1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Hobbit é um livro infantil?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Eriadan, 26 Mai 2005.

  1. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Acho que muitos que não são fãs, tendo começado a ler o livro, devem ter pensado isso. Até eu mesmo achei estranho, a linguagem, tudo mais. :think:

    O que vcs acham???
     
  2. Infantil não, diria que infanto-juvenil, é um pouco complexo para crianças, mas foi encaixado tão bem no resto da trama que se torna uma leitura agradável para qualquer idade.
     
  3. Mirwen Elenís

    Mirwen Elenís Usuário

    não sei... acho O Hobbit é um elemento essencial pra história, n gostaria de vê-lo sendo chamado de infantil...
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Mas é um livro infantil. Tolkien escreveu sem maiores intenções, para seus filhos (então crianças). Se hoje chamam o Hobbit de infanto-juvenil acredito ser por o emburrecimento geral ter chegado até à criançada
     
  5. Dwain

    Dwain Banned

    È verdade essa é mais uma obra infantil que é para todas as idades...
     
  6. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Não acho

    Não acho que seja infantil e também não gostaria de vê-lo assim.
    É uma ótima leitura, principalmente para aqueles que estão curiosos e aqueles que já leram o SdA antes; na minha opinião é um livro bom para ser lido antes do Silmarilion.
    Embora a linguagem seja "simples" ele explica do jeitinho de Tolkien como são as coisas na Terra-Média. :wink:
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Re: Não acho

    É infantil, não adianta querer tapar o sol com a paneira. É um livro escrito para crianças, o que não quer dizer que seja divertido pras outras idades. Mas é um livro infantil.
     
  8. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Re: Não acho

    Sabe, esse negócio de "Não acho que seja/Não o vejo assim", apesar de ser a opinião pessoal do sicrano não vale de nada, principalmente pq como o Deriel disse o livro é infantil pq ele, o autor, o dono da história, escreveu para o filhos dele e na intenção de ser infantil como ele já deixou claro. Tolkien escreveu o livro como sendo infantil, e na época da sua publicação foi dirigido para as crianças, depois ele adaptou-o ao Lengendário mas não por isso deixou de ser para crianças, apesar de ser muito legal.
     
  9. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Nem sei, Deriel. Tolkien já afirmou em entrevista (acho que pro The Sunday Times) que a história dele ter escrito O Hobbit para seus filhos é mentira, e falou algo como "a principal desculpa daqueles que estão inseguros quanto à boa escrita de seu livro é que ele foi essencialmente escrito para crianças". Por isso minha opinião é que O Hobbit NÃO é um livro infantil, mas uma história escrita do ponto de vista simplório dos hobbits, motivo pelo qual agrada as crianças mais do que o SdA. :think:
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Ahn, deixa eu adivinhar... você também acha que O Hobbit foi um livro planejado pra ser a introdução para o mundo de SdA?
     
  11. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    O povo tem uma certa deficiencia para aceitar que gosta de um livro escrito para as crianças.
     
  12. Boa colocação do Deriel, quando escevi que achava que era infanto juvenil nem me apercebi disto, mas é claro que as crianças de hoje em dia não estão mais ao nível deste e de outros livros, o costume de ler raramente começa desde a infância hoje em dia, uma pena.
     
  13. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    E por que vc deduziria tal, com o que eu disse? Claro que não, SdA nem havia sido planejado quando O Hobbit foi publicado. Mas este é o fato: Tolkien NÃO escreveu O Hobbit para ser um livro infantil - apesar de que, sendo assim classificado, em nenhum ponto qualquer um de nós deixaria de achá-lo legal e importante, com certeza. É relevante frisar também que ele NÃO escreveu O Hobbit como uma história a ser contada para seus filhos. Aí está: a entrevista de 1967, para o The Sunday Times, em que há o seguinte: (foi mal se em vermelho é difícil ler, mas é pra chamar a atenção...)

    O Hobbit não foi escrito para crianças, e não foi feito para o entretenimento de seus três filhos e filha, como normalmente se comenta. "Isso é tudo balela. Claro que não fiz. Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças." De qualquer modo as crianças são sua audiência imediata e ele escreve ou conta estórias a elas para as quais ela são levemente gratas: longas estórias desconexas na hora de dormir.

    "O Hobbit foi escrito no que eu diria ser um estilo ruim, como se estivesse contando para crianças. Não há nada que meus filhos detestem mais. Eles me ensinaram uma lição, tudo que eu escrevia em 'O Hobbit' na tentativa de criar algo para crianças, era intuitivamente percebido por eles. Toda essa conversa de "Não vou lhe contar mais, você pense a respeito" Oh, não, eles detestam isso; é horrível".
     
  14. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Eriadoron, segundo o texto que você citou, percebo que apesar de não ter planejado escrever um livro infantil, ou pelo menos não para entreter seus filhos
    houve que
    Portanto, Eriadoron, se não quer taxar de infantil por algum problema com o termo, pelo menos concorde que o texto base da sua argumentação afirma que o Hobbit é um livro cuja audência imediata é infantil.

    Um livro é infantil se é acessível às crianças de maneira geral (concordemos que O Hobbit assim o é), agora, nada impede ou denigre nossa capacidade intelectual ler e apreciar um livro infantil. Aliás, rótulos são úteis para organizar e não muito mais que isso.
     
  15. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    de fato, concordaria com você se audiência imediata tivesse significado igual a intenção do autor, ou, com base única nesse trecho da entrevista, n haveria razão de eu criar este tópico. Mas o que está em questão é exatamente a intenção de Tolkien ao escrever O Hobbit, e eis que ela não era de que o livro fosse direcionado particularmente às crianças. ratifico, porém, o que disse quanto à classificação de O Hobbit em infantil impedir que gostemos + ou - do livro, como já disse antes. Deve-se, entretanto, entender qual é o foco da discussão: intenção do autor :wink:
     
  16. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Não gosto do Hobbit... Não acho infantil mas acho que é um livro pé no sucks
     
  17. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    eu naum... n adoro O Hobbit tanto quanto o SdA, mas já li ele 14 vezes... e, bem, dá pra ver que ele goza de meu bom-gosto... :lol:
     
  18. Finrod

    Finrod Visitante

    É um livro infantil sim.

    Como vocês podem ver no artigo da Valinor,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é afirmado o seguinte:

    "O autor de ‘As Crônicas de Nárnia’, Lewis, disse numa carta para um amigo seu, Arthur Greeves, o seguinte: “Desde que começou o período letivo, tenho tido momentos deliciosos lendo uma história infantil que Tolkien escreveu"
     
  19. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Bom, então fica a opinião de Tolkien contra a de Lewis, as críticas e a maioria dos leitores... :think: - e é questão de opinião também o que cada um considerar, e foi por tal que criei o tópico, para ver qual prevalecia. Em minha opinião, vale mais o que Tolkien considerava, pois para mim é a opinião dele antes de qualquer ponto de vista próprio, mas é claro que não vou discutir: opinião não se discute. :silenced:

    agradeço aí a todo mundo que postou no tópico e deu seu parecer. valew! ;)
     
  20. Mirwen Elenwë

    Mirwen Elenwë Usuário

    Essa entrevista deixa bastante claro, e não há o que discutir: TOLKIEN não escreveu o livro no intuito para que fosse infantil, então ele não é infantil, e fim-de-papo. Por que discutir mais, francamente!?
     

Compartilhar