• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

O que convenhamos é estranho se comparado ao que tu disse antes para o Indor. A qualidade das vogais devia ser a mesma, mudando só o comprimento.
"Em quenya é e ó longos eram, quando corretamente pronunciados, como pelos eldar, mais tensos e "fechados" que as vogais curtas." (SdA 1178)
Seja lá o que Tolkien quis dizer, havia uma diferença, mesmo que a escolha do escritor é bem discutível. Contudo, é bom lembrar que não chega a ser /æ/.

Isso já está em estudo e pré-elaboração na Equipe. :mrgreen:
É muito bom saber disso. :)


Tenn' enomentielva!
 
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

E aih galera, td bom?
Eu queria saber se ny se pronuncia ni ou o y eh mudo, assim como gw (de Tengwar), qu...
Alguém pode me ajudar?
valeu!!!
 
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

E aih galera, td bom?
Eu queria saber se ny se pronuncia ni ou o y eh mudo, assim como gw (de Tengwar), qu...
Alguém pode me ajudar?
valeu!!!

Na maioria das vezes é pronunciado como o nosso "nh".
Quenya, por exemplo, seria pronunciado "Qüênha" (com o "e" fechado e enfatizado).
Se eu estiver errado, por favor, alguém me corrija.
 
Última edição:
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Na maioria das vezes é pronunciado como o nosso "nh".
Quenya, por exemplo, seria pronunciado "Qüênha" (com o "e" fechado e enfatizado).
Se eu estiver errado, por favor, alguém corrija-me.
Se não me engano é dito que só era assim nos primeiros dias do Quenya, em Valinor e possivelmente na Primeira Era; é dito que na Terceira Era (época cuja pronúncia é a que alvejamos) o /ñ/ virou /ni/ mesmo. Não tenho muita certeza. :think:
 
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Se não me engano é dito que só era assim nos primeiros dias do Quenya, em Valinor e possivelmente na Primeira Era; é dito que na Terceira Era (época cuja pronúncia é a que alvejamos) o /ñ/ virou /ni/ mesmo. Não tenho muita certeza. :think:

Bom de acordo com o Curso de Quenya do Helge:
(...) ny não é um encontro n + y, mas o mesmo som unitário que é apropriadamente representado como uma simples letra "ñ" na ortografia espanhola - como em señor (semelhante ao nosso nh)

Na verdade é uma consoante n, só que palatizada. A forma mais fácil que eu achei para demostrar o que venha a ser isso foi usando o "nh". Realmente não sabia que tinha mudado, de qualquer forma no Curso não tem nada indicando está mudança.

Apenas demostra que em algumas palavras o Ñ inicial tornou-se N normal. Todavia, está pronúncia ainda continua em palavras com as combinações "nc", onde na verdade deveria ser ñc, exemplo: "tancë", uniu, ligou.

Além disso, pelo menos aqui no Rio, não faz muita diferença. Tanto "Qüenha", quanto "Qüenia", seriam faladas da mesma forma, embora acredite que o mais correto seja "Qüenha".

Acho sinceramente que é isso, mas posso estar errado.
 
Última edição:
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Você tem razão. Confundi pelo trecho em que, no Curso, ele cita uma nota de Tolkien instruindo para a pronúncia de "Noldor" como /ñoldor/, mas depois ressalva que essa devia ser uma regra arcaica, e que n's iniciais deveriam ter de fato a pronúncia do n normal.

Todavia, está pronúncia ainda continua em palavras com as combinações "nc", onde na verdade deveria ser ñc, exemplo: "tancë", uniu, ligou.
Não só antes de [c], mas também de [g] e [qu]. :wink:

Que droga, esta deve ser a décima vez que eu tenho que me acostumar com outra pronúncia de "Quenya". :rofl: Primeiro era "kennia", depois "qüennia", depois "qüênia", agora "qüêña"! Espero, pelo menos, que desta vez seja definitivo. :lol:
 
Re: Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Não só antes de [c], mas também de [g] e [qu]. :wink:

Que droga, esta deve ser a décima vez que eu tenho que me acostumar com outra pronúncia de "Quenya". :rofl: Primeiro era "kennia", depois "qüennia", depois "qüênia", agora "qüêña"! Espero, pelo menos, que desta vez seja definitivo. :lol:

Muito bem lembrado, realmente tinha me esquecido do [g] e do [qu], valeu a ajuda.

Pois é, e se você pensar melhor o que nós poderiamos ter que falar pode ser ainda cweñña8-O , pois no meio da palavra o ny pode ser "ny", "ñ", "ññ" ou ainda "ñy", mas por convenção para tonicidade é aceito como "ñ". Ufa!
 
Estou iniciando o curso de Quenya e, simultaneamente, comecei a acompanhar os tópicos relacionados às línguas Tolkienianas.
Minha dúvida: cw pronuncia-se qü; mas há possibilidades de um encontro consonantal como qw? Se sim, qual a pronúncia?
 
Não, não é possível, veja que o [qu] é uma maneira mais bonita de escrever [cw], tente imaginar "cwenya". Uma vez que a letra [q] só aparece como parte do "dígrafo" [qu], não é possível que ocorra [**qw]. Anyway, todas são pronunciadas /qü/, de qualquer forma, o som de /qü/ era grafado com uma só tengwa, a quessë.

E um encontro como [quw], dificilmente seria possível, pois o [qu] aqui representa [cw], [**cww] ficaria um tanto estranho, não?
 
Última edição:
Pessoal,

Como ficam as seguintes pronúncias:

  • De consoantes dobradas. Ex.: "cc" em "rocco", fica como "k", "roko"?
  • De rwa, especificamente em "erundurwa".
 
Consoantes dobradas são pronunciadas de maneira mais longa.
A separação de sílabas fica e-run-dur-wa. Apenas pronuncie o W como U.


Tenn' enomentielva!
 
Consoantes dobradas são pronunciadas de maneira mais longa.
A separação de sílabas fica e-run-dur-wa. Apenas pronuncie o W como U.

Valeu! É bom vê-lo aqui.

Mas dúvidas.

Todo R, mesmo no meio da frase tem som de "RR". Ex.: Eru = Erru, ou fica eru com o som do R em coração?
 
Valeu! É bom vê-lo aqui.

Mas dúvidas.

Todo R, mesmo no meio da frase tem som de "RR". Ex.: Eru = Erru, ou fica eru com o som do R em coração?


FIO, acho que você se confundiu. TODOS os [r] em quenya tem um som vibrante, como em "coração"; sempre, tanto no início, como em Rocco ["cavalo"], como no meio / fim das palavras, como em Nórë ["terra, região"] e em Nar ["são, estão"]

Uma forma de aproximar, é tentar imitar o barulho de um carro [VRRRRRRUM]; é exatamente este [r] que queremos.

Espero ter ajudado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo