• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Clover disse:
Sobre o Heathcliff eu lembro que nunca detestei o personagem de maneira nenhuma, lembro que a primeira vez que li o livro eu fiquei torcendo por ele pensando "bem feito pra eles!". XD

Comigo foi a mesma coisa. Sempre torci para os "vilões" :dente:
 
Sabe Liv, que eu nem consigo considerar o Heathcliff um vilão, apesar de tudo que aprontou?! hehehe. Vai entender...

Agora ando atrás de uma versão do filme com a Juliette Binoche e o Ralph Fienes. Alguém já viu? Eu vi há bastante tempo e pelo que me lembro era bem completo, porque aquele antigão apesar de ser também bem bom, tem um problema. Acaba na metade da história,
quando a Catherine morre
:(
 
Filmes, as duas versões que assisti (e gostei de ambas):

Versão de 1939, Lawrence Olivier é Heathcliff (e David Niven um Edgar Linton perfeito!) mas como a Lana escreveu
não tem a parte dos filhos de Catherine e Hindley

[attachment=1488] [attachment=1492]


Versão de 1993, é a história completa e mais fiel. Mas eu acho a versão de 1939 bem charmosa e com um clima mais "fantasmagórico" do que a de 1993 que, em compensação, tem Ralph Fiennes como Heathcliff (eita nóis! :gira: )


[attachment=1489] [attachment=1490] [attachment=1491]
 
Nunca vi nenhuma das duas, mas tinha ouvido elogios sobre a versão mais antiga, embora acabe na metade... vou procurar.

Sério que vocês não sentiram ódio pelas coisas que o Heathcliff fez? O meu estoque de pena dele se esgotava à medida que ele levava a vingança mais longe. Como o Tilion disse, passou muito dos limites. E eu realmente gostava dele no início. Não cheguei a odiá-lo completamente, mas odiei certas coisas que ele fez... foi por causa dele que percebi o quanto eu gostei do livro, o personagem é realmente brilhante, porque realmente mexeu comigo. Eu achava lindo ele falando pra Catherine do amor que sentia por ela, mas odiava o que ele fazia aos inocentes da história...
tirando aquele filho mimado, que era insuportável. :blah:(brinks... justamente por ser o filho dele, ele devia ter mais pena... mas o garoto não deixa de ser insuportável hehe)



Nunca vi a vingança ser levada a esse nível por algum personagem.
 
É, a vida dele, depois do casamento da Catherine, se resumiu à vingança.
Mas era uma vingança movida mais pelo desespero do que por outra coisa.
A única pessoa que o aceitava, que gostava dele como era, Catherine, o traiu e por uma razão tão fútil, tão mesquinha!
Puxa, mas que povo difícil que era aquele hein?
Ninguém mais gostava dele, nem a criada (que narra a história praquele visitante meio pateta) gostava do Heathcliff.
Os únicos que gostavam dele era o pai adotivo e a Catherine e Heathcliff acabou perdendo os dois.
 
Então Clara, adorei os cartazes dos filmes! Ralph Fiennes de Heathcliff está tuuuuuuudo! :amor:
Comprei o mais antigo de presente para a minha mãe, que também é fã do livro. Ela me deu esse livro para ler pela primeira vez quando eu tinha uns 13 anos, na época em que foi lançada a primeira edição... hehehe, deixa prá lá. Faz um tempão! E desde lá, já o reli uma meia dúzia de vezes, eu acho.
Mas eu estou querendo mesmo é esse filme de 1993, que tem a história completa. Só que não está muito fácil de achar. :(
O livro também ficou com ela depois que me mudei, então estou muito tentada a adquirir essa nova edição bilingue que me pareceu bem boa.
Menos o preço, né?!

Pois é, Trillian, apesar de todas as barbaridades que o Heathcliff aprontou, escolhi para detestar a Catherine, afinal, todo o mal que ele fez, decorreu do egoísmo e futilidade dela,
ao abandoná-lo e casar com o almofadinha tonto do Linton
 
Então, a primeira vez que li O Morro dos Ventos Uivantes eu tinha 14 anos e esperava algo meio diferente do livro. Para piorar, era uma versão editada, facilitada para jovens (série reencontro). Aí resumindo: não achei grandes coisas na época.

Agora estou relendo e estou adorando.Coisas que obviamente na época eu nem poderia ter percebido sobre o estilo de escrita da Emily. Mas ei, a Cathy é uma pentelha, né? ><
 
eu ainda estou meio no começo e não sei se ela se "desenvolve", mas a scarlett se redime um pouco porque tem que batalhar para manter Tara e todo esse blablabla. mas a cathy por enquanto só encheu o saco. eu gostei muito da nelly, muito mesmo. personagem bem interessante (e engraçado que ouço mais sobre a cathy e o heathcliff do que da nelly qdo as pessoas falam da obra).
 
É mesmo, a Nelly é bem pé-no-chão, e o cara pra quem ela conta a história é um bocó, acho muito engraçado quando ele se pela de medo do suposto fantasma do lugar. :lol:

Não sei o que você entende por "redimir" Anica, mas eu não acho que isso não acontece nem com ela nem com o Heathcliff.

Tô lembrando agora da teoria sobre esse casal na série Crepúsculo, quando a Bella diz que a única coisa que salva os dois é o amor que têm um pelo outro.
Achei bacana isso.
 
Anica, sinto tirar tuas esperanças, mas não espere que a Cathy "desenvolva". A Scarlett aprontou todas, mas realmente tem em seu favor o fato de que trabalhou de verdade e reergueu Tara e a família. Já a única boa ação que podemos atribuir à Cathy é a de torturar o Heathcliff.
Aliás, o que a doentinha aqui mais gosta na história é essa tortura mútua que Cathy e Heathcliff fazem. :timido:
 
Ah, eu defendo a Cathy. :calado: Bem, o que ela poderia fazer? Comentário cruel, eu sei. :sim:

É, ela é pentelha... porém o Heathcliff não é santo.
 
Eu ainda to em choque de ver que uma das músicas que eu mais ouvia qdo pirralha (pq eu adorava tocar essa música na vitrola da minha mãe - tinha em um dos discos q ela mais gostava) fala sobre o livro que eu mais gosto EVER. Eu NUNCA tinha parado nem pra ver o nome da música nem a letra, pq depois de uma certa idade eu nem escutei mais. To pasma.

Eu li pela primeira vez o Morro dos Ventos Uivantes em inglês e qdo eu achei que não dava pra gostar mais do livro, pumba! Cada vez mais ele se mantem n.o 1 no meu top top de livros :P

E eu faço coro com a Liv pra defender a Cathy. Acho que ela era uma pentelha e ela poderia ter tido outra opção na vida se o Heathcliff tb não fosse todo perturbado. Mas isso não significa que reclamo do Heathcliff, ele é foda mesmo perturbado do jeito que é :P
 
Livro muito bom. Discuti-lo sempre provoca os mais acalorados debates, sempre formam-se grupinhos que defendem a Cathy, outros justificam o Heathcliff e por aí vai. A riqueza da obra está justamente nessa dualidade com que é compreendida e que só faz com que nossos sistemas de ponderação e juízos de valor aflorem e deixem as disputas mais acirradas. A discussão dessa obra diz muito sobre nós mesmos (como as outras também, logicamente), mas essa com um quesito especial, já que trabalha com nossas concepções de certo e errado, justificável e imperdoável, coisas assim. Muito legal!
 
Ainda estou lendo o livro, admito que estou lerda para a ler a obra, mas é que não acho justo ler tão rápido que não consiga observar pontos que podem ser marcantes na história. Estou quase no finalzinho estou adorando a história, personagens marcantes com sentimentos mais marcantes ainda.
Cathy é uma pentelha na minha opinião, e acho que entendo Heathcliff e suas ações, ACHO. Quando eu acabar de ler eu venho aqui dizer se eu ainda adoro o Heathcliff, haha.
 
Pois é, os personagens apresentam muitas facetas, mudam muito ao longo do livro, personagens que você gostava antes começam em certo ponto do livro a te dar nos nervos e por aí vai. Uma história muito boa, universal eu diria.
 
LonelyPirate disse:
Eu comecei a ler uma vez, mas acabei abandonando. Mas vou dar outra chance, até mesmo porque ele é o volume de nº23 da coleção Abril, e então ele fará da minha estante no futuro.

Vale a pena sim LonelyPirate, mesmo que às vezes a trama fica um tanto lenta. Tenha um pouco de paciência e lembre daqueles conselhos que dei no tópico sobre o Suave é a Noite, em que falava que no fim a paciência foi recompensada, hehehe. Falando assim até parece que é um sacrifício, né? Mas não é não, o livro é ótimo, uma delícia de ler.
 
Lenta?
Então a história é que me cativou muito e eu não percebi isso, porque eu li o livro em três dias. o_o

Heatcliff inclusive se tornou um daqueles personagens que eu colocaria fácil num top 10.
 
Lembro que comecei a ler esse livro quando tinha uns 14 anos, mas não concluí. Ele era da biblioteca da minha escola. Só uns anos atrás, já morando em Teresina, comprei um exemplar de bolso e pude terminar de ler. Acho que a maior riqueza de O Morro dos Ventos Uivantes são os personagens dicotômicos. Eu sempre vi o amor de Cathy e Heathcliff como impossível. Não só por todas as coisas que ficam explícitas como a futilidade de Cathy, a pobreza e a ignorância de Heathcliff, etc. Aliás, não consigo sentir desprezo ou raiva pela atitude de Cathy. Ela era pobre(digamos assim), com um irmão alcólatra. Se não fizesse um bom casamento em termos econômicos sua vida seria uma merda pior do que já era.

Mas, então, eu sempre achei que ficou meio sugerido que Cathy e Heathcliff poderiam ser irmãos. Não acredito em bondade gratuita. Se o meu marido um dia chegasse do nada com uma criança e dissesse que iríamos adotá-lo e tal, eu ficaria seriamente desconfiada. Mesmo pros costumes da época, é estranho um sujeito tomar uma atitude daquelas. Porque se sabe que Heathcliff era muito bem tratado, como um filho, enquanto o pai de Cathy era vivo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo