• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Re: Pronunciação do Quenya

Site eu não sei, mas nos Apêndices do SdA tem essa informação.

Eu sei disso mas o problema é que eu n tenho bem a certeza do que é Quenya e do que é Sindarím e tb n sei se é igual (mas penso que existem diferenças nas pronuncias).


<<<Editado>>>

Queria pedir a vossa opniao sobre um site chamado Tolkien e o Élfico (tenho a certeza que alguém deve conhecer).
E gostava de saber se este site os artigos das lições de Quenya estão corretos por isso se alguém souber por favor diga.

Obrigado!:cool:
 
Última edição:
Re: Pronunciação do Quenya

Eu sei disso mas o problema é que eu n tenho bem a certeza do que é Quenya e do que é Sindarím e tb n sei se é igual (mas penso que existem diferenças nas pronuncias).

Não vou afirmar, mas se não são iguais a diferença é pequena. Uma diferença, em quenya o y tem som da semivogal j (no alemão), já em sindarin esse som é o ü do alemão ou o u do francês.

Queria pedir a vossa opniao sobre um site chamado Tolkien e o Élfico (tenho a certeza que alguém deve conhecer).
E gostava de saber se este site os artigos das lições de Quenya estão corretos por isso se alguém souber por favor diga.

Obrigado!:cool:

Ele é de um dos usuários da Valinor, o Slicer. Fale com ele!
 
Apenas pera informação: "Anar caluva tielyanna" pronuncia-se, aproximadamente: ['a.nar/'ka.lu.va/ti.ελ.'λjan.na].
 
Última edição:
Ainda sobre isso, Tilion: resolvi reler o Namárië para praticar, e tive dificuldades, por exemplo, para falar (acentos indicando a pronúncia aberta) "óiólósséÓ" e "élyÉ": o e e curtos no fim das palavras, e também antes de n, como em "súrinÉn". Onde quer que se encontrem na palavra, deve-se almejar a pronúncia aberta das vogais curtas, ou é natural que elas tomem uma pronúncia mais fechada - embora, sempre, curta - em determinadas situações?
@Tilion, resgatando esse post antigo, porque passou batido na época e eu continuo com esse incômodo na pronúncia do élfico desde a 2ª edição do Curso de Quenya. Deve-se almejar a pronúncia levemente aberta das vogais curtas e e o (como em "queda" e "corda"), mas a pronúncia fechada, sem prolongar, também não seria considerada errado, seria? Tomo como exemplo a recitação do Namárië pelo próprio Tolkien:


Em vários momentos ele cai num "ê" ou "ô" curtos.
 
Esse arquivo do Tolkien é um daqueles casos de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Mesmo ele não pronunciava ou escrevia em Tengwar tudo "perfeitamente" (tem vídeo dele errando nesse último caso também) conforme as próprias regras que tinha estipulado. Afinal, ele mesmo não tinha as cordas vocais élficas necessárias. :razz:
 
Esse arquivo do Tolkien é um daqueles casos de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Mesmo ele não pronunciava ou escrevia em Tengwar tudo "perfeitamente" (tem vídeo dele errando nesse último caso também) conforme as próprias regras que tinha estipulado. Afinal, ele mesmo não tinha as cordas vocais élficas necessárias. :razz:
Bom, então não tem pra onde correr né? :lol: A gente tem que pronunciar todas as vogais curtas de forma aberta, onde quer que apareçam na palavra.
 
Última edição:
Em tempo, a mesma regra vale para o sindarin? A pronúncia correta de Mordor, por exemplo, seria algo como "Mórdór", e não o usual "Môrdôr"? @Tilion @Slicer
 
Em tempo, a mesma regra vale para o sindarin? A pronúncia correta de Mordor, por exemplo, seria algo como "Mórdór", e não o usual "Môrdôr"? @Tilion @Slicer
Ainda mais uma dúvida sobre pronúncia: faz alguma diferença quando o acréscimo de uma desinência acaba mudando a tonicidade do radical? Explico: a pronúncia de "elen" é "E-len", mas ao se acrescentar o -dil, forma-se uma vogal seguida por duas consoantes na penúltima sílaba, o que atrai a tonicidade para ela: "E-lEn-dil". No entanto, isso me dá a impressão de descaracterizar o nome, já que o "elen" em sua pronúncia correta desaparece na entonação da palavra inteira. Será que não deveríamos pronunciar "E-len-dil", para se enfatizar o "Elen"? Tô viajando demais? :dente: @Tilion @Slicer
 
Como assim? A regra que Tolkien criou não impõe que a sílaba tônica seja a segunda em Elendil?
Sim! Meu questionamento é se, em casos como esse, seria possível que a tonicidade NÃO se deslocasse, para garantir que o radical mantivesse a sua própria. Fazendo uma viagem: será que um elfo nativo não estranharia um "elen" se tornando "el-lEn" no meio de uma construção? Tenho a impressão de que ele preferiria dizer "Elendil".
 
Bem, não sei, nunca conversei com um elfo. :dente:

Mas pensando no nosso idioma, nós também fazemos isso, mudamos a sílaba tônica de várias palavras e não estranhamos. rO-sa, ro-sÁ-rio, ro-sE-ta.
 
Fazendo uma viagem: será que um elfo nativo não estranharia um "elen" se tornando "el-lEn" no meio de uma construção?
Não, pois acentuação élfica carece de phoneticidade, como em latim; uma palavra incorrectamente accentuada lhes soaria estranha, mas um elfo comum teria, a princípio, diffìculdade pera definir a differença, porque êmphase par'elles é meramente prosódica.
 
Gente, eu estou com uma dúvida sobre hiatos e ditongos. Estava lendo o livro curso de quenya (Helge) e me deparei com a seção que explica a pronúncia dos ditongos, e nele diz que ''au'' se pronúncia como na palavra ''mau'', e ''eu'' como na palavra ''neutro''. Isso me confunde pois pela regra normal da pronúncia expressa que quando ''E'' está sem acento, ele é pronunciado aberto ''É'' (Manwé, Bérén, aulé), com a vogal ''U'' a mesma coisa; pensando nisso então ''eu'' seria ''éú'', e ''au'' seria ''aú'' (oque não ocorre na explicação). Minha hipótese seria que para ditongos e hiatos essa regras de pronúncia muda. Alguém poderia me ajudar?
 
Gente, eu estou com uma dúvida sobre hiatos e ditongos. Estava lendo o livro curso de quenya (Helge) e me deparei com a seção que explica a pronúncia dos ditongos, e nele diz que ''au'' se pronúncia como na palavra ''mau'', e ''eu'' como na palavra ''neutro''. Isso me confunde pois pela regra normal da pronúncia expressa que quando ''E'' está sem acento, ele é pronunciado aberto ''É'' (Manwé, Bérén, aulé), com a vogal ''U'' a mesma coisa; pensando nisso então ''eu'' seria ''éú'', e ''au'' seria ''aú'' (oque não ocorre na explicação). Minha hipótese seria que para ditongos e hiatos essa regras de pronúncia muda. Alguém poderia me ajudar?
Qual é a edição desse seu Curso de Quenya em que aparece esta passagem, é a 1ª ou a 2ª?

O entendimento sobre a pronúncia do [e] e [o] curtos mudou da 1ª edição para a 2ª, e lembro que os exemplos foram corrigidos para deixar bem claro que a pronúncia correta dessas vogais curtas é aberta, não fechada. Se esse exemplo "neutro" aparece na explicação dos ditongos, creio que seja um lapso da revisão. Não vejo motivo para o [e] curto ser pronunciado fechado só porque compõe um ditongo. O que acha, @Slicer?
 
Não achei nada dizendo a edição (somente o ano, que diz 2011), mas eu comprei recentemente, então é beeem provável que seja a 2ª.
 
@davizovisque primeiramente, bem vindo ao inferno da pronúncia élfica. Eu tô discutindo isso desde 2002 e até hoje não consigo deixar claro pra ninguém o assunto.

É convencionado pela comunidade que a pronúncia de qualquer e é [ɛ] e qualquer é é [eː] (clica nos caracteres para escutar áudios de exemplo). Isso foi baseado em uma frase de Tolkien dizendo que e é um som aberto (sendo que [e̞] seria um som tão válido quanto o [ɛ] neste caso).

Eu concordo? Não, não concordo. Eu sou minoria? Sim, sou minoria. Importa? Só se tu tiver preocupado em não ferir os sentimentos de um inglês morto há 47 anos e um monte de gente que não desapega dessa vontade de satisfazer defunto.

Pra facilitar a tua vida: Tolkien era um baba-ovo de italiano. Pronuncie as palavras como seriam pronunciadas por um italiano e você se sairá bem. Se não assistiu Terra Nostra quando era mais novo, então escreve a palavra no translate.google.com, coloca o idioma como "italiano", dá play no sintetizador de voz e seja feliz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo