• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reforma da Língua Portuguesa

Acho que existem coisas mais importantes para nossos dirigentes se preocuparem do que isso.

Btw, na maioria dos casos a reforma tenha facilitado, não consegui até agora achar um lugar que fale sobre a mudança na regra do hífen (que, aliás, eu já não conhecia completamente).

Por fim, é bom frisar que essa reforma não vai, em hipótese alguma, unificar a língua de Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Timor Leste e os demais que eu não me lembro agora, uma vez que é uma mudança somente na ORTOGRAFIA (escrita) das palavras, enquanto existem também diferenças SEMÂNTICAS (significado) e SINTÁTICAS (construção de frases) entre os países supracitados.

Ou seja, mais uma daquelas leis que não servem pra muita coisa.
100 +

8-)

----------------
Now playing: Mägo de Oz - La Leyenda de la Llorona
via FoxyTunes
 
Unificar as línguas de fato é muito difícil, já que não temos essa unificação nem dentro de nossas próprias fronteiras. A língua pertence ao conjunto dos falantes, não aos governos ou
às leis criadas por estes.
 
Unificar as línguas de fato é muito difícil, já que não temos essa unificação nem dentro de nossas próprias fronteiras. A língua pertence ao conjunto dos falantes, não aos governos ou
às leis criadas por estes.

Ninguém está unificando idiomas, apenas uniformizando a ortografia. É uma diferença muito, muito grande e bastante importante
 
Atenssão: Reforma Ortográfica agora é lei!!!!

:yep:Se você acha que o "atenssão" está errado... e que "atenção" se escreve assim?
Gente!!!!! Vem ai a Reforma ortográfica apartir de 1º de Janeiro de 2009.
E é mesmo!!!
Toda aquela "regrinha" ortográfica irá desaparecer, pois os livros de todas as disciplinas que circularem no Brasil terão que se adaptarem às novas regras do português.

Bom, a idéia é unificar algumas regras nos 7 países que falam a língua portuguesa e as alterações foram descutidas entre 8 países que usam a língua portuguesa...

Já pensou? vamos ter que apartir de agora escrever palavras como:

idéia - ideia
objetivo - obijetivo
Atenção - atenssão
microondas - micro-ondas

Meus queridos amigos tem muito mais sobre a respeito disso e para quem estiver interessado(a).
Aqui está o site

http://www.scribd.com/doc/6499393/Guia-Reforma-Ortografica

O que acham disso?
Irá ser mais facíl ou somente irá complicar?
 
Re: Atenssão: Reforma Ortográfica agora é lei!!!!

não tem nada na reforma sobre o uso do cedilha, pelo menos do que eu lembro. e eu fui dar uma olhada naquele guia (rápida, ok, mas ainda uma olhada) e vi que o autor usa 'atenção' a todo momento. acho meio incoerente você estar ensinando novas regras e aplicando antigas. melhor ter certeza antes de sair escrevendo isso em redações (ou "redassões"? qual é a regra, no final das contas?).
 
Re: Atenssão: Reforma Ortográfica agora é lei!!!!

Vai complicar é claro... vai ser todo mundo escrevendo com erros!
 
eu passei minha vida toda escrevendo de uma forma, aprendendo regras estranhas e algumas complicadas, e agora vem essa reforma maluca...acho que vai complicar tudo!
 
Será só eu que acho que a nossa língua ficará mais feia? :|

Eu acho a língua portuguesa difícilima e também que o charme dela é isso.
Não dá pra enrolar, ou você sabe escrever ou não.

Agora, que essa reforma facilitará a vida de pessoas como nosso presidente, disso não tenho dúvida.
 
Última edição:
Concordo com vc Kurt, acho que o charme da nossa língua é essa dificuldade, que a partir de janeiro ñ vai existir...Ou vai piorar, por que...Que vai deixar todo mundo confuso, ah, isso vai!
(Ajudar nosso presidente lol :rofl: )
 
Re: Atenssão: Reforma Ortográfica agora é lei!!!!

Algumas coisas tem lógica, faz sentido, mas também acho desnecessária essa reforma. Gosto das 'dificuldades e complicações'; de aprender mais a respeito ...Sabendo usar vc pode ser tão mais explícito ..Era algo que tava bom quieto, não tem pra que mexer. Mas aparentemente não temos escolha nisso, vão mudar e acabou. Veremos no que vai dar u_u

Bom, a idéia é unificar algumas regras nos 7 países que falam a língua portuguesa e as alterações foram discutidas entre 8 países que usam a língua portuguesa...

Já pensou? vamos ter que a partir de agora escrever palavras como:

idéia - ideia
objetivo - obijetivo
Atenção - atenssão
microondas - micro-ondas

Meus queridos amigos tem muito mais sobre a respeito disso e para quem estiver interessado(a).
Aqui está o site

http://www.scribd.com/doc/6499393/Guia-Reforma-Ortografica

7 países ?
Gosto do scribd, não vi nada lá que falasse algo sobre 'atenssão' nem o 'obijetivo'. Não vi regras pra aplicar aí que deixem assim essas palavras :think:
Deixei de ver algo ? ..
 
Última edição:
É, essa de "obijetivo" e "atenssão" estão muito estranhas pra mim...

Tanto faz também, não vou adotar nenhuma das mudanças mesmo.
Eu ainda escrevo "estória" e "história"!

Vou usar o D&D Old School e a Gramática tradicional.

(É, acho que estou começando a ficar velho)
 
Ora, o problema era delas, não do Português!

Tá bom, não é culpa exclusiva delas... O sistema de ensino e tudo o mais, eu sei...
 
Que me perdoe quem concorda com isso tudo mas pra mim é uma tremenda falta de respeito e bom senso!

É "emburrecer" a minoria ao invés de "educar" a maioria???
Aguentar minha empregada falando "ponhar" é uma coisa que me dói.... mas me irrita mais ainda ela saber o certo e não se esforçar pra acostumar a falar pq assim "é mais fácil"... agora a maluca inventou o "re-ponhar"!!! É já que boto pela janela pra fora de casa...
Já aguentei o básico: talba, fórfi, bassora, afogadinho (qdo ela fazia refogadinho de couve), vapubi (vick vaporubi - q não sei como escreve)... agora me vem conjugar o verbo "ponhar" dela?
Me poupe!!!!

Ao invés de investir em EDUCAÇÃO pro povo aprender o certo vão mudar a lingua para que o resto se acostume com o errado deles? Pelo amor dos meus filhos....

Nasci no tempo em que minha mãe teve uma educação maravilhosa que até hj lembra tudo o que aprendeu, e eu num lembro nem o que acabei de ler... quando ela falava algo como "quando ela havia chego em casa" e depois de um tempo "chego" vira errado e a frase vira "quando ela havia chegado em casa"... até aí vai... a gente acostuma.... mas qual vai ser a próxima? "qdo ela AVINHA chegado em casa"???

Dá desgosto!
 
Por fim, é bom frisar que essa reforma não vai, em hipótese alguma, unificar a língua de Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Timor Leste e os demais que eu não me lembro agora, uma vez que é uma mudança somente na ORTOGRAFIA (escrita) das palavras, enquanto existem também diferenças SEMÂNTICAS (significado) e SINTÁTICAS (construção de frases) entre os países supracitados.

Ou seja, mais uma daquelas leis que não servem pra muita coisa.
100 +

8-)

----------------
Now playing: Mägo de Oz - La Leyenda de la Llorona
via FoxyTunes


Muito bem citado Thalion, tu só esqueceste de citar que além dessas três diferenças também há a diferença na Fonética, ou seja há palavras que no Brasil tem um som, em Portugal outro e assim por diante.

Enfim eu acho que essa reforma é pura perda de tempo.
 
lol....
o proplema é que tinha um monte de gente que nem sabia quando usar isso!

Ora, o problema era delas, não do Português!

Tá bom, não é culpa exclusiva delas... O sistema de ensino e tudo o mais, eu sei...

Que me perdoe quem concorda com isso tudo mas pra mim é uma tremenda falta de respeito e bom senso!

É "emburrecer" a minoria ao invés de "educar" a maioria???
Aguentar minha empregada falando "ponhar" é uma coisa que me dói.... mas me irrita mais ainda ela saber o certo e não se esforçar pra acostumar a falar pq assim "é mais fácil"... agora a maluca inventou o "re-ponhar"!!! É já que boto pela janela pra fora de casa...
Já aguentei o básico: talba, fórfi, bassora, afogadinho (qdo ela fazia refogadinho de couve), vapubi (vick vaporubi - q não sei como escreve)... agora me vem conjugar o verbo "ponhar" dela?
Me poupe!!!!

Ao invés de investir em EDUCAÇÃO pro povo aprender o certo vão mudar a lingua para que o resto se acostume com o errado deles? Pelo amor dos meus filhos....

Nasci no tempo em que minha mãe teve uma educação maravilhosa que até hj lembra tudo o que aprendeu, e eu num lembro nem o que acabei de ler... quando ela falava algo como "quando ela havia chego em casa" e depois de um tempo "chego" vira errado e a frase vira "quando ela havia chegado em casa"... até aí vai... a gente acostuma.... mas qual vai ser a próxima? "qdo ela AVINHA chegado em casa"???

Dá desgosto!

Só lembrando que a reforma não visa "facilitar" nada. A idéia é aproximar a escrita nos diversos países de língua portuguesa e só. Quem está vendendo a idéia de "Veja só, tudo ficará mais fácil" são algumas reportagens, mas isso está errado - não é, nem nunca foi o foco da reforma (da qual eu continuo discordando :bamf: )
 
Gente, tem um "atenuante" nisso tudo...os concursos públicos, provas de vestibular e essas coisas todas que exigem redação....vão aceitar da forma antiga até 2010
(ou 2012, não me lembro bem)...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo