• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit é um livro infantil?

Eriadan

Well-Known Member
Acho que muitos que não são fãs, tendo começado a ler o livro, devem ter pensado isso. Até eu mesmo achei estranho, a linguagem, tudo mais. :think:

O que vcs acham???
 
Infantil não, diria que infanto-juvenil, é um pouco complexo para crianças, mas foi encaixado tão bem no resto da trama que se torna uma leitura agradável para qualquer idade.
 
Mirwen Elenís disse:
não sei... acho O Hobbit é um elemento essencial pra história, n gostaria de vê-lo sendo chamado de infantil...

Mas é um livro infantil. Tolkien escreveu sem maiores intenções, para seus filhos (então crianças). Se hoje chamam o Hobbit de infanto-juvenil acredito ser por o emburrecimento geral ter chegado até à criançada
 
Não acho

Não acho que seja infantil e também não gostaria de vê-lo assim.
É uma ótima leitura, principalmente para aqueles que estão curiosos e aqueles que já leram o SdA antes; na minha opinião é um livro bom para ser lido antes do Silmarilion.
Embora a linguagem seja "simples" ele explica do jeitinho de Tolkien como são as coisas na Terra-Média. :wink:
 
Re: Não acho

Karnillë Rámatyelka disse:
Não acho que seja infantil e também não gostaria de vê-lo assim.
É uma ótima leitura, principalmente para aqueles que estão curiosos e aqueles que já leram o SdA antes; na minha opinião é um livro bom para ser lido antes do Silmarilion.
Embora a linguagem seja "simples" ele explica do jeitinho de Tolkien como são as coisas na Terra-Média. :wink:

É infantil, não adianta querer tapar o sol com a paneira. É um livro escrito para crianças, o que não quer dizer que seja divertido pras outras idades. Mas é um livro infantil.
 
Re: Não acho

Deriel disse:
Karnillë Rámatyelka disse:
Não acho que seja infantil e também não gostaria de vê-lo assim.
É uma ótima leitura, principalmente para aqueles que estão curiosos e aqueles que já leram o SdA antes; na minha opinião é um livro bom para ser lido antes do Silmarilion.
Embora a linguagem seja "simples" ele explica do jeitinho de Tolkien como são as coisas na Terra-Média. :wink:

É infantil, não adianta querer tapar o sol com a paneira. É um livro escrito para crianças, o que não quer dizer que seja divertido pras outras idades. Mas é um livro infantil.

Sabe, esse negócio de "Não acho que seja/Não o vejo assim", apesar de ser a opinião pessoal do sicrano não vale de nada, principalmente pq como o Deriel disse o livro é infantil pq ele, o autor, o dono da história, escreveu para o filhos dele e na intenção de ser infantil como ele já deixou claro. Tolkien escreveu o livro como sendo infantil, e na época da sua publicação foi dirigido para as crianças, depois ele adaptou-o ao Lengendário mas não por isso deixou de ser para crianças, apesar de ser muito legal.
 
Deriel disse:
Mirwen Elenís disse:
não sei... acho O Hobbit é um elemento essencial pra história, n gostaria de vê-lo sendo chamado de infantil...

Mas é um livro infantil. Tolkien escreveu sem maiores intenções, para seus filhos (então crianças). Se hoje chamam o Hobbit de infanto-juvenil acredito ser por o emburrecimento geral ter chegado até à criançada

Nem sei, Deriel. Tolkien já afirmou em entrevista (acho que pro The Sunday Times) que a história dele ter escrito O Hobbit para seus filhos é mentira, e falou algo como "a principal desculpa daqueles que estão inseguros quanto à boa escrita de seu livro é que ele foi essencialmente escrito para crianças". Por isso minha opinião é que O Hobbit NÃO é um livro infantil, mas uma história escrita do ponto de vista simplório dos hobbits, motivo pelo qual agrada as crianças mais do que o SdA. :think:
 
Ahn, deixa eu adivinhar... você também acha que O Hobbit foi um livro planejado pra ser a introdução para o mundo de SdA?
 
Deriel disse:
Mirwen Elenís disse:
não sei... acho O Hobbit é um elemento essencial pra história, n gostaria de vê-lo sendo chamado de infantil...

Mas é um livro infantil. Tolkien escreveu sem maiores intenções, para seus filhos (então crianças). Se hoje chamam o Hobbit de infanto-juvenil acredito ser por o emburrecimento geral ter chegado até à criançada

Boa colocação do Deriel, quando escevi que achava que era infanto juvenil nem me apercebi disto, mas é claro que as crianças de hoje em dia não estão mais ao nível deste e de outros livros, o costume de ler raramente começa desde a infância hoje em dia, uma pena.
 
Deriel disse:
Ahn, deixa eu adivinhar... você também acha que O Hobbit foi um livro planejado pra ser a introdução para o mundo de SdA?

E por que vc deduziria tal, com o que eu disse? Claro que não, SdA nem havia sido planejado quando O Hobbit foi publicado. Mas este é o fato: Tolkien NÃO escreveu O Hobbit para ser um livro infantil - apesar de que, sendo assim classificado, em nenhum ponto qualquer um de nós deixaria de achá-lo legal e importante, com certeza. É relevante frisar também que ele NÃO escreveu O Hobbit como uma história a ser contada para seus filhos. Aí está: a entrevista de 1967, para o The Sunday Times, em que há o seguinte: (foi mal se em vermelho é difícil ler, mas é pra chamar a atenção...)

O Hobbit não foi escrito para crianças, e não foi feito para o entretenimento de seus três filhos e filha, como normalmente se comenta. "Isso é tudo balela. Claro que não fiz. Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças." De qualquer modo as crianças são sua audiência imediata e ele escreve ou conta estórias a elas para as quais ela são levemente gratas: longas estórias desconexas na hora de dormir.

"O Hobbit foi escrito no que eu diria ser um estilo ruim, como se estivesse contando para crianças. Não há nada que meus filhos detestem mais. Eles me ensinaram uma lição, tudo que eu escrevia em 'O Hobbit' na tentativa de criar algo para crianças, era intuitivamente percebido por eles. Toda essa conversa de "Não vou lhe contar mais, você pense a respeito" Oh, não, eles detestam isso; é horrível".
 
Eriadoron, segundo o texto que você citou, percebo que apesar de não ter planejado escrever um livro infantil, ou pelo menos não para entreter seus filhos
O Hobbit não foi escrito para crianças, e não foi feito para o entretenimento de seus três filhos e filha, como normalmente se comenta.
"Isso é tudo balela. Claro que não fiz...

houve que
De qualquer modo as crianças são sua audiência imediata

Portanto, Eriadoron, se não quer taxar de infantil por algum problema com o termo, pelo menos concorde que o texto base da sua argumentação afirma que o Hobbit é um livro cuja audência imediata é infantil.

Um livro é infantil se é acessível às crianças de maneira geral (concordemos que O Hobbit assim o é), agora, nada impede ou denigre nossa capacidade intelectual ler e apreciar um livro infantil. Aliás, rótulos são úteis para organizar e não muito mais que isso.
 
Vilya disse:
Eriadoron, segundo o texto que você citou, percebo que apesar de não ter planejado escrever um livro infantil, ou pelo menos não para entreter seus filhos
O Hobbit não foi escrito para crianças, e não foi feito para o entretenimento de seus três filhos e filha, como normalmente se comenta.
"Isso é tudo balela. Claro que não fiz...

houve que
De qualquer modo as crianças são sua audiência imediata

Portanto, Eriadoron, se não quer taxar de infantil por algum problema com o termo, pelo menos concorde que o texto base da sua argumentação afirma que o Hobbit é um livro cuja audência imediata é infantil.

Um livro é infantil se é acessível às crianças de maneira geral (concordemos que O Hobbit assim o é), agora, nada impede ou denigre nossa capacidade intelectual ler e apreciar um livro infantil. Aliás, rótulos são úteis para organizar e não muito mais que isso.

de fato, concordaria com você se audiência imediata tivesse significado igual a intenção do autor, ou, com base única nesse trecho da entrevista, n haveria razão de eu criar este tópico. Mas o que está em questão é exatamente a intenção de Tolkien ao escrever O Hobbit, e eis que ela não era de que o livro fosse direcionado particularmente às crianças. ratifico, porém, o que disse quanto à classificação de O Hobbit em infantil impedir que gostemos + ou - do livro, como já disse antes. Deve-se, entretanto, entender qual é o foco da discussão: intenção do autor :wink:
 
eu naum... n adoro O Hobbit tanto quanto o SdA, mas já li ele 14 vezes... e, bem, dá pra ver que ele goza de meu bom-gosto... :lol:
 
É um livro infantil sim.

Como vocês podem ver no artigo da Valinor, Lá e de Volta Outra Vez - As Férias de um Hobbit é afirmado o seguinte:

"O autor de ‘As Crônicas de Nárnia’, Lewis, disse numa carta para um amigo seu, Arthur Greeves, o seguinte: “Desde que começou o período letivo, tenho tido momentos deliciosos lendo uma história infantil que Tolkien escreveu"
 
Bom, então fica a opinião de Tolkien contra a de Lewis, as críticas e a maioria dos leitores... :think: - e é questão de opinião também o que cada um considerar, e foi por tal que criei o tópico, para ver qual prevalecia. Em minha opinião, vale mais o que Tolkien considerava, pois para mim é a opinião dele antes de qualquer ponto de vista próprio, mas é claro que não vou discutir: opinião não se discute. :silenced:

agradeço aí a todo mundo que postou no tópico e deu seu parecer. valew! ;)
 
Eriadorion disse:
Deriel disse:
Ahn, deixa eu adivinhar... você também acha que O Hobbit foi um livro planejado pra ser a introdução para o mundo de SdA?

E por que vc deduziria tal, com o que eu disse? Claro que não, SdA nem havia sido planejado quando O Hobbit foi publicado. Mas este é o fato: Tolkien NÃO escreveu O Hobbit para ser um livro infantil - apesar de que, sendo assim classificado, em nenhum ponto qualquer um de nós deixaria de achá-lo legal e importante, com certeza. É relevante frisar também que ele NÃO escreveu O Hobbit como uma história a ser contada para seus filhos. Aí está: a entrevista de 1967, para o The Sunday Times, em que há o seguinte: (foi mal se em vermelho é difícil ler, mas é pra chamar a atenção...)

O Hobbit não foi escrito para crianças, e não foi feito para o entretenimento de seus três filhos e filha, como normalmente se comenta. "Isso é tudo balela. Claro que não fiz. Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças." De qualquer modo as crianças são sua audiência imediata e ele escreve ou conta estórias a elas para as quais ela são levemente gratas: longas estórias desconexas na hora de dormir.

"O Hobbit foi escrito no que eu diria ser um estilo ruim, como se estivesse contando para crianças. Não há nada que meus filhos detestem mais. Eles me ensinaram uma lição, tudo que eu escrevia em 'O Hobbit' na tentativa de criar algo para crianças, era intuitivamente percebido por eles. Toda essa conversa de "Não vou lhe contar mais, você pense a respeito" Oh, não, eles detestam isso; é horrível".

Essa entrevista deixa bastante claro, e não há o que discutir: TOLKIEN não escreveu o livro no intuito para que fosse infantil, então ele não é infantil, e fim-de-papo. Por que discutir mais, francamente!?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo