que eles estejam imperceptíveis.

Afinal não há esconderijo melhor do esconder o objeto valioso junto consigo. Imaginem se o anel está escondido por aí mas alguém acha. Até que o dono do anel perceba muitas desgraças já podem ter sido feitas. Além disso os três (Elrond, Galadriel e Gandalf) são chamados de portadores dos anéis élficos. Portar significa levar consigo. Eu acredito que os portadores é que ocultavam seus anéis, seja ou não por magia.

Realmente, portador é aquele que carrega consigo e sem falar que não dá pra negar o poder dos portadores e a capacidade deles para ocultar os anéis se necessário.

Sauron ocultou a forjadura do Um Anel dos demais, no entanto, como relatado, os elfos perceberam suas intenções. Após descoberta as intenções, não havia necessidade de esconder o Um Anel, diferente da questão dos elfos, que neste momento foram forçados a esconder seus Anéis, e isso somente foi efetivo devido ao fato de Sauron não ter participado diretamente da forjadura dos Três Anéis élficos.

Assim como os elfos ocultaram os Anéis, Olórin ao tornar-se portador de Narya também o fez.

Novamente o portador.
 
Exato. O Portador pode (deve) ocultar a presença; e, como analisado por Lyvio, Saruman estava tão imerso em sua cobiça pelo Um Anel, que, mesmo que suspeitasse que Gandalf portava um Anel de Poder, poderia ter deduzido este ato como sendo uma "projeção" de si mesmo, ou seja, Gandalf havia feito um Anel para ele tentando (de forma mesquinha) lutar contra Sauron.

No entanto, são planos de análise distintos. O que cabe a nosso diálogo (Luki_Nha) é a questão do portador, a qual concordo; assim como os elfos tiveram que de alguma forma esconder seus Anéis de Sauron Gandalf o fez para com Saruman.

Abraços.
 
Mas, Sarumam sabia que Gandalf tinah o Anel. É dito isso no Contos. Tenho certeza.

Lembrei disso agora.

Sarumam sabia sim que Gandalf era portador.
 
Procura lá, que estou sem o livro, e coloca o trecho pra gente analisar.
Caso ele soubesse, então temos apenas a questão do desprezo, claro, ocasionado pelo menosprezo.
 
Techo do Contos, sobre os Istari.

Contos Inacabados disse:
Círdan diz à Gandalf:
-Pois- Disse ele- Grandes labutas e perigos estão diante de você; e, para que sua tarefa não demostre ser demasiada grande e exaustiva, tome este Anel para seu auxílio e conforto. Foi-me ....(ele fala tudo aquilo que já sabemos).. que poderão usá-lo para acender a coragem em todos os corações - E o Mensageiro Cinzento tomou o Anel, e sempre o manteve em segredo. No entando o Mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente, e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinah em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta.

Sarumam sabia SIM no Anel...mas parece que somente ele.
 
Ou por medo de Gandalf. Saruman era mais poderoso, mas mesmo assim ele não tinha nem metade da confiança que os elfos poderosos depositavam em Mithrandir, e que faria toda a diferença.
 
Na Guerra do Anel ele não era mais poderoso do qeu Gandalf.
Quer dizer...nunca foi citado que Sarumam é mais poderoso que Gandalf. Gandalg semrpe fora mais sábio, e mais forte de espirito, enquanto Sarumam era mais habilidoso e e estudou mais a fundo a questão de Saurom e os grandes Anéis.

E eu acho muito legal isso. Sarumam realmente tinah medo, ou receio (não sei dizer bem) de Gandalf. Inveja, medo...ele tinha sempre um pé atras sobre Gandalf.
 
Creio que a inveja vinha mais do fato de ele nunca ter tido a confiança que os elfos e os Valar tinham em Mithrandir. Ele tentou compensar isso com os Homens.
 
Apesar de tudo Saruman ainda pretendia corromper o mesmo Gandalf para seus propósitos, ele era muito bom nisso, sabia muito bem que se tivesse tirado o anél de Gandalf imediatamente não poderia corrompe-lo, ele então deve ter esperado um momento posterior quando tivesse certeza de que não poderia corromper Gandalf, momento este que fugiu de suas mãos com assim como Gandalf.
 
Apesar de tudo Saruman ainda pretendia corromper o mesmo Gandalf para seus propósitos, ele era muito bom nisso, sabia muito bem que se tivesse tirado o anél de Gandalf imediatamente não poderia corrompe-lo, ele então deve ter esperado um momento posterior quando tivesse certeza de que não poderia corromper Gandalf, momento este que fugiu de suas mãos com assim como Gandalf.

Então podemos concluir que Saruman foi ingênuo de não ter tomado o anel logo de cara?

Eu prefiro pensar que ele queria mesmo era mostrar para Gandalf que seria melhor que ele, que seu anel era melhor que o dele e todas essas coisas que vilões querem fazer e sempre se dão mal.
 
Não digo ingenuo, calculista e de uma estratégia minuciosa, tantando antecipar os possiveis pensamentos de Gandalf e tentando faze-lo seguir seus propósitos, se ele tirasse o anél de Gandalf, esse iria tomar ainda mais ódio de Saruman e nunca (nem mesmo nos pensamentos mais otimistas que Saruman poderia ter) haveria a hipótese de ele aderir a sua causa. Ele só não tinha conhecimento do encontro entre Gandalf e Radagasth e da repercução que isso teria, a fuga de Gandalf não estava nos planos dele e aquilo foi uma surpresa e tanto.
 
Eu prefiro pensar que ele queria mesmo era mostrar para Gandalf que seria melhor que ele, que seu anel era melhor que o dele e todas essas coisas que vilões querem fazer e sempre se dão mal.

Concordo com você, já que tinha feito um anel pra si talvez Saruman desprezasse o anel de Gandalf.

Quanto à ocultação do anel, acredito também que era um poder do portador já que Galadriel revelou Nenya a Frodo quando quis. E também porque Frodo percebeu que Gandalf era portador do anel Narya apenas nos Portos Cinzentos onde é dito que Gandalf usava Narya abertamente.

Nossa, não lembrava dessa passagem do Contos Inacabados. :think:
 
Quanto à ocultação do anel, acredito também que era um poder do portador já que Galadriel revelou Nenya a Frodo quando quis. E também porque Frodo percebeu que Gandalf era portador do anel Narya apenas nos Portos Cinzentos onde é dito que Gandlaf usava Narya abertamente.

Penso eu que os anéis élficos ficaram ocultos apenas porque Sauron não estava usando o Um Anel. Pois se isso acontecesse, os anéis seriam revelados. Lembre-se que que quando Sauron usou o Um pela primeira vez, os elfos perceberam a real intenção dele e tiraram seus anéis; devido a este fato, Sauron não pôde localizá-los. Ou seja, se ele recuperasse o Um, os anéis élficos seriam localizados.

Veja as citações:

O Silmarillion
"... mas os Elfos não poderiam ser pegos tão facilmente. Tão logo quanto Sauron colocou o Um em seu dedo eles tomaram consciência dele; e eles o conheceram, e perceberam que ele queria ser mestres dele, e de tudo que eles tinham feito. Então em ira e medo eles tiraram seus anéis ..."

A Sociedade do Anel
"... não vê agora a razão de sua vinda é para nós a chegada do Destino ? Pois se você falhar seremos revelados ao Inimigo. Mas se você tiver sucesso, então nosso poder diminuirá, e Lothlórien irá acabar, as ondas do Tempo irão varrê-la ..."
 
Penso eu que os anéis élficos ficaram ocultos apenas porque Sauron não estava usando o Um Anel. Pois se isso acontecesse, os anéis seriam revelados. Lembre-se que que quando Sauron usou o Um pela primeira vez, os elfos perceberam a real intenção dele e tiraram seus anéis; devido a este fato, Sauron não pôde localizá-los. Ou seja, se ele recuperasse o Um, os anéis élficos seriam localizados.

Veja as citações:

O Silmarillion
"... mas os Elfos não poderiam ser pegos tão facilmente. Tão logo quanto Sauron colocou o Um em seu dedo eles tomaram consciência dele; e eles o conheceram, e perceberam que ele queria ser mestres dele, e de tudo que eles tinham feito. Então em ira e medo eles tiraram seus anéis ..."

A Sociedade do Anel
"... não vê agora a razão de sua vinda é para nós a chegada do Destino ? Pois se você falhar seremos revelados ao Inimigo. Mas se você tiver sucesso, então nosso poder diminuirá, e Lothlórien irá acabar, as ondas do Tempo irão varrê-la ..."
Aí que tá!
Isso quer dizer que os anéis só tinham poder quando estavam sendo usados. Galadriel usava o seu e o ocultava de quem ela quisesse. Elrond também fazia o mesmo, mas será que Gandalf, que não tinha uma morada fixa, usava seu anel o tempo todo no dedo? Se a resposta for não fica melhor ainda de acreditar que ele não só ocultou o anel de Saruman como também não o estava usando no momento que foi capturado. Gandalf podia estar portanto o anel ainda mais em segredo e segurança que os outros e por mais que Saruman tentasse o anel não se revelou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo