• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

Lucas_Deschain disse:
Claudinha disse:
Pois é Lucas, Emily Brontë construiu os personagens muito bem, eles são bastante complexos, não dá para separá-los exatamente em "vilões" e "bonzinhos", e isso dificulta pra gente julgá-los.

[align=justify]Não penso nem em "dificuldade" para julgar, já que, segundo minha opinião, o mote dessa caracterização que ela faz sobre os personagens é justamente mostrar como a fronteira que "existe" entre o "ser vilão" e o "ser mocinho" é tão tênue que não se sabe nem se é possível entrevê-la. Justificando as ações dos personagens ela abre espaço para os questionamentos com respeito aos "porquês" dos comportamentos das pessoas. Como se ela quisesse fazer a pessoa pensar que quando alguém faz "isso" estão sendo "ruim" ou quando faz "aquilo" está sendo "boa".
O que gosto de pensar como sendo clássico nesse livro, e, consequentemente o que faz ele ser tão bom pra mim, é exemplificar através do enredo e dos personagens como os valores "bom/ruim", "certo/errado", "justificável/injustificável" não são inerentes aos atos, coisas, situações ou pessoas, mas sim somos nós, julgando a partir de nossos referenciais, que damos valor a isso tudo. Esse é um ponto muito importante para reflexão para uma série de coisas que nos atingem até hoje, daí, a "eterna atualidade" do livro.[/align]

Também achei muito bom seu ponto de vista! :sim:

Concordo com tudo que falaram. A escritora justifica tanto os atos dos personagens que fica meio dificil odiar eles, eles têm sentimentos verdadeiros demais para julga-los como vilões ou bonzinhos.

Porém, ainda continuo não entendendo, ou até mesmo aceitando a Catherine, talvez por ter me envolvido mais com o livro
depois da sua morte
terei que reler novamente!!!
 
Gente que livro é esse?! Li para o desafio literário esse mês e confesso que eu simplesmente odiei todos os personagens, na minha mente doentia não se salva ninguém naquele hospício de nome inspirador "Morro dos ventos uivantes", :hahano:
O livro é uma obra prima, trata das relações e das contradições humanas de uma maneira tão visceral que mesmo eu tendo odiado, sim porque eu achei todos eles odiosos mesmo, eu adorei o livro!

Teve uma coisa que me deixou intrigada:
porque a gravidez da Catherine não é mencionada em nenhum momento da narrativa e de repente puft! Ela morre no parto? Sei lá até achei que isso era erro na minha tradução
 
Mi Müller disse:
Teve uma coisa que me deixou intrigada:
porque a gravidez da Catherine não é mencionada em nenhum momento da narrativa e de repente puft! Ela morre no parto? Sei lá até achei que isso era erro na minha tradução

Tem certeza Mi Müller? Eu li já faz um bom tempo, então não lembro com precisão, mas pra mim é comentado antes sim, mas com bem pouca ênfase.
 
Claudinha disse:
Mi Müller disse:
Teve uma coisa que me deixou intrigada:
porque a gravidez da Catherine não é mencionada em nenhum momento da narrativa e de repente puft! Ela morre no parto? Sei lá até achei que isso era erro na minha tradução

Tem certeza Mi Müller? Eu li já faz um bom tempo, então não lembro com precisão, mas pra mim é comentado antes sim, mas com bem pouca ênfase.

Pois então tem um lance todo dela estar doente, mas eu cheguei a voltar na história pra ver se tinha passado por cima disso, a minha edição é de 1950 guaraná com rolha, mas não acredito que tenham suprimido isso, báh estou mesmo intrigada com isso, tomara que mais alguém pitaque por aqui...
 
Mi Müller disse:
Claudinha disse:
Mi Müller disse:
Teve uma coisa que me deixou intrigada:
porque a gravidez da Catherine não é mencionada em nenhum momento da narrativa e de repente puft! Ela morre no parto? Sei lá até achei que isso era erro na minha tradução

Tem certeza Mi Müller? Eu li já faz um bom tempo, então não lembro com precisão, mas pra mim é comentado antes sim, mas com bem pouca ênfase.

Pois então tem um lance todo dela estar doente, mas eu cheguei a voltar na história pra ver se tinha passado por cima disso, a minha edição é de 1950 guaraná com rolha, mas não acredito que tenham suprimido isso, báh estou mesmo intrigada com isso, tomara que mais alguém pitaque por aqui...

Então que eu lembre a Nelly só diz, é que ela não aproveitaria
A filha, ou algo do tipo. Não lembro muito bem, mas ela fazia um comentário MÍNIMO e depois ela fica doente e do nada o bebê nasce.

Também fiquei intrigada, voltei umas páginas mas acabei nem procurando muito também. A minha edição é nova, aquela da capa bonitinha, não sei se isso foi um erro de tradução ou se não é comentado mesmo devido a
gravidez ser ofuscada pela doença grave da catherine
 
Mais uma perdida então. Eu lembro que também achei esquisito isso, se teve algum indicio

da gravidez dela


também passou batido por mim.
 
Mas na verdade lembro que, quando li, fiquei um pouco confusa com essa parte sim...
e não só com relação à gravidez, mas com essa doença que ela teve também. Tive a impressão que no começo a doença dela era apenas um capricho da Cathy pra tentar atingir o Linton e o Heathcliff, mas depois a doença dela ficou bem grave, emendou com a gravidez e ela acabou morrendo. E no começo eu achava que era só frescura.
 
Eu também pensei dessa maneira Claudinha!
Realmente me pareceu que a doença era puro capricho da Cathy, que demonstra ser sempre uma pessoa manipuladora. Mas acho que talvez a Brontë queira mostrar aquela história de que, apesar de vc fingir uma coisa, um dia pode ser verdade, mas ninguém vai acreditar em vc. Tá que eu viajei (normal! ;p), mas tem certa lógica, porque até a narradora do livro achava que era chaprico no início da doença.
 
É...
Eu também achaava que no começo era mais um dos caprichos da Catherine, tanto que a própria Nelly conta pro Linton que ela está fingindo e tals. Mas acho que com o tempo a doença dela foi se agravando, e sem falar que ela teve um período doentio quando ela ainda era solteira lembram? Pois é, a doença deve ter voltado, e com os surtos e ela ficou doente meeesmo.
 
Mas o estranho é que essa doença dela não tem nome no livro. Eu cheguei a pensar que poderia ser depressão - que não época não era bem conhecida - mas também, todos faziam as vontades dela e tal então, como poderia ser? E outra, ela só ficou doente depois que o Heathcliff e o Linton se ameaçaram na cozinha da casa do Linton, aí ela surtou e pronto! Achei um tanto confusa essa parte.
 
Claudinha disse:
Mas na verdade lembro que, quando li, fiquei um pouco confusa com essa parte sim...
e não só com relação à gravidez, mas com essa doença que ela teve também. Tive a impressão que no começo a doença dela era apenas um capricho da Cathy pra tentar atingir o Linton e o Heathcliff, mas depois a doença dela ficou bem grava, emendou com a gravidez e ela acabou morrendo. E no começo eu achava que era só frescura.

eu li o livro de novo esses dias e a versão era nova e não tinha mesmo nenhuma mensão a
gravidez dela e é relamente muito estranho , também achei estranho a doença , parece mesmo ter sido frescura...achei até estranho o casamento de Heathcliff com Isabella ..mas faz sentido considerando o plano de vingança !
:chibata:
 
Anne! disse:
Mas o estranho é que essa doença dela não tem nome no livro. Eu cheguei a pensar que poderia ser depressão - que não época não era bem conhecida - mas também, todos faziam as vontades dela e tal então, como poderia ser? E outra, ela só ficou doente depois que o Heathcliff e o Linton se ameaçaram na cozinha da casa do Linton, aí ela surtou e pronto! Achei um tanto confusa essa parte.

Mesmo assim pode ser Anne...
mesmo todos fazendo suas vontades não era suficiente, mimada do jeito que ela era, e o que ela de verdade queria (que era ficar com Heathcliff) ela não tinha. Sei lá, essa parte é meio confusa mesmo e como a Petra bem lembrou até a Nelly disse que era fingimento, talvez no começo era mesmo.


°Hii° disse:
eu li o livro de novo esses dias e a versão era nova e não tinha mesmo nenhuma mensão a
gravidez dela e é relamente muito estranho , também achei estranho a doença , parece mesmo ter sido frescura...achei até estranho o casamento de Heathcliff com Isabella ..mas faz sentido considerando o plano de vingança !
:chibata:

Então ºHiiº...
pra mim só tinha uma menção da gravidez dela, mas como você acabou de ler o livro e não notou também...:seila:
E quanto ao casamento do Heathcliff foi exatamente isso que você mencionou, fazia parte de sua vingança. Ele foi muito cruel com a Isabella, que não tinha nada a ver com a história dele e da Cathy, não teve nenhum escrúpulos em seduzi-la e depois maltratá-la.
 
°Hii° disse:
Claudinha disse:
Mas na verdade lembro que, quando li, fiquei um pouco confusa com essa parte sim...
e não só com relação à gravidez, mas com essa doença que ela teve também. Tive a impressão que no começo a doença dela era apenas um capricho da Cathy pra tentar atingir o Linton e o Heathcliff, mas depois a doença dela ficou bem grava, emendou com a gravidez e ela acabou morrendo. E no começo eu achava que era só frescura.

eu li o livro de novo esses dias e a versão era nova e não tinha mesmo nenhuma mensão a
gravidez dela e é relamente muito estranho , também achei estranho a doença , parece mesmo ter sido frescura...achei até estranho o casamento de Heathcliff com Isabella ..mas faz sentido considerando o plano de vingança !
:chibata:
Pois é,
acho que fez até sentindo o plano de vingaça. Primeiro porque ele queria "machucar" a Catherine depois do que ela fez com ele, mostrando que também poderia se casar com outra pessoa. Mas o objetivo maior dele mesmo era machucar o Linton mosrando o que ele estava fazendo com sua irmã, machucando-o da mesma forma que ele se machucou quando Catherine e o Linton se casaram.
Além de claro, casando-se com Isabella ele faria o Linton engolir tudo o que ele disse ao seu respeito, dele não servir e blá blá blá sem contar as propriedades do Linton que seriam dele.
 
Claudinha disse:
Então ºHiiº...
pra mim só tinha uma menção da gravidez dela, mas como você acabou de ler o livro e não notou também...:seila:
E quanto ao casamento do Heathcliff foi exatamente isso que você mencionou, fazia parte de sua vingança. Ele foi muito cruel com a Isabella, que não tinha nada a ver com a história dele e da Cathy, não teve nenhum escrúpulos em seduzi-la e depois maltratá-la.

e o pior Claudinha é ..
que a pobrezinha da Isabella só foi perceber que fez besteira depois que se casou ..como ela disse na carta que escreveu pra Nelly
:wall:

Petra disse:
Pois é,
acho que fez até sentindo o plano de vingaça. Primeiro porque ele queria "machucar" a Catherine depois do que ela fez com ele, mostrando que também poderia se casar com outra pessoa. Mas o objetivo maior dele mesmo era machucar o Linton mosrando o que ele estava fazendo com sua irmã, machucando-o da mesma forma que ele se machucou quando Catherine e o Linton se casaram.
Além de claro, casando-se com Isabella ele faria o Linton engolir tudo o que ele disse ao seu respeito, dele não servir e blá blá blá sem contar as propriedades do Linton que seriam dele.

concordo Petra
mas se Heathcliff não estivesse tão cegado por sua vingança ele até conseguiria ser feliz com Isabella por causa de sua paixão por ele
..:seila:
 
concordo Petra
mas se Heathcliff não estivesse tão cegado por sua vingança ele até conseguiria ser feliz com Isabella por causa de sua paixão por ele
..:seila:


...
Acho que era impossivel ele ser feliz com a Isabella, Heathcliff não é um dos que seria feliz só pela mulher amar ele. A única pessoa que Heathcliff conseguiu amar foi a catherine e mesmo com ela ele tinha atitudes grossas, eles dois estavam predestinados a ficar juntos. Quem entrasse no caminho sairia machucado, no final os dois sairam machucados e malucos. Mesmo um amando o outro.
 
Concordo com vc Petra!
Impossível o Heathcliff ser feliz com a Isabella. Primeiro porque, depois que ele viu que não poderia ficar com a Catherine porque não tinha dinheiro e tal, aí que ele enlouqueceu de vez. A partir desse ponto, acho que ele não conseguiria ficar nem com a Catherine - se ela largasse o Linton. Ele realmente armou sua vida pra ferir todos aqueles que o tinham ferido, acabou fazendo isso até com quem não tinha nada a ver, como o Hareton e a Cathy... que eram filhos de pessoas que ele não gostava. O ódio dele por essas pessoas era tão grande, que nem da Cathy, que era filha da sua amaaada Catherine, ele conseguiu gostar, ou pelo menos evitar que ela sofresse.
 
Anne! disse:
Concordo com vc Petra!
Impossível o Heathcliff ser feliz com a Isabella. Primeiro porque, depois que ele viu que não poderia ficar com a Catherine porque não tinha dinheiro e tal, aí que ele enlouqueceu de vez. A partir desse ponto, acho que ele não conseguiria ficar nem com a Catherine - se ela largasse o Linton. Ele realmente armou sua vida pra ferir todos aqueles que o tinham ferido, acabou fazendo isso até com quem não tinha nada a ver, como o Hareton e a Cathy... que eram filhos de pessoas que ele não gostava. O ódio dele por essas pessoas era tão grande, que nem da Cathy, que era filha da sua amaaada Catherine, ele conseguiu gostar, ou pelo menos evitar que ela sofresse.

Uhum, :sim:

Acho que depois que todos que ele odiava morreram, ele afim de continuar sua vingaça até morrer continou pertubando a Cathy (filha).
Acho que era uma forma dele pensar que estava machucando a Catherine aonde quer que ela estivesse e ao Linton também. Apesar de que, não concordo meeesmo com o que ele fez com a filha da Catherine que não tinha nada com a história. Tadinha!
Chegou a um ponto que na sua maluquice ele só queria machucar as pessoas!

Sempre achei que esse livro nunca seria um dos meus preferidos, mas depois de querer reler ele denovo depois de mais ou menos um mês de ter lido pela primeira vez, me fez pensar que ele está no meu top10 de livros. Super me arrependo de nunca ter lido antes por puro preconceito.
 
Ele também está no meu Top 10, mas pelo fato da veradicidade que existe nos personagens. Quer dizer, não tem exatamente uma pessoa que é só boa e uma que é só ruim, é mais parecido com a realidade eu penso.
 
Anne! disse:
Concordo com vc Petra!
Impossível o Heathcliff ser feliz com a Isabella. Primeiro porque, depois que ele viu que não poderia ficar com a Catherine porque não tinha dinheiro e tal, aí que ele enlouqueceu de vez. A partir desse ponto, acho que ele não conseguiria ficar nem com a Catherine - se ela largasse o Linton. Ele realmente armou sua vida pra ferir todos aqueles que o tinham ferido, acabou fazendo isso até com quem não tinha nada a ver, como o Hareton e a Cathy... que eram filhos de pessoas que ele não gostava. O ódio dele por essas pessoas era tão grande, que nem da Cathy, que era filha da sua amaaada Catherine, ele conseguiu gostar, ou pelo menos evitar que ela sofresse.

Concordo Anne, e eu acho que...
pela Catherine (filha) é que Heathcliff não iria gostar mesmo, já que ela era filha do Linton e representava o casamento de Cathy com outro homem, mesmo sendo filha dela ele não se importou em evitar seu sofrimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo