Como falou Dagorlard, se vc quer minha opinião... Eu não gosto.
Más de qualquer forma gostaria de corrigir um informação
mas eu gostaria de falar sobre um estilo musical criado num país tropical bem grande abaixo da linha do Equador chamado Brasil
O sertanejo de raiz pode até ser considerada brasileira (eu infelizmente conheço porque aqui na minha cidade toca muito disso, tem festa do peão, e como não sou radical, converso com bastante gente que gosta, as quais me deram essas informações.
Este novo sertanejo-romantico, não é realmente uma música brasileira pois parece (pra mim e outras pessoas) uma cópia de música latina (Bolivia, Peru, Uruguai...) pela forma de tocar e cantar. (Eu sei pois estive passeando pelo Chile e Argentina antes de estourar esse novo ritmo aqui e lá eles já cantavam).
Por isso, antes que alguem (como eu já ouvi muito) venha falar que devemos escutar música da raiz, eu digo que sertanejo (novo) não é música raiz (brasileira),e se é pra escutar algo prefiro ficar com a Raiz.
Agora defendendo o setanejo, preciso falar que alguns tem tecnicas vocais muito boas (apesar de detestar o uso praticamente exclusivo daquela tremida de voz feita pela garganta e não diafragma....) más eles mantem boa dicção quando cantam aberto (garganta aberta, diferente de pavaroti que canta com a garganta mais fechada...). Más erra horrivelmente (da até vergonha de escutar) ao vivo 8)