• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

pergunta besta sobre a TM

Reparem nesse mapa

normal_mpsi6.jpg


Não é parecido demais com a Europa e Africa? Com certeza Tolkien desenhou para parecer real! :D :D

Todo mundo aqui comece a história da formação dos continentes né? Placas tectônicas que se separaram (blá blá blá). Os mapas que Tolkien desenhou são muito parecidos com o que a Terra era antes dessas placas de separarem. Na cronologia, as Eras da Terra Médias seguem os milênios dessa separação das placas até a Terra se tornar quase parecida com o que é hoje em dia!

Peguem os mapas aqui na Valinor e dêem uma olhadinha! Depois leiam sobre o desenvolvimento do planeta e vocês vão pirar nas semelhanças!

http://www.valinor.com.br/gallery/thumbnails.php?album=59
 
Foi o Tolkien que desenhou esse mapa aí? :eek: :mrgreen:

E em umas das Letters, diz que Tolkien pretendia que a Terra-Média fosse a Europa mesmo... por isso não tem muita coincidência. :wink:
Isso eu li no "Explicando Tolkien" do Ronald Kyrmse... tem uma série de coisas bem interessantes nesse livro.
 
Tem uma carta de tolkien aki na Valinor falando sobre isso. Mas tô com mó preguiça de procurar... :mrgreen: :mrgreen:
Mas olha só, é a carta 183. Vou transcrever um pequeno trecho dela que eu tinha imprimido. Tolkien diz:
"A terra-média (Middle earth) não é um mundo imaginário(...). O teatro do meu conto é esta terra, na qual nós vivemos agora, mas o período histórico é imaginário. Os elementos essenciais daquela residência estão todos lá (no caso para os habitantes do noroeste da Europa), então naturalmente parece familiar, mesmo que um pouco glorificado pelo encanto da distância no tempo."
Muito show... agora eu lembro de ter lido no livro algo como "estamos no ano de 1300 e alguma coisa"... mas se foi há mais de 7000 anos atrás num tinha uma contagem de anos a partir de Cristo, então eles estavam contando esses 1300 a partir do que ? da criação e Arda ?
Quanto ao tempo, é o seguinte: Cada vez que começava uma era nova em Arda (ou na Terra-média), o calendário zerava. Se for o ano 1300 da primeira era, por exemplo, é porque foi contado desde que o sol nasceu a primeira vez (eu acho). Se for da terceira era, é porque começou a ser contado no ano em que Gil-galad e Elendil venceram Salron na Última aliança entre elfos e homens.
 
Exato, e Valinor era onde fica a América
Naum acho isso. Valinor foi tirada dos círculos do mundo depois da revolta de Númenor. Também já cheguei a pensar a mesma coisa que você mas, depois que li o Silmarilion, vi que naum tinha a mínima condição de Valinor ser qa América. Valinor foi retirada de Arda.

Mas, vamos sonhar um pouco: Se Valinor fosse mesmo a América, Fernando de noronha dava muito bem pra ser Eressëa, não é mesmo? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Eu acredito q ele se baseou aki na terra, pq é impossível ter existido aquela forma de vida 13.000 anos atrás :? ... Ele pode ter se baseado por aki, assim como se inspirou na cultura cristã ( Erú=Deus, Valar= Arcanjos, acho q eh isso msm :o?: ),e tbm na mitologia nórdica, já q o universo era tido como uma árvore, na copa viviam os deuses e tal, nas raizes era um tipo de inferno se não me engano, e o caule da árvore era chamado de terra média, o local onde os homens, elfos viviam...
 
A Terra do Sol é a América, Terra-média = Eurasia (Europa + Asia) e Harad = África...

Eu vi em algum lugar q a gente estaria na 6º ou 7º Era do Sol...
E as eras do sol terminavam quando uma grande sombra era derrotada. Ex. 1º Era do Sol acaba com a derrota de Morgoth, a 2º era com a derrota de Sauron e a 3º era com a derrota de Sauron denovo...
 
Ei gente vcs viram aquele mapa? é igual como a gente vê em geografia... tá lá a américa, a eurásia e tudo :mrgreen: e vamos pensar num negócio... no fundo no fundo se tivesse mesmo existido o mundo de Tolkien não teria mudado nada, pq os problemas do mundo sempre começam na Europa :lol: , e num é? rs*
ah mas que besteira... :D
E amam nada tem haver com a américa ow, olha o tamanho da américa, e todos os mapas de amam sao bem diferentes... e pra mim amam parece uma espécie de céu sei lá... eles taum tudo numa *outra dimensão* só olhando nós pobres mortais :eek: rs* entom nós vivemos na Arda ainda :obiggraz: (claro se Sda e talz fosse de verdade)
no final o Mestre Tolkien que viveu em épocas tão tristes (guerras mundiais) trouxe pra gente um mundo que nos faz acreditar de alguma forma que nossos ancestrais eram pessoas de honra e poder... e isso é muito bom! não importa qual o significado que as obras tinham para o Mestre, só sei que na mente de cada um se formou um significado diferente que nos move de alguma forma...

Beijos a Todos! E fiquem com Deus...

Com licencinha! *saindo de fininho depois de abrir o bocão e falar isso tudo :mrgreen: *
 
hehe putz esse tópico me esplicou bastante coisa sore os períodos... agora se estamos na sexta ou sétima era do sol, qual foi o marco da quarta, da quinta e, possivelmente, da sexta ?
 
O, vendo tudo isso ai da pra se perguntar se a Atlantida, o continente perdido, nao seria Numenor, pois ambos submergiram...
 
Númenor ser a atlântida? puxa isso é meio rídiculo mas até que a história é bem parecida rs* :mrgreen:
Ai, mas não vamos flutuar muito na idéia... senão a gente vai parar lá na lua de tanta besteira... :lol:
Mas se tiver isso servido de inspiração pro mestre? :eek:
ai esqueçam esqueçam e nem respondam essa minha pergunta, senão esse tópico vai looooonnngggggeeeee..... 8O
 
1lus1on disse:
hehe putz esse tópico me esplicou bastante coisa sore os períodos... agora se estamos na sexta ou sétima era do sol, qual foi o marco da quarta, da quinta e, possivelmente, da sexta ?

Bem, eu já li algumas teorias de que o marco do fim da quarta era é o dilúvio bíblico, o da quinta é a vida e morte de Jesus e o da sexta era seria a Segunda Guerra Mundial e a derrota de Hitler. Mas são só especulações, eu acho...
 
O Ronald Kyrmse faz uma especulação com relação a quanto tempo atrás existiu a terra média.
Segundo ele, a terceira era acabou com a guerra do Anel e como as eras tinha aproximadamente 3 mil anos, a quarta era termina com o dilúvio e a Arca de noé, a quinta era termina com o nascimento de cristo, a sexta era termina com a segunda guerra mundial(ok, uma era menor, mas a tendencia do desenvolvimento humano pode 'encurtar' as eras) e hj estamos na sétima era, era das máquinas, segundo o próprio professor.
 
Quando Tolkien criou Arda, ele estava querendo escrever sobre o nosso passado, longinquos anos atras. Provavelmente ele tenha ignorado a existencia dos Homo Erectus e seus antecedentes, começando os nossos anos logo após a queda da Era de Ouro grega ou algo do tipo.
Ronald Kyrmse, em seu novo livro, fez uma comparação da geografia da Terra Média com a geografia da Europa, se baseando nos rios e nos escritos deixados por Tolkien.
Então, SIM, a TM é a Europa em um passado muitíssimo distante.

O estudo de Ktrmse pode ser conferido através do site:
http://www.geocities.com/otsoandor/WasM-eE.htm

Faerum
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo