• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Olá, alguem poderia me dizer se há alguma regra quanto à silaba tônica? tipo, quando uma palavra eh oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
 
Olá, alguem poderia me dizer se há alguma regra quanto à silaba tônica? tipo, quando uma palavra eh oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
Há a regra sim, que vale tanto para o quenya quanto para o sindarin:

1. Não há oxítonas (exceção: avá "não!" e, evidentemente, palavras de uma única sílaba);

2. Se a penúltima sílaba possuir uma vogal longa (á, é, í, ó, ú), um ditongo (ai, au, ei, iu, oi...) ou um encontro de consoantes com sons distintos (nd, mb, ld... - th não), ela será tônica -> palavra paroxítona;

3. Em qualquer outro caso, a tonicidade passará para a antipenúltima sílaba -> palavra proparoxítona.

Acho que é só isso. =]
 
Última edição:
Alguém pode me dizer se esta é a pronúncia certa de dúnedain:

pronúncia - dún-edáin

Esse a fala aberto ou normal; e o u?


Se eu estiver viajando, me digam, porque, realmente, não sei nada de Quenya ou Sindarin.
 
Acho que o a é sempre aberto, Estrela.
E atente que isso é um hiato: à-in e não um ditongo.
 
Negativo, Sr. Varatar! -ai- é e sempre será um ditongo tanto em Quenya Quanto em Sindarin!

A dona Estrela Branca pode separar as sílabas desta forma: dú.ne.dain, e a sílaba tônica é .

Outra coisa: não nasalize nem o E, nem o A, nem o I. Não existe vogais com som nasal no Sindarin, somente as de som puro, não importa qual consoante venha antes ou depois. Pense em como os italianos pronunciam palavras como ebraico e tente pronunciar as vogais da mesma maneira.


Tenn' enomentielva!
 
Negativo, Sr. Varatar! -ai- é e sempre será um ditongo tanto em Quenya Quanto em Sindarin!

A dona Estrela Branca pode separar as sílabas desta forma: dú.ne.dain, e a sílaba tônica é .

Outra coisa: não nasalize nem o E, nem o A, nem o I. Não existe vogais com som nasal no Sindarin, somente as de som puro, não importa qual consoante venha antes ou depois. Pense em como os italianos pronunciam palavras como ebraico e tente pronunciar as vogais da mesma maneira.


Tenn' enomentielva!

Muito bem, entendi. E o edain sozinho é e.dain ou é de outra forma?
 
Sim, só lembrando de tudo que o Slicer escreveu, o "ai" deve se pronunciado intacto, o "i" não deve ser nasalizado. A sílaba tônica é E.dain.

Espero ter ajudado.
 
Fica um pouquinho difícil saber, porque não estamos falando, e sim, escrevendo, mas ajudou sim :joinha:. Hantalë.
 
Ajudando um pouco para que ela encontre direitinho: Resumo do Curso de Quenya: Lição 1. É aí que você encontra a informação da pronúncia.

Obrigado, Istimo! Infelizmente ele ainda nem está completo nem o mais dinâmico possível. Em alguns testes "comendo a comida do meu próprio cachorro" como se diz, percebi que era infinitamente complicado encontrar o que eu quero rapidamente no blog, uma coisa que eu jurei que não iria permitir que acontecesse! :( Assim que encontrar um tempinho eu planejo modificar meu template para facilitar a navegação.
 
Não preciso dizer isso, vocês dois e o Aracáno já perceberam, mas digo mesmos assim: sou meio lento para "pegar" as coisas, acho que nem desenho resolve meu caso8-O.

Vou abusar da cortês paciência de vocês, mais uma vez, (se me permitem, também no próximo bilhão de vezes que certamente precisarei de tão bem vinda experiência).

É sincero, não é puxação de saco hehehehehe:lol:

Rasgação de seda à parte, as dúvidas:

dú.ne.dain Outra coisa: não nasalize nem o E, nem o A, nem o I. Não existe vogais com som nasal no Sindarin

E como fica o n? Pronuncia separado mesmos??????

Também de aplica ao Quenya???
 
Não sei como ser claro apenas escrevendo, mas o que Slicer quis dizer é que a pronúncia do a, do e e do i devem ser claras, jamais um -e- nasal, como em mente, o -e final é quase perdido, se torna como um -i, e em quenya deve-se dizer as vogais perfeitamente, sendo assim, o -n do fim seria dito como dÚnedain, o som de man, por exemplo, um -n final "normal", como em nossa língua também, atentando-se apenas para não nasalizar as vogais e para pronúncia do ditongo -ai-.
Sei que estou sendo análogo demais, mas creio que com esses exemplos seja útil.
 
Última edição:
Não sei como ser claro apenas escrevendo, mas o que Slicer quis dizer é que a pronúncia do a, do e e do i devem ser claras, jamais um -e- nasal, como em mente, o -e final é quase perdido, se torna como um -i

O "e" final em "mente" não é nasal. Ele é reduzido para , e isso não deve acontecer em Quenya, mas não é nasal. Já o primeiro "e" em "mente" é nasal, mas se "mente" fosse uma palavra em Quenya, deveria ser pronunciada sem a nasalização.
 
mas se "mente" fosse uma palavra em Quenya, deveria ser pronunciada sem a nasalização.

Isso quer dizer que deveria se pronunciar algo como me.n.te (desculpe foi a melhor representação que consegui).

Este assunto me gerou outra indagação:

Nos encontros do n, como em nt, nd, por exemplo, o n dever ser pronunciado como o m em Amnesia ou Mnemose, ou seja, um som que se inicia no m e termina no n. Nos casos citado, sons "começando" com o n e terminando como ou t e d, respectivamente, sem nasalizar (palavrinha estranha:blah:) a vogal anterior?

Espero ter sido claro.
 
Isso quer dizer que deveria se pronunciar algo como me.n.te (desculpe foi a melhor representação que consegui).
Ele deve ter querido dizer exatamente isso. De qualquer forma, sua conclusão está correta.

Este assunto me gerou outra indagação:

Nos encontros do n, como em nt, nd, por exemplo, o n dever ser pronunciado como o m em Amnesia ou Mnemose, ou seja, um som que se inicia no m e termina no n. Nos casos citado, sons "começando" com o n e terminando como ou t e d, respectivamente, sem nasalizar (palavrinha estranha:blah:) a vogal anterior?

Espero ter sido claro.
Rapaz... eu não te entendi muito bem, mas isto deve ser suficiente: os encontros consonantais não formam um som novo: a pronúncia dos encontros consonantais é exatamente a pronúncia "pura" das consoantes que os formam - exceto nos casos ny, nw etc., em que se palatiza, labializa, algo assim; e a presença do n nunca vai nasalizar a vogal anterior.

Alguém mais entendido do assunto ou de sua pergunta pode dar uma resposta melhor. :)
 
Última edição:
Re: alguem sabe sites de pronuncia em quenya (elfico)??

Sites de Pronuncia? 8-O

Na página de downloads da Valinor você encontra o Curso de Quenya.

Na Valinor você encontra muita coisa mocinha... basta procurar mais um pouquinho.... :yep:

Você é nova por aqui não é?
Seja bem vinda!!! :joy:

e da próxima vez...cuidado pra não postar tópicos repetidos...

:abraco:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo