Uma tentativa frustrada, ignorem.
01. 15 Step PRO+ (mais pra PRO++++++++++infinito)
02. Bodysnatchers PRO+
03. Nude PRO+
04. Weird Fishes/Arpeggi PRO ou PRO+, ainda estou me decidindo
05. All I Need PRO- ou pro+
06. Faust Arp PRO-
07. Reckoner PRO-
08. House of Cards PRO
09. Jigsaw Falling into Place PRO ou PRO+
10. Videotape PRO ou PRO+, ainda estou me decidindo.
Então. Eu ainda estou pouco confiável.
15 Step é absurda e é a melhor coisa de todos os tempos e eu decididamente recomendaria a qualquer um que não goste dessa música uma rápida internação. A produção dessa ficou incrível, inacreditável, demais, a voz do Thom tá perfeita e eu poderia tranquilamente ouvi-la até o fim dos tempos. E a letra dela é extremamente foda, muito obrigado. "Used to be allright/What happened?"
Bodysnatchers é nervosa e ao mesmo tempo aflitiva e a guitarra está ecoando no meu cérebro até agora. É talvez a minha letra preferida do álbum, btw. "I'VE NO IDEA WHAT I AM TALKING ABOUT/I'M TRAPPED IN THIS BODY AND I CAN'T GET OUT".
Nude é a razão para eu usar "talvez" quando falei sobre a música anterior. É lindíssima, e eu acho que o que garante com que ela seja tão "pungente" (wtf) é essa batida monocórdia discreta de fundo, mais do que qualquer coisa. E a letra é uma coisa deprimente e assassina. "Now that you feel you don't."
Na primeira ouvida eu achei que talvez gostasse mais de Arpeggi antes, mas já estou mudando de idéia. Ela tem poderes hipnóticos mesmo sendo razoavelmente "simples" (me chutem) e me faz pensar em um Kid A tentando ser mais orgânico, não sei. Parece uma fábula distorcida. "Why should I stay here? Why should I stay?"
All I Need é provavelmente minha menos preferida -- eu gostei dela, mas achei que foi um pouco longa demais. Só que agora eu tou ouvindo de novo e aquele sintetizador (sim? não? etc) grave tá me perseguindo, querendo me morder. Ela é agressiva. E agora ela tá partindo meu coração com esse piano mais pro meio e a percurssão meio cacofônica e eu me sinto inapto pra julgar. A voz do Thom no meio do 'barulho' tá mexendo comigo. "It's all right/It's all wrong/It's all right"
Essa orquestração de Faust Arp tá pegando aqui, entrando no meio de fininho, enquanto o Thom diz "I'm stuck/stuck/stuck" e eu acho que vou começar a chorar se ouvir essa música de novo. Eles não sabem o que é errar, pelo jeito.
Ok, ser chato: não gostei tanto da voz do Thom nessa, mas talvez seja culpa do meu som. Acho que no começo essa não me atrai tanto, mas aí tem aquele momento silencioso com o Thom cantando sozinho e eu consigo sentir o arrepio subindo claramente pela minha espinha e isso é Especial, saca. Quando a batida volta eu não consigo pensar em mais nada.
É meio diabólico que exista uma música tão fantasmagórica e "bossa-nova" (licença poética) quanto essa. O Thom parece um fantasma lacônico dando conselhos até que tem um crescendo leve mas meio apocalíptico ("Fall off the table...") e eu meio que surto. Tem algum tipo de humor escondido nessa, não sei. "Denial, denial..."
"Hmmmmmmmmmmmmmm" resume. Acho que é a mais simples do disco, mas eu gostei do Thom variar um pouco na voz no começo dessa. Aí ela acelera e a guitarra continua genial como antes só que tudo parece juntar em uma coisa só e ela funciona como uma coisa orgânica não sei eu não sei mesmo essa música tá desafiando meus padrões de realidade, pra falar a verdade. Ela tá crescendo espantosamente em cada ouvida e não dá pra ignorar isso wtt you can feel it on your back!!!!
Videotape é o encerramento ideal pra qualquer disco que goste de ter encerramentos bons. Eu penso um pouco numa versão contida de Motion Picture Soundtrack (que por acaso é uma das minhas músicas preferidas - de todas, não só do Radiohead) e eu preciso me controlar pra não ficar emotivo ouvindo isso. "This is one for the good days..." Meio marcial, meio fúnebre, meio sei lá o quê. Martela na minha cabeça. Mephistopheles. Hm.
Além disso a bateria de todas as músicas é espantosa mas isso não quer dizer que todos os outros instrumentos não estejam monstruosos e obrigado Radiohead. Vou ouvir esse até desmaiar. Até mais.