• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que as escolas não ensinam

A maioria nao ensina a jogar xadrez pelo menos aqui no brasil e a minha escola agora vai comecar a dar aula e mais pra frente vai ter um camp... :roll:
 
(continuando a campanha "Viu, o Pesquisar Funciona?")

Eu estive relendo Sandman e lembrei de uma coisa que há muito tempo queria colocar nesse tópico aqui mas sempre esquecia de postar (mesmo porque não estava com os Sandmen à mão...)

Está em "Entes Queridos", o texto é do Neil Gaiman (para quem nunca ouviu falar de Sandman):

O Diário de Rose Walker:

Eu estive fazendo uma lista de coisas que não ensinam na escola.

Eles não te ensinam como amar alguém.
Eles não te ensinam como ser famoso.
Eles não te ensinam como ser rico, ou como ser pobre.
Eles não te ensinam como se afastar de alguém que você não ama mais.
Eles não te ensinam como descobrir o que está se passando na cabeça de uma pessoa.
Eles não te ensinam o que dizer para alguém que está morrendo.
Eles não te ensinam nada que valha a pena saber.


Ahh... boa fase do Gaiman :grinlove:
 
Na escola eles não te ensinam muitas coisas importantes para a vida. A preocupação alí é ensinar coisas que dificilmente você usará na vida. Poucas escolas abrem a mente dos seus alunos para o mundo onde eles vivem; a maioria prefere alienar, criar futuros cidadãos ociosos.
 
Idril Nénmacil disse:
Na escola eles não te ensinam muitas coisas importantes para a vida. A preocupação alí é ensinar coisas que dificilmente você usará na vida. Poucas escolas abrem a mente dos seus alunos para o mundo onde eles vivem; a maioria prefere alienar, criar futuros cidadãos ociosos.
Então pare de estudar agora e não faça faculdade, porque nela você vai precisar da base dada na escola, mas como a escola não ensina nada que preste mesmo :roll:

Concordo que a escole pode melhorar, e muito, mas acho que falar que ela não ensina nada de útil é até risível.


Eles não te ensinam como amar alguém.
Acho que isso não se aprende com ninguém ensinando, só praticando mesmo :obiggraz:

Eles não te ensinam como ser famoso.
Ainda bem, senão todos seriam famosos e iríamos ter problemas :think:
E se ensinassem, provavelmente ia ser uma das minhas matérias mais detestadas :|

Eles não te ensinam como descobrir o que está se passando na cabeça de uma pessoa.
Acho que os homens diriam que não ensinam porque, caso a pessoa seja homem, o que se passa na cabeça dele é óbvio, e caso seja mulher, ninguém sabe :lol:


Editando:

Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto
:lol: :lol: :lol:
Minha mãe me dizia isso, só mudava um pouco as palavras: "Antes de sair querendo arrumar o mundo, que tal arrumar seu guarda-roupa?"
:lol:
 
Acho que a escola nunca serviu pra preparar ninguém pra vida. Ela serve pra te dar algum conhecimento que vai ter ajudar em vários momentos. Serve tb pra socializar, só esse convívio com outras crianças e adultos já é um preparo em tanto.

O que te prepara pra vida é a própria vida e vc mesmo, seu crescimento. Qualquer criança (tá nem todas, mas pelo menos as não mimadas) sabe que a vida é dura e que não é um passeio no parque, mas isso não quer dizer que a escola tem que ser dura e cair matando em cima só pra "preparar pra vida".

Acho que o melhor que as escola poderiam fazer é dar aulas básicas de psicologia, pelo menos no segundo grau, pq a pessoa entendendo a sua mente vai ser bem mais fácil enfrentar a vida. Hoje em dia qualquer coisinha e já tem gente entrando em depressão, achando que é o fim do mundo. Não é aula de Freud ou Jung, mas sim aquela conversa franca que alguns professores tem com os alunos hoje em dia e que podem fazer muita diferença no futuro.

[]'s
 
Rodrigo C. A. disse:
Acho que a escola nunca serviu pra preparar ninguém pra vida. Ela serve pra te dar algum conhecimento que vai ter ajudar em vários momentos. Serve tb pra socializar, só esse convívio com outras crianças e adultos já é um preparo em tanto.

O que te prepara pra vida é a própria vida e vc mesmo, seu crescimento. Qualquer criança (tá nem todas, mas pelo menos as não mimadas) sabe que a vida é dura e que não é um passeio no parque, mas isso não quer dizer que a escola tem que ser dura e cair matando em cima só pra "preparar pra vida".

Acho que o melhor que as escola poderiam fazer é dar aulas básicas de psicologia, pelo menos no segundo grau, pq a pessoa entendendo a sua mente vai ser bem mais fácil enfrentar a vida. Hoje em dia qualquer coisinha e já tem gente entrando em depressão, achando que é o fim do mundo. Não é aula de Freud ou Jung, mas sim aquela conversa franca que alguns professores tem com os alunos hoje em dia e que podem fazer muita diferença no futuro.

[]'s

Vc disse tudo! :clap:
 
Impressionante!!! 8O
Este texto é exatamente o que minha vida virou este ano,sinceramente TUDO que está escrito ali é verdade,concordo com o ponto de vista CRU.... :mrgreen:
 
Gildor disse:
Não achei o texto pessimista. Duro e sincero, mas não pessimista ou assustador.

Sincero, sim. Duro... não acho tanto. Ao menos não seria se todos tivessem os olhos abertos e os pés no chão, soubessem lidar com os outros, cuidassem de si próprios e encarassem a vida como ela é. Mas o mundo e as pessoas não são assim, Não é mesmo? :roll:
 
Bem...

que a vida não é realmente fácil, isso é fato. Mas não sei se você contar pra alguém " Olha, você vai morrer!" vai ajudar a pessoa a viver melhor.

O papel da escola é te formatar, para que você seja um cidadão condizente com sua sociedade. E meu, ela te ensina quase tudo, pq ela se torna uma micro-sociedade. Quantas injustiças, brigas, desprezo, humilhação se vê no ensino médio? Professores que prendem alunos no intervalo, professores que enrolam na hora de dar matéria e quem se ferra no vestiba é vc e não eles, panelinhas opressoras, modismo, consumismo, status... tá tudo lá. Vc só não vai ouvir um professor falando isso(na maioria das vezes) .
Mas ao mesmo tempo, há as manifestações boas. Afeto com alguns professores, matérias legais, amigos, relacionamentos. E novamente, esse saber não é formal, mas quem estuda em uma escola com pessoas passa por isso!

Escola é uma m****, faz parte da vida, mas ninguém muda. É um esquema cíclico...

De volat ao texto, deveriam ensinar respeito( e não condicionamento, como fazem). Assim, não haveria patrão desrespeitando subordinados, exclusão de nerds, voracidade estúpida no mercado proficional, etc. Mas isso é apenas um sonho(hahaha, por enquanto :cheers: )
 
Simplesmente ótimo... gostei da regra 11 também mas outra coisa que a escola não ensina é você a se descobrir, é raro ver a escola que faz terapia com alunos pra descobrir no que eles tem talento e então a maioria das crianças acaba seguindo ou a profissão do pai ou escolhe qualquer uma ao acaso ou então pior, o pai fala "faça isso" e fulano vai lá e faz e vive o resto da vida infeliz... esse seria um conselho útil que não tá aí nessa lista.... que coisa feia... :nope:
 
Eu li este tópico por inteiro e concordo com alguns pontos e discordo de outros. Eu cresci em uma escola mais liberal, que provê os alunos com uma visão de mundo e um senso crítico bem amplos. Isso é bastante útil e importante, mas se uma instituição não fabrica cidadãos robôs, você acaba fabricando cidadãos muito bons e muito ruins. Isso aconetece porque há um monte de gente da minha idade e um pouco mais nova que não sabe agregar valores a nada. É gente que não pensa no futuro e acha que o que vale é crescer passando os outros para traás. Sempre me disseram que a vida era difícil e tudo mais, mas eu só estou começando a sentir isto na pele agora, porque eu quero muito estudar no exterior mas não conseigo achar instituição alguma que dê bolsa para a faculdade que eu quero. Não adianta fazer lavagem cerebral nas crianças com o discurso em questão porque elas são vão entendê-lo e vivê-lo mais tarde. Até lá, será uma realidade distante independente de quase qualquer coisa. Quanto a dar às crianças um senso crítico, eu sou prova viva de que fazê-lo pode transformá-las em pessoas bem ácidas. Mais tarde eu escrevo mais, pois falta-me tempo agora.
Até
 
Escola realmente não ensina nada da vida, e é uma instituição muito errada. Mas ela ensina várias coisas para a vida. Vc acha q pode parar de estudar no ensino médio e chegar a algum lugar na vida? Não. Isso pode até acontecer, mas raramente. Então em vez de ficar pensando nos erros da minha escola, no projeto pedagógico escroto que ela; e a maioria das escolas; tem, eu simplesmente me conformo e estudo. É a regra da nossa sociedade. Procure um emprego sem ensino médio. Nem emprego de lixeiro vc vai conseguir.
 
A maioria (das particulares) só ensina o necessário pro aluno passar no vestibular,(algumas públicas nem isso ensina...) ter bons índices de aprovação atraindo assim mais alunos...Elas não ensinam nada em relação à vida...Você tem que aprender tudo sozinho, por um lado é bom, que você aprende por você mesmo, mas por outro as escolas podiam apenas ensinar o "básico", tá, vc passa no vestibular, e depois??? Você não sabe nada do que vai enfrentar pela frente...Se tiver sorte vai se dá bem, se não, vai ter que batalhar muito...E não só depois do vestibular, também, durante a adolescência, durante os 11, 12 anos onde a cabeça do futuro jovem tá começando a se formar, e se ele não receber uma boa educação aí, vai se tornar uma pessoa, um jovem irresponsável, que não sabe seus limites/obrigações, etc.
 
meu escola naum ensina é quase nada .... vc pensa quando terminar o colegial pra entrar numa facu que tah bem preparado mas nem tah nada quando vc pega aquelas questões do vestibular vc vê que nem houviu dizer sobre aquela matéria e ainda tem uns professores que vc ensina eles que falam um monte de coisa errada e vc tem que corrrigi-los :x :x :x
 
Meu ex-colegio (ex gracas a deus). Colegio cristao, particular, passei 15 anos da minha vida lá. Eles se preocuparam tanto na pose de colegio educador pra vida que hj tá la arrombado, so tendo matricula de crianca de 2 anos que quanto vai aprender o que realmente precisa, sai do colegio. Vestibular nem se fala, aprovaram uns 15 de 230 alunos pra federal daki, completamente fraco. Aulas ridiculas de filosofia (que se algum filosofo realmente ver ficaria envergonhado) e religiao até o fim do 1 grau.
 
Não tem nenhum texto do tipo: "O que fazer quando vc é um maníaco-depressivo com pensamentos e vontades suicidas que não tem vontade de viver e que já não se importa com os rumos de sua existência" ?

...
:disgusti:
 
-=[p.L.u.C.k disse:
=-]Não tem nenhum texto do tipo: "O que fazer quando vc é um maníaco-depressivo com pensamentos e vontades suicidas que não tem vontade de viver e que já não se importa com os rumos de sua existência" ?

...
:disgusti:


acho que se alguma pessoa já se sente assim ela não teve uma "base" putz eu aprendo mais com os meus pensamentos, minhas reflexões do que com minha escola, mas só sei disso porque eu vim de uma família centrada, de um comunidade real minha família nunca fantasiou o mundo pior ainda agora quando peço grana pros velhos eles falam 'já fez o que te pedimos' (lavar coisas, passear com cachorros...) tá certo me pedem coisas simples , mas também ganho pouco :D ou seja não ganahmos nada de mão beijada :wink:


num sei se alguém em entendeu :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo