• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que teria acontecido?

Com certeza ia mudar muita coisa sim.
Mas o fato de gandalf lutar sozinho com um balrog num ia mudar em nada, pq se não me engano tolkien depois de um tempo diz que um elfo não seria capaz de abater um balrog, ao contrario do q acontece no silma.
Corrijam-me se estiver errado.
gostaria de saber como? pq se ele mata no silma, pq e de q forma um elfo como Glorfindel perde poderes???
 
Especulaçoes, especulaçoes, especulaçoes... :mrgreen:

Bem, tudo poderia mudar com a saida de Pipin e Merry........... Poderia acarretar que o anel nao fosse destruido... Tudo mudaria... Tudo mesmo...

É meio impossivel tentar adivinhar o que aconteceria... A unica coisa logica é que tudo teria sido diferente :wink:
 
gostaria de saber como? pq se ele mata no silma, pq e de q forma um elfo como Glorfindel perde poderes???

Não esqueça que quem editou o silma foi o C.Tolkien.
Parece-me que tolkien não via os balrogs como maia em si na epoca em que ele escreveu essas partes do silma, depois ele mudou esse conceito.
É fato que nenhum elfo poderia matar um Maia que estivesse encarnado em um Faná.
Por isso que gandalf diz aos outros que seria impossivel para eles lutar contra um balrog !!

Mas ai é que ta... não tenho 100% de certeza dessa informação, se alguem puter endoça-la eu agradeceria. Mas se eu estiver errado corrijam-me.
 
tolkien depois de um tempo diz que um elfo não seria capaz de abater um balrog, ao contrario do q acontece no silma.
Corrijam-me se estiver errado.
Acho que é isso mesmo, na primeira era do mundo os elfos eram muito mais poderosos que na terceira era, na terceira era nenhum elfo ia dar cabo de um balrog, pelo menos nao sozinho!
 
Acho que é isso mesmo, na primeira era do mundo os elfos eram muito mais poderosos que na terceira era, na terceira era nenhum elfo ia dar cabo de um balrog, pelo menos nao sozinho!

Concerteza. O poderio elfico diminuiu concideravelmente, e poder dos elfos diminuiu junto. Acho q o que ele quis dizer q na terceira era nenhum elfo tinha poder suficiente, mas antigamente poderia sim.

O Fingolfin dava conta de um tranquilamente!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Não é nem tanto só por isso.

É claro que isso influencia; no próprio Silmarillion diz que os Noldor eram os mais poderosos dos elfos, e logo que eles retornaram de Aman, a Luz de Valinor ainda brilhava nos olhos deles.

Mas todos os elfos que mataram balrogs o fizeram em momentos excepcionais; de sacrifício, quando alguém acaba se tornando maior em virtude de seu feito.

Existem casos em que balrogs não foram mortos mas que poderiam ter sido se a situação fosse diferente. Fingon contra Gothmog na Nirnaeth, por exemplo; ele perdeu porque foi atacado por trás por outro balrog; se isso não tivesse acontecido, talvez Fingon tivesse matado Gothmog ali.

O exemplo maior desse caso é o de Fëanor; o cara lutou não contra um, nem dois, mas contra oS balrogs de Angband, que naquela época perfazia cerca de 7 indivíduos (segundo uma nota do Tolkien em algum de seus textos); ou seja, Fëanor lutou sem cansar e sem se importar com ferimentos contra 7 Balrogs, Gothmog, Capitão de Angband, entre eles. Ainda assim, foi num momento excepcional de Fëanor, mesmo Fëanor sendo quem era, o mais poderoso dos Filhos de Ilúvatar em todas as partes do corpo e da mente. Ou seja, os grandes elfos do passado conseguiam confrontar os balrogs sim, mas era custoso demais, e a vitória só veio em momentos excepcionais desses elfos, que acabaram por também morrer na empresa.
 
Entao! "Os Grandes Elfos do passado"! No "futuro" ate existiam grandes elfos, mas seus poderes em bem menor que antigamente. :wink:
 
tah mas se trata de um elfo do passado!!! Glorfindel... o mesmo q jah matou um balrog!!! tdu bem linhagens posteriores irem se enfraquecendo... mas nao os antigos como Galadriel e Glorfindel, por exemplo... Me expliquem como um elfo perde poder??? Acho q nao...

Nao imagino Elrond, Cirdan, Galadriel e Glorfindel como elfos enfraquecidos...
 
Eu vejo... O poder deles se foi junto com as grandes comunidades elficas, q migraram para o Oeste. Alguns ficaram, e minguaram pois nao tinham mais o convivio com muitos elfos, e nem viviam como antes. Com comunidades grandes e o poder elfico reinando em "Arda".

Esse é meu ponto de vista...
 
Eu vejo... O poder deles se foi junto com as grandes comunidades elficas, q migraram para o Oeste. Alguns ficaram, e minguaram pois nao tinham mais o convivio com muitos elfos, e nem viviam como antes. Com comunidades grandes e o poder elfico reinando em "Arda".

Esse é meu ponto de vista...
sim tudo bem... mas tipo eu nao acho q o poder individual de um elfo eh determinado pela comunidade q esta ao seu redor... ateh pq se formos ver quem era noldor fikou na Tm pois nao podia voltar... logo esse exodo nao foi tao grande assim... e o poder "comunitario" continuou em Imladris e Lothorien... claro.. tamo partindo pra questoes de opiniao... :wink:
 
Peraí peraí, vamo com calma... Não dá pra ter certeza se o Golrfindel de Valfenda é o mesmo de Gondolin. Essa é umas das grandes dúvidas da obra, juntamente com as sobre Tom Bombadil e as Asas dos Balrogs.

E matar um maia encarnado num fána não era impossível, mas como disse o Fëaruin, era algo muito custoso, e geralmente o custo disso era a própria vida do matador. Foi assim com todos os elfos que mataram Balrogs.
 
Se Glorfindel estivesse na comitiva... seria mais difícil de alcançar o objetivo!!!
Se o cara era tudo q o povo fala, ia ser meio difícil um grupo de tão poderosos guerreiros se aproximar de Mordor sem chamar a atenção resultado :mrgreen: ia tudo por àgua a baixo, claro que se ele ficasse atrapalhando o Balrog de Moria no lugar de GAndalf é outra história, mesmo que ele Ñ matasse o bicho ia machucar bem, ñ tem problema q p/ isso ele fosse p/ Valinor sem barco desde que o bicho resolvesse ficar queto lá esperando p/ pegar a galera na volta :lol:
Mais uma possibilidade: ele ñ troca de lugar c/ GAndalf em Moria pq depois do que aconteceu em Gondolin ele pegou fobia de Balrog, ou se ñ for o mesmo, tem fobia por causa da história que ele ouviu qndo era pqno, então ele passa a liderar o grupo no LUgar de Aragor (versão original) e diferente do nosso bravo guerreiro Salva BOromir dos orcs só p/ dar umas borduadas nele a hr que descobrir oq aconteceu c/ Frodo, Boromir fica Furioso, se deixa levar pelo orgulho e tenta matar o bicho :grinlove: era uma vez Boromir, morreu =.Claro que a essa altura já caiu nos ouvidos de Sauron a presença do dito cujo do elfo e manda os nazgul alados p/ o outro lado do rio, aí aquelas montarias estranhas deles fzem a festa c/ já que se pode escolher carne de anão, elfo(légolas)ou mortais essa ultima em vários tamanhos, e Pipin que só foi descoberto na entrada de Moria, quando foram descer as bagagens do ponei e descobriram q ele estava em um dos sacos é o primeiro a rodar, claro que além do nazgul iriam umas dezenas de centenas de orcs

Essa é a coisa mais lógia que aconteceria exatamente por isso q ele ñ foi ou Tolkien teria que mudar completamente o enredo mas no que a gente conhe seria um desastre +- assim

Essa questão de elfo perder poder é +- simples os elfos jovens ñ têm o conhecimento que os elfos "do passado" tiveram ascesso e os elfos antigos estão mais fracos por causa do peso de todos os anos vividos na TM q p/ eles poderia chegar ao ponto de desistir de viver, se o Glorfindel de VAlfenda e o de Gondolin forem realmente o mesmo então ele estaria mais fraco + ñ desistiria da vida ou iria p/ Aman pq tinha um objetivo, mesmo que esse objetivo parecesse muito longe de se concluir +- como um assalariado que sonha c/ a casa propria, sabe q é quase impossível, já nem fz muito esforço pela coisa mas tbm ñ desiste :mrgreen:
 
Peraí peraí, vamo com calma... Não dá pra ter certeza se o Golrfindel de Valfenda é o mesmo de Gondolin. Essa é umas das grandes dúvidas da obra, juntamente com as sobre Tom Bombadil e as Asas dos Balrogs.

E matar um maia encarnado num fána não era impossível, mas como disse o Fëaruin, era algo muito custoso, e geralmente o custo disso era a própria vida do matador. Foi assim com todos os elfos que mataram Balrogs.


sim mas eu suponho q seja o mesmo... e tbem levo em consideraçao q ele poderia morrer de novo caso enfrentasse o balrog...

Essa questão de elfo perder poder é +- simples os elfos jovens ñ têm o conhecimento que os elfos "do passado" tiveram ascesso e os elfos antigos estão mais fracos por causa do peso de todos os anos vividos na TM q p/ eles poderia chegar ao ponto de desistir de viver, se o Glorfindel de VAlfenda e o de Gondolin forem realmente o mesmo então ele estaria mais fraco + ñ desistiria da vida ou iria p/ Aman pq tinha um objetivo, mesmo que esse objetivo parecesse muito longe de se concluir +- como um assalariado que sonha c/ a casa propria, sabe q é quase impossível, já nem fz muito esforço pela coisa mas tbm ñ desiste

sim, mas eu citei elfos q estao por ai desde os dias antigos... estes nao perdem poderes suponho... tdu bem q as futuras linhagens tendessem a sair "mais fracas"... embora tbem seja discutivel...
 
Acho que ahistoria ficou bem assim por que mais moral que dois hobbits e os Ents derrubando Isengard e outros dois destruindo o anel do poder ta muito bom.
 
como seria a história sem um dos hobbits.... ?

Sem ele o encontro e conversa com os ents seria diferente. Peregrin Tûk não iria provar a coragem de um hobbit do Condado (como acontece no RdR na conversa com Gandalf).

Não iria acontecer o problema com o esqueleto em Moria e muitas outras coisas que esse Tûk tolo fez não iriam acontecer... Mas por outro lado Glorfindel poderia ser pior ou melhor... Bom, a história já foi feita, e isso não vai acontecer... :wink:


8-)
 
Sem ele o encontro e conversa com os ents seria diferente. Peregrin Tûk não iria provar a coragem de um hobbit do Condado (como acontece no RdR na conversa com Gandalf).

Não iria acontecer o problema com o esqueleto em Moria e muitas outras coisas que esse Tûk tolo fez não iriam acontecer... Mas por outro lado Glorfindel poderia ser pior ou melhor... Bom, a história já foi feita, e isso não vai acontecer...

como assim pior ou melhor????

estamos trabalhando com suposiçoes aqui meu caro... hehehe fas q qdu nao tem o q pensar ficam pensando e se isso e se aquilo... na minha opiniao uma perspectiva muito, mas muito interessante... :roll: eh assim q podem surgir as grandes discussoes...
 
Ele poderia sucumbir ao poder, quanto resistir e ajudar Frodo, é isso que poderia acontecer.

E eu se da importancia que tem imaginar como seria sem ou com sem ele... :wink:
 
Ele poderia sucumbir ao poder, quanto resistir e ajudar Frodo, é isso que poderia acontecer.
bom seria muito dificil... se eh q o glorfindel em questao eh o mesmo q matou o balrog... dele ser corrompido pelo poder do um facilmente... sendo um elfo de primeira...

E eu se da importancia que tem imaginar como seria sem ou com sem ele...

o q???? vc estah insinuando q este topico eh inutil???? :lol: :lol: :lol: :lol: Claro q nao Cachopardo!!!! eh muito importante para tdos :mrgreen: :obiggraz: eu por exemplo gostei tanto dele q jah postei aqui varias vezes! Imaginar a perspectiva de Glorfindel na comitiva eh um amplo assunto!!! e se nao gostou! procure outro! :lol: hehe :wink:
 
sim, mas eu citei elfos q estao por ai desde os dias antigos... estes nao perdem poderes suponho... tdu bem q as futuras linhagens tendessem a sair "mais fracas"... embora tbem seja discutivel...

NAo acho q seja discutível... Se os propios elfos perdiam seus poderes com a diminuiçao de suas grades comunidades (no meu ver), seus descendentes ja nasceriam em um mundo sem poder elfico...

NA minha opiniao, as novas gerações de elfos so tinham poucas vantagem sobre os homens... Pois a decadencia foi tanta, q o poder foi embora junto com as barcos para oeste...
 
Concerteza. O poderio elfico diminuiu concideravelmente, e poder dos elfos diminuiu junto. Acho q o que ele quis dizer q na terceira era nenhum elfo tinha poder suficiente, mas antigamente poderia [eliminar um balrog] sim.

Isso é logico , veja o caso de Glorfindel mesmo :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo