• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem são os "deuses" do RPG ?

Ya! Grande Drizzt que venceu inúmeros obstáculos! Sua lenda permanecerá nas almas dos aficcionados por FR :cerva:
 
Não só pelos aficcionados por FR, mas por qualquer um que goste de livros de fantasia... a Trilogia do Vale do Vento Gélido é indispensável...
 
O Drizzt é só uma das muitas provas da superioridade do D&D sobre outros jogos: seus personagens se tornam lendas.

O Drizzt é um drow protagonista de diversos romances escritos pelo R.A. Salvatore.

Ele é meio que o Batman de Forgotten. Assim como o Elminster é o Superman.
 
Tua ignorância denuncia tua descrença, infiel. Morra.

huahuahua. Já tinha ouvido falar no nome "Dritz", se não me engano em ... Baldurs Gate 2??

Mas nada que uma lida na wikipedia não esclareça.

Aliás, sem querer sair do assunto, mas, vocês não acham super interessante essa tal Wikipedia ? (a americana claro, que é um projeto sério - a brasileira eu passo longe). Heim?
 
Última edição:
A wikipédia é uma ferramenta excelente, mas deve ser usada com certa desconfiança em relação a determinados assuntos, já que pode ser editada por qualquer um. E, puxando prum lado mais humorístico, temos também a Desciclopédia.
 
E u Szass Tam e o doutor octopus, frio e calculista

Talvez ele seja mais o Lex Luthor. Eu gosto de pensar em Forgotten como a DC e Dragonlance como Marvel (não sei se li algo assim aqui ou em outro fórum).

E eu gosto mais de DC hehehe.

huahuahua. Já tinha ouvido falar no nome "Dritz", se não me engano em ... Baldurs Gate 2??

Mas nada que uma lida na wikipedia não esclareça.

Aliás, sem querer sair do assunto, mas, vocês não acham super interessante essa tal Wikipedia ? (a americana claro, que é um projeto sério - a brasileira eu passo longe). Heim?

Foi na Wikipedia que eu li tudo a respeito do Time of Troubles, o maior e mais catastrófico evento que já aconteceu em Forgotten. Fiquei umas horas lendo tudo a respeito, inclusive como cada deus tinha morrido.

O Wikipedia é até razoavelmente completo no que diz respeito a Forgotten. E ela serve pra essas coisas mesmo, procurar informações sobre filmes, bandas, cenários de RPG... O que não pode é querer fazer trabalho de geologia (como alguns colegas meus já fizeram) baseado no que se lê no wikipedia.
 
Talvez ele seja mais o Lex Luthor. Eu gosto de pensar em Forgotten como a DC e Dragonlance como Marvel (não sei se li algo assim aqui ou em outro fórum).

E eu gosto mais de DC hehehe.



Foi na Wikipedia que eu li tudo a respeito do Time of Troubles, o maior e mais catastrófico evento que já aconteceu em Forgotten. Fiquei umas horas lendo tudo a respeito, inclusive como cada deus tinha morrido.

O Wikipedia é até razoavelmente completo no que diz respeito a Forgotten. E ela serve pra essas coisas mesmo, procurar informações sobre filmes, bandas, cenários de RPG... O que não pode é querer fazer trabalho de geologia (como alguns colegas meus já fizeram) baseado no que se lê no wikipedia.

Opa! Barlach é do tempo dos quadrinhos Marvel, DC e outros. Eu não pude presenciar seu tempo mas por sorte meu tiu tem infinidades de quadrinhos principalmente de X-men :cerva:
 
Opa! Barlach é do tempo dos quadrinhos Marvel, DC e outros. Eu não pude presenciar seu tempo mas por sorte meu tiu tem infinidades de quadrinhos principalmente de X-men :cerva:

Que isso, esse tempo não acabou. Inclusive, tá a todo vapor atualmente, com a Crise Infinita e a Guerra Civil chegando.
 
Eu gosto de pensar em Forgotten como a DC

Eu conhecí Forgotten através de Baldurs Gate 2, nos meados de '99. Fiquei intrigado e acabei comprando o setting pra D&D3. Me decepcionei por causa de algumas coisas...

- o altíssimo clichê que permeia todo o cenário;

- o nível super-Uber high-power e high-magic;

- o excessivo grau de heroísmo, que faz parecer que só existem heróis vagando pelo mundo;

- a incrível falta de lógica interna em vários aspectos, como migratório, geopolítico, étnico, comercial, etc. que corta parte da plausibilidade do cenário;

- personagens excessivamente "endeusados" hardwired ao setting de forma que você é obrigado a aturar os mesmos e suas lendas grandiosamente exageradas (" Elminster in Hell " ) onde quer que vá;


... mas apesar disso, ainda assim o cenário tem um flavour, uma "mágica" toda especial, que captura minha imaginação e que, mesmo com todos esses pontos negativos, é um lugar de aventuras fantásticas e instigantes, que me fez jogar uma campanha, e mestrar outra, super legais. :cerva:
 
Última edição:
É, eu também tenho esses mesmos problemas com o FR, Armitage.

É por essas e por outras que eu prefiro meu Greyhawk lindo do coração. Se eu quero pirar, eu uso o meu Ptolus, que é mais fechadinho.
 
hehehe pela primeira vez na vida, acho que vou ter que elogiar Ptolus (mesmo sem ter lido de fato, apenas por reviews e discussões ).

Neste sentido (principalmente de lógica interna), Ptolus parece ser muito bem amarrado. Acho isso importante porque isso aumenta a plausibilidade do cenário, e facilita a imersão. Tudo bem que em cenários de fantasia esse aspecto não precisa ser tão valorizado, mas putz, Forgotten Realms é tão exageradamente ilógico como um todo, que desrespeita a inteligência do jogador.

Mesmo assim eu creio que seus pontos fortes compensam esta caraterística. E por isso eu gosto de Forgotten.

É por essas e por outras que eu prefiro meu Greyhawk lindo do coração

Dá pra dar uma resumida de como é esse Grayhawk?
 
Primeiro: é Greyhawk, não Grayhawk. Mas esse é um erro comum.

Greyhawk é o cenário mais padrão de todos. É o D&D como ele é. Tudo que tem nos livros básicos da 3E é de Greyhawk. Os deuses, as magias, prestige classes....

Ele é menos surtado que o Forgotten, um pouco mais medieval. O cenário em si envolve o círculo dos 8, um grupo de magos liderado pelo Mordenkainen e eles são encarregados de manter o equilíbrio. Às vezes ajudando os "bonzinhos" e às vezes os "mauzinhos".

É um cenário bem simples. O livro é fininho e tal. Mas é meu amorzinho.:grinlove:

Ah, e tem o Vecna. MMMMMMMMHUahuahuahuahuahuahuah!
 
Interessante, Sky. Vou procurar mais a respeito (Reviews do RPGnet, e Wikipedia, basicamente).

Lembrei agora de outra característica de Forgotten que me desagrada: o amontoado de culturas da Terra que são "copiadas-e-coladas" no cenário, sem originalidade ou consideração lógica alguma - são empilhadas, embaralhadas e lançadas ao cenário, como se uma criança tivesse chutado um quebra-cabeças do mapa mundi. Até o velho mundo de Glorantha (do sistema concorrente de D&D na década de '80, Runequest ), é muito mais original e lógico internamente - consequentemente mais plausível e acreditável. Mas hey, chega de críticas a Forgotten.
 
Última edição:
Greyhawk disputa o titulo de "primeiro cenário de campanha do mundo" com o Blackmoor. É bem padrão, mas isso não chega a ser um defeito quando se trata de um cenário tão antigo. Uma pena não trazerem ele pro Brasil, como o Skywalker disse é bem simples e adorado por muitos.

Quanto ao Forgotten, bem... ele tbm é antigo e é normal que soe clichê. Seu alto grau de heroismo se dá ao fato dele ter sido o cenário que foi exaustivamente explorado e desenvolvido pela TSR ao longo dosa anos. O que se esperava de algo assim? Aliás, eu não gosto do Forgotten da terceira, se voce tiver acesso aos livros da segunda edição vai ver a diferença e ver realmente porque ele é o maior cenário de fantasia para D&D (pelo menos por enquanto). Muitas das falhas apontadas por você só foram aparecer em evidencia ou em excesso na praga da terceira edição. Eu não gosto, mas... fazer o que? é a [ironia]"evolução"[/ironia] do cenário. Nem leia a aventura City of the spider queen, ou vc cai pra trás... eu cai, é ridicula.
 
Última edição:
Apesar dos defeitos eu ainda gosto mto do Forgotten, de sua história e alguns personagens (Drizzt Rules!!!).

Tens uns livros da segunda edição em pdf no site da Wizards que são mto bons.
http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/dnd/downloads aki vc pode dar uma olhada neles.

Meus preferidos são:
The Fall of Myth Drannor (http://www.wizards.com/dnd/files/2/fr_downloads/tsr9558.zip)

Cormanthyr
(http://www.wizards.com/dnd/files/2/fr_downloads/tsr1165.zip)

E principalmente Arcane Age: Netheril--Empire of Magic (http://www.wizards.com/dnd/files/2/fr_downloads/tsr1147.zip)

XD

É legal, não é pirataria não, afinal, é do próprio site da wizards.

De FR gosto mto da história de Cormanthor e Netheril, entre outras histórias de fundo do cenário. Já o Greyhawk não conheço mto, só do pouco que joguei do jogo para PC Temple of Elemental Evil (que é mediano). O DragonLance gosto mto por história, embora para jogar nem tanto... já o Ravenloft gosto da idéia, as nunca fui tão chegado ao cenário. os outros cenários de D&D não conheço mto... eu tenho andado enferrujado.
 
Última edição:
[quote='Arcanjo[SK]De FR gosto mto da história de Cormanthor e Netheril, entre outras histórias de fundo do cenário. Já o Greyhawk não conheço mto, só do pouco que joguei do jogo para PC Temple of Elemental Evil (que é mediano). O DragonLance gosto mto por história, embora para jogar nem tanto... já o Ravenloft gosto da idéia, as nunca fui tão chegado ao cenário. os outros cenários de D&D não conheço mto... eu tenho andado enferrujado.[/quote]

Legal Arcanjo! Eu gosto de Netheril e dos impérios das guerras da coroa (são muitos por isso não lembro de todos!), e gostaria de perguntar pra vc, que já deve ter lido muito o seguinte: Me explique a história de como surgiu aquelas duas baías de Sembia, li em algum lugar que elas foram criadas por uma experiência arcana que deu errado :eek:
 
Blackmoor fica em Greyhawk. E Netheril é.... lindo. :grinlove: Se algum dia lançarem pro d20, eu compro certo!

Sim! Sim! Acho que lançando suplemento SÓ de Netheril ia dar um bom sucesso, com ótimo desenvolvimento de história, fatos importantes e muitos... mas muitos mais artefatos... :joy:
 
Acho estranho falar de falta de originalidade em Forgotten, já que ele foi quem criou todos os cliches.

E existe uma tendência dentro da Wizards de acabar em Forgotten com os personagens poderosos demais que acabam atrapalhando a história. Há boatos de que Elminster vá morrer em algum novel no futuro (e eu me pergunto como, já que ele já foi pro inferno e voltou rindo).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo