1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem seria Tom Bombadill?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Samuel Lima, 6 Mar 2008.

1. Samuel Lima

Samuel Lima Usuário

Tenho procurado por todos os lados e nunca encontro a verdadeira natureza do misterioso Tom Bombadill.Será que pelo menos a origem dele deve-se saber não é???Vamo lá pessoal..me ajudem!!!^^

2. Guga_theOld

Guga_theOld Excluído a pedido

Texto interessante....
    :think:

Tem bastante coisa sobre ele, um artigo muito bom.

:abraco:

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Tuor

Tuor Usuário

Para mim Bombadil foi como um "resquício" do que Tolkien fez em O Hobbit: uma coisa mais fantasiosa, sem muita explicação, como é quase o caso de Beorn. E como não se sabe o que Tom é, as pessoas criam teorias, como se ele fosse um Ainu ou o próprio Eru. Eu prefiro não tentar descobrir, pois não descobriremos. Então, pra mim Tom Bombadil foi somente um cara legal que apareceu e depois deu tchau.

Última edição: 6 Mar 2008
  4. Éomer

Éomer Well-Known Member

Uma das coisas que mais me intriga em Tom Bombadil é o fato dele ser chamado o primeiro e sem pai. Ora, o único ser não criado que me vem na cabeça e Deus (no caso Eru). Mas acredito que Tolkien, profundamente religioso, nunca criaria uma personificação humana para Iluvatar. Outro fato intrigante é que Fruta D'Ouro, ao ser questionada por Frodo sobre quem e Tom Bombadil, responde simplesmente "ele é", conforme já falado em um artigo, muito semelhante a frase bíblica "eu sou aquele que sou", atribuida a Deus, mas a hipotese de que ele seja Eru já foi descartada. E como toda a criação vem de Eru e Bombadil é o "primeiro e sem pai" a unica explicação é que Bombadil é um ser que já existia antes da existência de Iluvatar e assim voltamos ao problema original. Na verdade nunca teremos certeza sobre "Quem é Bombadil"?

5. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Essa discução de novo? Partamos para as "Asas do Balrog"

Tom Bombadil é um ser mitico sem explicação assim como Beorn ( por mais que esse seja menos fantastico).

PS: Balrogs não tem asas crianças, lembrem-se disso.

6. Foxwulf

Foxwulf Banned

Pois é... Essa discussão cansa.

Para mim, Tom é um personagem sem explicação, sem raça, sem classe. Penso que uma vez Tolkien quis criar um personagem novo, alguém sem ligações com aquele mundo, como um personagem que pudesse escapar as regras daquele mundo.

Alguém que pudesse pegar o Um Anel sem problemas e fazer o que quiser. Livre do destino.

Eu vejo o Tom, como alguém acima de Eru, vejo o Tom como o próprio Tolkien dentro da sua obra. Se fosse um jogo de RPG, o Tom seria um mega NPC, com o qual o Tolkien iria jogar.

Pra mim é isso. Mas já tentei descobrir o que ele era, ver se ele era um maia, um vala, o próprio Eru e etc., mas vi que ele não se encaixa em nada.

Ele seria como uma anomalia, algo balançando a perfeição da obra, mas não vendo isso pelo negativo.

7. msadock

msadock Banned

Para mim, Bombadil é o criador de Eru Ilúvatar. Pode ser meio louco mas pensem: ele não foi criado por ninguém, não é ilúvatar. Só pode ser superior a Ilúvatar, Senão ele é o que, uma miragem.

Acho q Bombadil é o "personagem-enigma" de Tolkien, já q todos os outros seres não quase mistério algum. Beorn, provavelmente, é um dos "magos não maiar" da Terra-Média, ou talvez seja um dos Istari desconhecidos, pois, como já foi dito, não se sabe se "os 5 Istari" foram os únicos Maiar (obviamente sabemos q Sauron tbm é um Maiar na Terra-Média) a virem para a Terra-Média.

8. Iracema

Iracema Usuário

bem,de uma coisa eu tenho certeza:
    Ele era poderoso.
    Poderia ser um maiar?
    Um espírito superior enviado para a terra-média?
    Acho que ninguém sabe ao certo...
    8-O

9. Numenorean

Numenorean Usuário

esqueçam, há anos que nos debruçamos sobre esta questão...ele não foi feita para ter resposta, para mim esta personagem foi feita para ser moldada pelo leitor, para uns um Vala, para outro um Maia, para outros Eru, para alguns um espírito da natureza, acho que Tolkien fez esta personagam mesmo para nós leitores viajarmos sobre ela, nada mais.

10. Arcavius

Arcavius Ezio Auditore da Firenze

Tom Bombadil é o nome que Chuck Norris usava antes de começar sua carreira no cinema...

11. Samuel Lima

Samuel Lima Usuário

Essa foi boa hehe^^

12. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Como já disse Fruta D'Ouro: "Ele é" e isso basta!!!

Tom Bombadil não faz parte da Obra de Tolkien. Ele caiu em O Senhor dos Anéis de pára-quedas! O personagem já existia antes da composição do Legendarium. Era um boneco de um dos filhos de Tolkien que tinha esse nome. A parte isso, Tom era o espírito da floresta, um ser mítico do interior da Inglaterra, que fazia parte das lendas e cultura da região onde Tolkien morou!
    Ele representa a simplicidade do campo, a natural beleza da natureza (tendeu?).
    Ele não é Eru, ele não é um Ainu, ele não é nem sequer é a representação do próprio Professor dentro de seu próprio mundo.

"Ele é" e ponto!

edit.: desculpa se pareci rude, não era a intenção. Mas é que essa questão já me cansou. Existem pelo menos uns 30 tópicos aqui na Valinor pra discutir esse mesmo assunto. É pior do que Asas de Balrogs! :dente:

Última edição: 8 Mar 2008
  13. andreftm

andreftm Usuário

Na verdade, todos perguntam o que ele é, mas ninguém consegue responder porque nem mesmo o Professor explicou o que ele realmente é, e por mais que o tempo passe, perguntas como essa, ou "o que hove com Frodo, Bilbo e Gimli nas terras imortais?" jamais serão respondidas, pois nem mesmo o Professor as respondeu. Mas por hora, podemos dizer que Bombadil é um cara legal que ajudouy Frodo e os hobbits em sua jornada, pois é, vai da imaginação de cada um, então imaginem, imaginem...

14. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

eu ainda acho que tolkien quis dar um outro destino pro tom, mas o que ele começou a criar foi tão grandioso (e aqui me refiro ao enredo do senhor dos anéis) que o nosso enigmático amigo cantor e saltitante ficou de escanteio, sem uma "finalidade" definida.
    existem mil e uma teorias sobre tom bombadil, mas creio que se tolkien pudesse modificar algo, ele o tiraria de cena...
    não briguem comigo, pessoas!
    é só uma opinião! :hihihi:
    a minha... e não significa que seja a certa, ok?
    na verdade, eu precisava ler mais sobre o tom, pq ele não me chama a atenção...

15. Bê

Usuário

e q tambem nos põe a imaginar a simplicidad do campo, o respieot a natureza:superupa:

16. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Bombadil era Melquisedeque.

17. Arcavius

Se ele fosse contar sobre isso estaria vivo até hoje. Por isso são terras imortais: o que podem fazer por lá são coisas infinitas. Poderiam estar brincando de esconde-esconde desde a quarta era :dente:

18. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Só que eles já estariam mortos.

19. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Alguns acabam com a diversão e fantasia das crianças dizendo que Papai Noel não existe. Infelizmente eu ainda não atestei esse fato.

Mas Frodo, Bilbo, Gimli e Sam morreram pouco tempo depois que chegaram a Aman. E isso é fato! Desculpe se acbei com a sua fantasia e diversão! :dente:

20. Arcavius

Não perdôo:disgusti:...

Compartilhar