• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Netflix] O problema dos três corpos (Three Body Problem, 2024)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Lançado em 2008 e primeira parcela de uma trilogia [...] O Problema dos 3 Corpos é uma obra de ficção-científica densa, que envolve conceitos como os da física quântica, mecânica e ciência da computação.

Toda essa complexidade, no entanto, é diluída em uma história empolgante e com ótimos personagens, que explora questões filosóficas como o da vida extraterrestre de uma maneira muito mais racional do que costumamos ver em filmes e séries.

Esse estilo de narrativa e os temas discutidos na obra, inclusive, fizeram com que ela fosse muito comparada aos livros de Arthur C. Clarke, um mestre do sci-fi, e despertasse a curiosidade do público "hardcore" de ficção-científica, mas também de uma audiência encantada pela dimensão de sua trama.

A decisão de Ye Wenjie​

Inicialmente ambientado no final dos anos 1960, durante a Revolução Cultural Chinesa (movimento sociopolítico liderado por Mao Tsé-Tung, que tentou eliminar influências capitalistas na China), o filme segue os passo de Ye Wenjie, uma jovem astrofísica, filha de um professor de física bastante respeitado, que vê seu pai ser espancado até a morte devido as suas "ideias reacionárias".

Considerada uma traidora, a jovem passa então por um calvário, começando por um período de trabalho forçado em um grupo de construção na Mongólia e, mais tarde, como prisioneira em uma cadeia.

Todo esse caminho, no entanto, faz com que Ye Wenjie acabe indo parar na Base Costa Vermelha, um projeto misterioso do governo chinês que utiliza ondas de rádio de alta potência para propósitos desconhecidos.

Ye, que foi escolhida para trabalhar no local devido ao seu conhecimento e experiência, só aos poucos descobre o verdadeiro objetivo da iniciativa. E, empenhada na missão a que foi atribuída, acaba tomando uma decisão que irá repercutir no tempo e espaço, mudando para sempre o destino da humanidade.

[Tem mais resumo no link original, mas achei que isso aí já deixava um gostinho de curiosidade sem cansar o leitor rs... Leiam o resto clicando abaixo:]

Fonte:

Estreia dia 21 de março.


Trailer final em inglês:

Trailer final dublado (eca):
 
Preparando o maratodromo... :P
Na vibe da ficção-científica eu acabei foi de ler o Fundação há um ano atrás.

Arrumando a disposição pra ler o livro posterior.
Na dúvida se eu encaro esse primeiro como livro, se vou só na série ou se ataco os dois.

Eu estou no clima pra fazer a releitura do Duna e aí sim encarar os livros subsequentes da saga que até hoje eu não li.
 
Última edição:
Então... Como é uma trilogia grossona e tal, e é escrita por um chinês, que deve ter um foco e uma pegada diferentes do que estamos habituados, acho que a quantidade de coisas deixadas de fora e alteradas na série será bem grande — tanto mais porque é a Netflix americana adaptando, néam. Quem quiser ter a experiência completa, só mesmo com a leitura dos livros. Foram os livros que provocaram tanto burburinho e estão sendo exaltados como um fenômeno (que a Jhulha tentou ler mas achou enfadonho, enfim...).

Com tudo o que eu já tenho pra ler, e a lista só cresce, não me animo a encarar uma trilogia desse tamanho, por ora. Vou esperar pra ver com a série se ao menos um vislumbre da coisa toda me convence a repensar isso aí. :hihihi:
 
Vi a primeira temporada (maratonei tudo de uma vez - o que isso diz da minha sanidade mental fica para outros dizerem). Adorei o troço. Não sabia absolutamente nada e me surpreendi. Só quero logo as outras temporadas!

Estou curioso para saber o quão fiel a adaptação é em relação ao livro. Provavelmente algum vídeo vai aparecer sobre isso no yt nos dias que seguem. Se for mesmo bem parecido, quero ler a trilogia toda.

Sério, assistam!

É isso, vou dormir :tchau:

Edit: tava vendo aqui e parece que a série da netflix adapta algumas coisas do segundo e terceiro livro tbm (ainda mais pq os livros têm uma narrativa não linear). E spoiler: pelo que entendi, pelo pouco que li pra não estragar demais a experiência, lendo os livros ou só assistindo ao resto da série mesmo, os humanos nunca acabam encontrando os aliens... não cheguei a ler o que acontece que previne isso, mas tô ainda mais curioso agora pra ver como vão fazer isso funcionar na telinha sem decepcionar um monte de gente (provavelmente vão decepcionar mesmo se feito direito), e/ou como o desfecho acontece nos livros.
 
Última edição:
com a chuvinha de hoje e a sinusite atacada, já tenho uma série para maratonar esse final de semana.
 
Puts, um capitulo, foi só um capitulo, já sei que não vou passar do primeiro capitulo, se não termina o livro antes, :doh:agora voltou minha vontade de terminar aquilo.
A serie só nesse capitulo já mostrou que vai passar bem longe do livro, pois um personagens se transformou em vários, e vários se transformaram em um.
 
Darei uma chance à série. Terminei de ler a trilogia no ano passado.

Uma ótima sugestão para os aspectos cosmicistas na literatura e para quem gosta de ficção científica. Ele apresenta uma teoria muito diferente e interessante (e muitíssimo assustadora) da existência da vida no universo, e o motivo de nenhuma civilização alienígena ter entrado em contato conosco (referenciando o paradoxo de Fermi).

Vide, a teoria da floresta escura:


Uma das coisas mais assustadoras é a Teoria da Floresta Escura e o atual "estado" do nosso universo na Trilogia do Problema dos Três Corpos. Contém Spoilers:

O nosso universo, em seu início, possuía 10 dimensões. Isso mesmo, 10 dimensões. Tendo em vista que o autor fala que existem civilizações muitíssimo mais avançadas do que a nossa, algumas delas conseguem literalmente controlar aspectos cósmicos: elas não usam raio-laser como nos filmes, elas usam supernovas, a própria gravidade, neutrinos, a antimatéria, buracos negros, etc.

Então, o nosso atual universo com 3 dimensões seria um cadáver/morto-vivo desse universo original.

Ou seja, os fenômenos naturais cósmicos (buracos negros, supernovas, etc) que a astronomia consegue ver, as leis que regem (gravidade, energia, etc) a física e a matéria são apenas os restos/efeitos das "armas" utilizadas, há milhões e bilhões de anos atrás, entre seres alienígenas de dimensões maiores que as nossas.

Essas civilizações seriam os equivalentes aos deuses ou entidades cósmicas criadoras/destruidoras dos nossos mitos.

Tanto que existe uma civilização que mora num universo bidimensional que destroi o nosso sistema solar abrindo um portal para esse universo 2D.

Tirando o livro "Contato" de Carl Sagan, essa trilogia é a mais realista (pé no chão) para esse tipo de ideia retratada. Espero ter, na série, àqueles momentos de "Wow", "Caramba", que tive lendo a trilogia.
 
Última edição:
pois um personagens se transformou em vários, e vários se transformaram em um.
pois é, tava lendo sobre isso; e foi um troço que me desmotivou só um pouquinho a ler os livros, gostei tanto das personagens da série, e, confesso, da maior parte dela se passar em londres, que ler os livros deve me deixar com mais vontade de voltar pra série, ao invés de querer ler o livro... mas acho que é só dar um tempo e tentar engatar os livros, até pq eu esqueço fácil rs
 
pois é, tava lendo sobre isso; e foi um troço que me desmotivou só um pouquinho a ler os livros, gostei tanto das personagens da série, e, confesso, da maior parte dela se passar em londres, que ler os livros deve me deixar com mais vontade de voltar pra série, ao invés de querer ler o livro... mas acho que é só dar um tempo e tentar engatar os livros, até pq eu esqueço fácil rs
Em um único episodio foi visível a modificação, se você se apegou a algum deles, não os encontraram nos livros, os personagens dos livros são bem mais trabalhados, assim como muitos aspectos do enredo, a cena do céu foi o ápice de ódio que a serie me gerou, no livro é tão bem feito a ponto de imaginar como o personagem visualiza a pulsação que a serie me jogou aquilo e me gerou a voltando de voltar ao livro que mesmo com tanta física é muito bem escrito.
 
Em um único episodio foi visível a modificação, se você se apegou a algum deles, não os encontraram nos livros, os personagens dos livros são bem mais trabalhados, assim como muitos aspectos do enredo, a cena do céu foi o ápice de ódio que a serie me gerou, no livro é tão bem feito a ponto de imaginar como o personagem visualiza a pulsação que a serie me jogou aquilo e me gerou a voltando de voltar ao livro que mesmo com tanta física é muito bem escrito.
Dá pra entender... num livro realmente geralmente dá pra passar muito mais o interior de personagens. Eu penso, sem ter lido ainda o romance, que a série optou por uma abordagem mais de mostrar o que acontece, num jeito mais parecido com o que Villeneuve fez em Duna (o que muitos fãs ou não do livro criticam). Imagino, sim, que lendo o livro eu teria experimentado essa cena do céu de forma bem mais aprofundada, mas o que está na série me impressionou.
 
Dá pra entender... num livro realmente geralmente dá pra passar muito mais o interior de personagens. Eu penso, sem ter lido ainda o romance, que a série optou por uma abordagem mais de mostrar o que acontece, num jeito mais parecido com o que Villeneuve fez em Duna (o que muitos fãs ou não do livro criticam). Imagino, sim, que lendo o livro eu teria experimentado essa cena do céu de forma bem mais aprofundada, mas o que está na série me impressionou.
Não é sobre o interior do personagem, é que os diretores tem a mania de pegar vários personagens e transformá-lo em um, mas não é esse o caso, eles pegaram um único personagem e dividiram em vários, para ficar mais fácil de explicar as situações para o publico netflix (eu suponho, não passarei do capitulo um), que não consumiria algo no nível hard scifi como o livro e a serie chinesa é, e no meu ponto de vista isso perde muito na serie, já que ao invés de vermos os personagens sendo aprofundado na trama, iremos ver vários personagens vazios explicando o tempo todo tudo que esta acontecendo magicamente.
Por exemplo o que não gostei, foi a cena do seu piscando isso só acontece la pela metade livro e na serie já jogaram no começo.
Na serie colocaram uma personagem negro magico falando para a cientista (que está com a contagem regressiva) ir na noite seguinte, em um determinado local e lá o céu começa a piscar como se fosse um projetor com falhas.
No livro isso é um capitulo inteiro do Wang, o personagem que foi fatiado em uns 6 outros personagens na serie, passa a explicar sua teoria em uma instalação cientifica analisando a radiação gama que pulsava em uma determinada noite, essa cena é bem sem graça no livro, mas melhora quando ele consegue um óculos que ele visualiza o pulsar das ondas gama e a descrição é fantástica, mas na serie é só o céu piscando em código morse.
A cena em questão é melhor adaptada na versão chinesa, mas devido a pouco financiamento para um bom cgi a cena ficou bem paia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo