• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quais redes sociais você tem utilizado?

Quais redes sociais você tem utilizado?

  • Facebook

    Votos: 5 22,7%
  • X (ex-Twitter)

    Votos: 7 31,8%
  • TikTok

    Votos: 1 4,5%
  • Youtube

    Votos: 10 45,5%
  • Twitch

    Votos: 2 9,1%
  • Independentes (Foruns, Reddits tematicos, servidores de Discord, etc)

    Votos: 10 45,5%
  • Instagram

    Votos: 14 63,6%
  • BlueSky

    Votos: 1 4,5%

  • Total de votantes
    22

felipeocr

Usuário
Bom,

Acho que a enquete é autoexplicativa também! Quais redes sociais você tem utilizado?

Se não estiver nas opções, comentem.
 
Última edição:
Fórum é pra ter 100%, né.

Bom, tirando o Fórum, só uso YouTube.
Uso o Skoob mas não como rede social, não interajo nem sigo ninguém. É só um meio de organizar pra mim mesmo minhas leituras.
Uma época até fiz um instagram e segui uns fotógrafos que tiravam fotos de árvores. Mas aí depois de um tempinho enjoei porque é tudo igual.
 
Kkk não é uma questão de deleite, é só uma das redes mais usadas no mundo, e nem todos que a usam estão o FB ou vice-versa. :hihihi:
 
Em tempo: eu uso o YouTube, claro (quem não usa?) mas nunca consegui vê-lo como uma rede social. Pra mim, os comentários em vídeos são mais próximos das caixas de comentários num site de notícias. Mas sei lá. De repente eu o uso errado ou pela metade. Por isso não votei nele também.
 
Em tempo: eu uso o YouTube, claro (quem não usa?) mas nunca consegui vê-lo como uma rede social. Pra mim, os comentários em vídeos são mais próximos das caixas de comentários num site de notícias. Mas sei lá. De repente eu o uso errado ou pela metade. Por isso não votei nele também.

Coloquei mais pelo fato livestream, que consegue reunir uma galera, e as vezes acaba criando uma comunidade ao redor das lives mesmo.
 
Eu também achava estranho, mas parei pra pensar e considero o modelo de rede social do YouTube bem similar ao do Instagram. Em ambos as pessoas podem ou não criar conteúdo, e estão lá para consumir conteúdo dos outros. Aí tem as opções de seguir, curtir, comentar, etc. O que muda mais é o tipo e formato do conteúdo, mas o modelo é essencialmente o mesmo. Acho que por isso entra como rede social.
 
A Anica compartilhando esse texto já é quase como o Suplicy falando na renda básica universal. :timido:
(Ótimo texto, btw, só tô pegando no pé)
 
Devagarinho vou deixando o FB. Já considerei mesmo fechar a conta, não exclui-la, mas dar um tempo. Não fiz isso ainda, pq tenho muitos amigos por lá, e alguns não tão amigos a ponto de add no wpp :lol:
Ultimamente uso bastante o Instagram, os reels, e a efemeridade dos stroyes me atrai bastante.

Em tempo: eu uso o YouTube, claro (quem não usa?) mas nunca consegui vê-lo como uma rede social. Pra mim, os comentários em vídeos são mais próximos das caixas de comentários num site de notícias. Mas sei lá. De repente eu o uso errado ou pela metade. Por isso não votei nele também.
Tenho exatamente a mesma opinião.
Uso o youtube para ver algum jogo (gameplay), ou alguma dica dentro de algum jogo.
Dicas de Enem, conteúdo acadêmico, analises, interpretações, etc.
Ouvir musica, e quando estou com paciência ver analise de filme ou série.

Eu baixei o tictoc, e ficou 6 horas no meu celular, das quais usei por 40 minutos, não entendi nada, fui trabalhar e depois do trabalho eu desinstalei.

Não uso a Twitch, muita gente que joga comigo o fort usa, e sempre estou aparecendo nas jogatinas, mas não me atrai em nada, além de ter MUITA criança e jovem tóxico.
Para jogar eu uso mais o Discord. Acho uma ótima ferramenta.

Tinder conta como rede social?
 
A Anica compartilhando esse texto já é quase como o Suplicy falando na renda básica universal. :timido:
(Ótimo texto, btw, só tô pegando no pé)

hahahahahahahh né? é uma fé inabalável de que as pessoas voltarão aos fóruns e blogs, decentralizando o local onde o conteúdo é criado e as conversas acontecem. nesse momento a gente depende basicamente de facebook, google e twitter - e das regras estabelecidas por eles, já que são empresas privadas.

e vou dizer uma coisa, acho que muito do que permite a existência das fake news não é nem a falta de regra/moderação dessas empresas sobre o conteúdo postado, mas principalmente o formato de timeline. tudo se perde nesse formato, a memória é curta. repare que mesmo memes e discussões parecem retornar do nada de quando em quando como se fossem novidade. aí o sujeito mente sem nem ter medo porque tudo vai para debaixo do tapete em uma enorme timeline e ferramentas de pesquisa piores do que a da valinor quando o fabio faz atualização.

note como aqui somos chamados pelo que dizemos, mesmo 15 anos atrás - porque as postagens permanecem, porque o formato permite uma busca, mas, o principal: é possível uma contextualização do que foi dito. o fórum permite discussões menos rasas (tem coisa mais doida do que querer argumentar com limite de caracteres?), mais organizadas. eu não consigo entender o que nos levou a migrar para ambientes como esse. farmville nem era tão legal assim.

enfim, tem uns anos que estou em campanha "volte aos fóruns, escreva em um blog", mas é meio hipocritamente, porque continuo lá no twitter, quase não posto aqui e meu bró continua bró de schrödinger (até que eu atualize novamente ele está vivo e morto). =/
 
Eu até consigo ver o Youtube e por tabela Twitch, Dailymotion, Vimeo, HideOut Tv, etc apenas dentro um contexto de cumprir um papel social pelo fato que as pessoas dão curtidas, escrevem mensagens (quando isso é permitido), mas nesses lugares a minha finalidade majoritária é ver vídeos e não ficar escrevendo ou interagindo com os donos dos meus canais preferidos.

Por isso que eu não misturo isso com as redes sociais mais tradicionais que ocupam uma prateleira bem diferente, cuja essência principal é adicionar pessoas e ter mais interação, mas aí prefiro muito mais os fóruns.
 
Última edição:
Estava muito viciado no Instagram, condicionado mesmo a abrir o aplicativo por nada, várias vezes ao dia. Minha média diária de uso chegou a dar 2 horas. E eu estava particularmente incomodado com a quantidade de anúncios.

Tinha alguns perfis que eu gostava de acompanhar, mas cheguei à conclusão de que 80% do que via ali não tinha para mim o menor interesse. Inicialmente, deixei de seguir algumas centenas de perfis. E, por fim, optei por desativar a rede social por uns tempos, fazer um detox.

Estou 1 mês e meio sem Instagram e me sinto um pouco menos escravo do smartphone e com mais tempo pra fazer as coisas que gosto de fazer.

Então... atualmente, só continuo utilizando o YouTube. E o meu uso é na mesma linha do que o Fúria comentou acima. Só uso pra ouvir - mais do que ver - vídeos. Deixo lá rolando os vídeos enquanto cuido das tarefas domésticas.
 
FB tá desativado há um bom tempo. E eu não ando com vontade de reativar. Agora, o Instagram, costumo utilizar, bastante, mas pretendo dar uma parada. (Só não sei como, porque realmente gosto de ficar postando story besta lá) Sei lá. Às vezes, parece que estou no trabalho 24h por dia, porque meus alunos me seguem por lá, e não conseguem entender que eu tenho vida fora da escola.

Além disso, por mais que eu fale que é meu instagram pessoal, o fato de ter alunos lá, me trava, porque sempre tem uma piadinha envolvendo minhas preferências políticas. Estou exausta dessa merda toda. Pode ser que eu acabe desativando essa conta e, talvez, no futuro, crie uma e não aceite nenhum aluno.

Twitter ainda uso (mas está trancado, não quero interagir hahaha), mais para ver meme de House of the Dragon do que para qualquer coisa. Só converso com a Anica 🤗, com a Bel, com a Lissa, Clara e com o Bruce (ou seja, só converso no Twitter com os migos que fiz aqui no fórum hahahaha).​
 
Só venho pra ressaltar como estou feliz de poder entrar no Youtube usando o navegador Brave. Bloqueia bem aqueles anúncios que são o maior estraga prazer da rede e consigo ver e ouvir por várias horas seguidas.

Como não entro nessas redes, se tem esquema semelhante de anúncios como do YT, acredito que deva funcionar bem neles também.
 
FB tá desativado há um bom tempo. E eu não ando com vontade de reativar. Agora, o Instagram, costumo utilizar, bastante, mas pretendo dar uma parada. (Só não sei como, porque realmente gosto de ficar postando story besta lá) Sei lá. Às vezes, parece que estou no trabalho 24h por dia, porque meus alunos me seguem por lá, e não conseguem entender que eu tenho vida fora da escola.

Além disso, por mais que eu fale que é meu instagram pessoal, o fato de ter alunos lá, me trava, porque sempre tem uma piadinha envolvendo minhas preferências políticas. Estou exausta dessa merda toda. Pode ser que eu acabe desativando essa conta e, talvez, no futuro, crie uma e não aceite nenhum aluno.

Twitter ainda uso (mas está trancado, não quero interagir hahaha), mais para ver meme de House of the Dragon do que para qualquer coisa. Só converso com a Anica 🤗, com a Bel, com a Lissa, Clara e com o Bruce (ou seja, só converso no Twitter com os migos que fiz aqui no fórum hahahaha).​

Nossa, @Melian . Na real, mesmo que não saia do Instagram, acho mesmo que você devia tirar os seus alunos da jogada, como você comentou. Pensar que eles são seus alunos, são parte do seu trabalho, não são seus amigos, por mais que você tenha algum carinho com Fulano ou Beltrano. Acaba que já nos expomos muito nesses espaços, mas é uma forma de resguardar a sua vida privada. Quando eu dava aula e ainda utilizava o Facebook, não aceitava solicitação de amizade de alunos.

Só venho pra ressaltar como estou feliz de poder entrar no Youtube usando o navegador Brave. Bloqueia bem aqueles anúncios que são o maior estraga prazer da rede e consigo ver e ouvir por várias horas seguidas.

Como não entro nessas redes, se tem esquema semelhante de anúncios como do YT, acredito que deva funcionar bem neles também.

Não conhecia esse navegador. Em relação ao YT, eu assino o Youtube Premium. Então ali os anúncios não são um problema. :think:
 
Além disso, por mais que eu fale que é meu instagram pessoal, o fato de ter alunos lá, me trava, porque sempre tem uma piadinha envolvendo minhas preferências políticas. Estou exausta dessa merda toda. Pode ser que eu acabe desativando essa conta e, talvez, no futuro, crie uma e não aceite nenhum aluno.​
Uma ideia é a criação de uma segunda conta, onde você só vai aceitar os amigos mesmo e aí ficar mais nessa e deixar a que tem os alunos no abandono.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo