• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem são os "deuses" do RPG ?

Ae você está sendo injusto. Considerando que ele simplesmente não tinha nenhuma referência além de wargames, o trabalho dele é bom sim. Andei vendo umas coisas do Lejendary Adventures e parece que tem coisa boa sim.

Por mais que hoje o estilo dele esteja um pouco distante da maioria dos gamers, ele é co-criador de Greyhawk. Hoje temos zilhões de referências, o cara partiu quase do zero. Nesse ponto eu respeito o trabalho do cara. E anda bem ativo como empreendedor de jogos, sempre presente nas convenções.

Sim, sim. Nesse sentido eu concordo totalmente contigo. O problema foi o que ele fez depois. Ele começou a viajar na maionese legal, principalmente em Greyhawk.
 
Sim, sim. Nesse sentido eu concordo totalmente contigo. O problema foi o que ele fez depois. Ele começou a viajar na maionese legal, principalmente em Greyhawk.
Não que eu duvide, mas voce tem algum exemplo de uma dessas viagens, curiosidade mesmo. Pq depois de um tempo ele se desligou da TSR e consequentemente da linha Greyhawk.
 
Algumas aventuras que ele escreveu antes de sair da TSR e que figuram entre as mais constrangedoras EVER, como Mordenkainen's Fantastic Adventure e Isle of the Ape.
 
A lista do Taverneiro cobre bem os grandes nomes de forma geral. Porém tem umas jóias aqui e acolá que merecem destaque:



Steve Kenson, por seu aclamado Mutants & Masterminds, além de ótimos suplementos para Shadowrun, Earthdawn, Changeling, Exalted, In Nomine, Demon the Fallen, e Vampire;

David Pulver, um dos maiores criadores de suplementos futuristas e tecnológicos da indústria, incluindo Transhuman Space, Ex-Machina, Centauri Knights d20, GURPS Biotech ( além de GURPS 4º Edição).

Wolfgang Baur, McComb, e Zeb Cook (além do já mecionado Monte Cook), criadores do cenário mais intelectualmente instigante que conheço - Planescape.
 
Última edição:
Putz, podi cre, David Pulver ruleia. Reign of Steel é um pusta cenário: joguei como um mercenário rebelde com aversão à robôs e acoolatra. Bons tempos....
 
Será que tem mesmo parentesco, vai ver eles trocaram informações e um deles passou a gostar depois que o outro mostrou como era rpg. :roll::roll::roll:
 
Marcelo Cassaro :dente:












AAI!!! UUI!! AUCH!!!
Ei! Não era só um bico nas costelas?
 
O problema de Cassaro & cia foi uma arrogância e um mau gosto que imperaram sobre o Trio e seus asseclas. :think:


Era um grupo de potencial... :think:
 
É bem por aí.... o Defensores de Tóquio foi muito legal... legal tipo "Mulheres Machonas Armadas Até Os Dentes", claro.... dizem que foi criado em uma madrugada regada a ceva e pizza... o problema foi que resolveram levar ele a sério.
 
Falando sério, Cassaro/Trevisian até escrevem bem, mas quando param para fazer coisas de rpgs sai tudo decepcionante. Até que a parte de Introdução dos livros de Tormenta D20 são bem escritas, mas também é só. O resto é quase descartável....

Um dos motivos para eu atualmente não gostar do Trio é somente um: 4D&T, um aborto rpgistisco, abominação da humanidade!!!!!
 
o Defensores de Tóquio foi muito legal... legal tipo "Mulheres Machonas Armadas Até Os Dentes", claro.... dizem que foi criado em uma madrugada regada a ceva e pizza... o problema foi que resolveram levar ele a sério.
Eu adorei o primeiro Defensores de Tóquio, morri de rir. Fiquei fascinado.

Mas baixou a arrogância, e então novas edições de DT que nada tinham a ver com o espírito original do projeto.

Falando sério, Cassaro/Trevisian até escrevem bem, mas quando param para fazer coisas de rpgs sai tudo decepcionante. Até que a parte de Introdução dos livros de Tormenta D20 são bem escritas, mas também é só. O resto é quase descartável....
Na verdade, Cassaro não escreve bem. É no máximo, razoável. O problema é que ele acha que escreve.

Se ele fosse ciente dessa limitação, e procurasse se aprimorar, ou se contentasse com isso...

Mas não. Tentou voar com asas ainda sem penas.


Olha, eu gostei muito da primeira edição de Tormenta, ainda que já houvesse cheiro de pretensão. Mas eles deram um passo largo demais, e o cenário tornou-se uma aberração. Eles podem argumentar que Forgotten também é um monstro, mas é um monstro de muitos anos, com toda uma equipe especializada. E mesmo assim, há falhas.


Tormenta deveria ser mais simples. Simplicidade não significa mediocridade; é possível ser simples e eficiente.

O cenário deveria ser mais humilde. Tinha bom potencial.
 
Nesse aspecto concordo. Virou uma bagunça só.

Além do mais, sempre achei o cenário pequeno d+, vc não tem quase nada pra fazer.... pra quem tá acostumado com Faerun, ir pra Arton é até insulto.
 
Nesse aspecto concordo. Virou uma bagunça só.

Além do mais, sempre achei o cenário pequeno d+, vc não tem quase nada pra fazer.... pra quem tá acostumado com Faerun, ir pra Arton é até insulto.

Tamanho não é documento hehehehe... Ansalon, o principal continente de Krynn (Dragonlance), é um pouco maior que a Espanha... isso sem falar na cidade de Ptolus, né? heheheh
 
DragonLance é pequeno, mas te dá oportunidades doq fazer, Ptolus eu imagino q seja a mesma coisa. Tormenta não te dá muitas opções além da própria Tormenta e a horda de Goblinóides. No suplemento O Reinado até expande o cenário, mas ainda acho bem limitado.

Além do mais, comparar FR e DL a Tormenta, putz, é um insulto aos dois primeiros. Como Kbral falou, ele tinha potencial, mas foi disperdiçado.
 
Eu não comparei, nem nunca o faria. Todo mundo sabe que eu odeio Tormenta.. eu só quis dizer que o tamanho do cenário não influencia na qualidade do mesmo.
 
Tamanho não é documento hehehehe... Ansalon, o principal continente de Krynn (Dragonlance), é um pouco maior que a Espanha... isso sem falar na cidade de Ptolus, né? heheheh
Exato. O problema não é o tamanho, mas sim a competência de seus criadores.

Não que seja fácil. De fato, é absurdamente difícil, reconheço.

Mas isso não significa que eu tenha de ser concescendente com um cenário ruim.

Que eles ficassem nos quatro reinos originais do cenário, e os desenvolvessem! Mas preferiram uma enxurrada de reinozinhos medíocres e mal desenvolvidos.


O ponto forte do cenário para mim continua sendo a destruição do reino dos elfos pela Aliança dos Goblinóides. Mas é só, infelizmente. Tentaram abraçar o mundo, tentaram agradar a todos. Existe até uma ilha "africana". Que não me agradou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo