• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Sim, de acordo com o Curso de Quenya, palavras com mais de duas sílabas (trissílabas ou polissílabas) tendem a ser paroxítonas ou proparosítonas. Se pensarmos em "Ainulindalë", verificamos que na penúltima sílaba ("da") não há uma vogal longa, nem um ditongo. Da mesma forma, a vogal é seguida apenas por uma consoante (o "l" de "lë"). Assim, a palavra é proparoxítona: AinuLINdalë.
Da mesma forma, "Eru", palavra dissílaba, pela regra seria paroxítona, com "E" tônico.
Jorge, essa resposta foi a que pergunta?
 
Puxa, Eriadan, perdoe-me!!!!!!!! Respondi a uma pergunta que está na página 1!!!!!!!! Nem havia percebido que este tópico já está na página 30! Assumo que comecei a acessar os tópicos agora, então cometi este erro crasso!!!!! Reitero: perdoe-me! Sinta-se à vontade para deletar minha resposta acima!!!!!
 
Puxa, Eriadan, perdoe-me!!!!!!!! Respondi a uma pergunta que está na página 1!!!!!!!! Nem havia percebido que este tópico já está na página 30! Assumo que comecei a acessar os tópicos agora, então cometi este erro crasso!!!!! Reitero: perdoe-me! Sinta-se à vontade para deletar minha resposta acima!!!!!

Puxa, Eriadan, perdoe-me!!!!!!!! Respondi a uma pergunta que está na página 1!!!!!!!! Nem havia percebido que este tópico já está na página 30! Assumo que comecei a acessar os tópicos agora, então cometi este erro crasso!!!!! Reitero: perdoe-me! Sinta-se à vontade para deletar minha resposta acima!!!!!
Imaginei! :lol: Mas que é isso, não tem problema não. E eu não sou moderador, não posso excluir seu tópico. Se quiser, vai em "Editar post" no rodapé do seu post, do lado direito -> Ir para modo avançado, e ali tem uma caixa para fazer a exclusão. :wink:
 
Galera, eu estava lendo os apêndices d'Senhor dos Anéis, e me deparei com isso:

TH: Representa o th surdo do inglês ''thin cloth''. No quenya falado, este som se tornara s, apesar de ainda se escrever com uma letra diferente; como em Q.Isil, S.Ithil, ''Lua''

Nesse caso, a pronúncia correta de ''Mithril'' seria ''Mis ríl'' ? E no caso de Mithrandir, ''Mis randir''?
 
Eh... alguém pode me dizer como é a pronúncia das vogais e consoantes duplas ?

Será que "Áre" se pronuncia Aare ? E "Silmarilli" como SilmarIL-li ?
 
O acento não indica a sílaba tônica - indica uma vogal longa. A duração das vogais é importante e pode mudar o significado da palavra.

Aqui está uma lista, tirada do curso de Quenya do Fauskanger, sobre como pronunciar cada vogal:
á longo: como em máquina;
a curto: como em mar;
é longo: não tem correspondente exato em Português. Mais ou menos como em medo, mas com maior duração (meedo)
e curto: como em queda;
í longo: como em incrível;
i curto: como em ilha;
ó longo: como em ônus
o curto: como em corda;
ú
longo: como em unidade;
u curto: como em uso.
 
Hum... não esclareceu ainda...

... por acaso a Língua Portuguesa tem vogais longas ???

...e quanto à nasalização? as vogais antes de n e m são nasalizadas, ou sempre abertas, como na língua helena ?

--> E ninguém respondeu a pergunta lá que fiz das consoantes longas!
 
... por acaso a Língua Portuguesa tem vogais longas ???
Sim, possui. É o caso dos exemplos que eu postei. Em máquina, por exemplo, o primeiro a e longo. Em mar o a é curto.

...e quanto à nasalização? as vogais antes de n e m são nasalizadas, ou sempre abertas, como na língua helena ?
Creio que não haja a nasalização de vogais antes de m e n.

--> E ninguém respondeu a pergunta lá que fiz das consoantes longas!
As consoantes longas são pronunciadas como as consoantes normais, só que são ligeiramente mais longas. O LL de silmarilli se pronuncia como um L um pouco mais longo.
 
Que eu saiba o português não possui vogais longas não. Em alguns lugares me parece que a junção a+a (à) acaba sendo diferenciada na fala, mas não acredito que isso ocorra em canto algum no Brasil, então fica difícil dar algum exemplo na nossa língua de vogais longas.

Mas o conceito não é pra ser difícil: quando, nos idiomas élficos, você vir uma vogal acentuada, imagine que são duas repetidas lado a lado e leia assim, que você estará próximo do correto. No seu exemplo de "áre", é aquilo mesmo, falar como se estivesse escrito "aare"; mas acredito que seja falado "num só fôlego" as duas, e não em "ondas" (separando as vogais) deu pra compreender? É pra falar os 'aa' juntinhos e bem seguidos, não do jeito que a gente fala "caatinga", por exemplo.
 
Acho que é então como uma nota musical mais longa. (Gostei da metáfora :D)

Mas ainda fiquei com uma dúvida... as vogais longas sempre serão tônicas? Existe alguma regra que envolva quase todas as "tonicidades"?

E as consoantes duplas têm a mesma ideia?

OBS: Talvez não seja da norma padrão, mas o termo "têm" eu pronuncio como se tivesse uma vogal longa.:roll:
 
Como Pronunciar Gwaihir?

Pessoal, eu gosto muito das águias e obviamente Gwaihir é uma criatura que me impressiona.
Vocês sabem qual é a forma correta de pronunciar o nome dele?
 
Última edição:
Pronunciação do Quenya

Sempre me interessei muito por línguas Tolkienas.

E a certa altura como muitos fãs de Tolkien desejei tentar aprender Quenya ou Sindarim. Optei por tentar aprender Quenya por ser a língua que mais me cativava.
Pesquisei na internet e encontrei um site que considerei adequado para estudar Quenya, no entanto por curiosidade pesquisei mais e encontrei outros sites que se dedicavam a tentar dar noções de Quenya aos seus leitores, no entanto nessa altura encontrei um grave problema, a pronunciação.
A pronunciação das letras, sufixos, prefixos,ditongos etc... mudava de site pra site.

Por isso peço a vossa opniao e peço tb que me orientem e possam me dizer a direção certa a tomar.
Podem deixar abaixo sites onde se possa aprender Quenya corretamente e as pronunciações.

Se deixei este tópico na área incorreta ou ja existe um topico sobre isto peço que me informem!

Obrigado 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo