• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte dos elfos

Uma resalva...
Os elfos podem "morrer" de causas naturais sim, mas em apenas uma ocasião. É sabido que após 1000 séculos seus corpos se sentem cansados e seu feä os abandona e "caminha" para Mandos.

PS. Essa possibilidade só seria aplicada em um elfo que vivesse exclusivamente na TM. Em Aman isso seria impossivel tendo em vista que tudo é imortal e imutavel de certa forma !! :roll:
 
Não são nem 1000 séculos; são 10 mil séculos, se não estou enganado.

Isto equivale a 1 milhão de anos do Sol.

Ainda, eu não acho que isso pode ser considerado "causa natural"; justamente por não sê-lo. Não é como morrer de velhice; é um desgaste do hröa nas Terras Mortais, onde os elfos não devem permanecer; a insistência causa isso.

É natural aos homens envelhecer e morrer; não aos elfos. Assim sendo, é um cansaço do mundo que afeta muito mais o fëa na verdade, em virtude da estadia nas terras mortais. A tristeza intrínseca no fëa é refletida no hröa, que se desgasta e, efetivamente, "desaparece", à medida que é consumido pelo fogo do fëa.
 
Causa uma espécie de desequilíbrio entre o fëa e o hröa se não me engano, e quando isso acontece o fëa abandona o hröa, ou voiajei????
 
Não abandona o hröa. Consome, de certo modo, o hröa, que acaba desaparecendo, e o antigo elfo começa a se transformar num reflexo, numa sombra do que um dia foi.

Não deixa de ser uma espécie de fantasma.
 
Ah, é eu li sobre isso numa HoME, não me lembro qual, e diz tb que as vezes são confundidos com almas penadas pelos mortais.
 
Há também aqueles Elfos que recusam o chamado a Mandos após a morte, Peregrino. Esses são os "fantamas" mesmo. Normalmente trata-se de Elfos que não tiveram um conhecimento acerca de quem são os Valar e Valinor, como muitos Avari por exemplo.
Pode ser sobre esses que você leu.
 
Pandatur Parmandil disse:
Se não me engano, é no texto acerca do "Glorfindel" que Christopher Tolkien fala sobre a reencarnação, e cita que o pai abandonara a idéia do renascimento e tal.
Tem tudo isso na Valinor, é só dar uma procurada por lá.

Que estranho...

Então a questão fica meio que "em aberto"?

Há mais evidências de que os elfos reencarnam mesmo ou do contrário?
 
Tolkien chegou a descartar o renascimento, Itarillë. Logo, Elfos reencarnam em corpos semelhantes ao que pereceu.
 
Pandatur Parmandil disse:
Há também aqueles Elfos que recusam o chamado a Mandos após a morte, Peregrino. Esses são os "fantamas" mesmo. Normalmente trata-se de Elfos que não tiveram um conhecimento acerca de quem são os Valar e Valinor, como muitos Avari por exemplo.
Pode ser sobre esses que você leu.


Tb já li sobre isso, mas não nesse caso não me confundi não Pandatur, mas obrigado da mesma maneira, as vezse é tanta informação que a gente se confunde um tiquinho hehehe, mas a questão é que agora fiquei viajando no toc, e pensei, com os fëar de quem se nega a ir a Mandos, será que eles poermanecem vagando indefinidamente ou os Valar os resgatam???
 
Peregrino, este tópico do Obras sobre Fantasmas Élficos pode te interessar.

Acerca da sua pergunta, se o Elfo recusava o chamado, me parece que os Valar nada podiam fazer.

"(...)nestes dias posteriores mais e mais elfos, sejam eles dos eldalië em origem, sejam de outras raças, que demoram-se agora na Terra-média recusam a convocação de Mandos, e vagam desabrigados no mundo†, negando-se a deixá-lo e incapazes de habitá-lo, assombrando árvores, fontes ou lugares ocultos que conheciam. Nem todos destes são amigáveis ou intocados pela Sombra. De fato, a recusa à convocação é em si um sinal de mácula."

Fonte: Leis e costumes dos Elfos.
 
Obrigado pelo link Pandatur Parmandil, foi um tpc bem interessante esse.
Quanto a leis e costumes dos Eldar eu tenho o texto no PC, valeu de novo. :wink:
E tiveuma outra duvida agora mas vou abrir um tpc só para ela.
 
E, supondo que não fosse um fëa ruim só muito burro que recusasse a convocação, ele ficaria vagando sem corpo???eternamente????
 
Ao que tudo indica sim. E creio que logo ele se amarguraria e acabaria decaindo, odiando os vivos e passando a causar o mal a eles.
 
Sei q to sendo chato, mas eles não poderiam aceitar o chamado depois, quando percebessem que não era algo danoso?
 
Não sei como entrariam em contato com os Valar depois, Peregrino.
Aliás... não faço nem idéia de como se dava o "transporte" do fëa para Mandos. :think:
Isso que dá ficar debulhando demais as obras hehehehe... a gente começa a querer explicação para tudo. :lol:
 
Pandatur Parmandil disse:
Não sei como entrariam em contato com os Valar depois, Peregrino.
Aliás... não faço nem idéia de como se dava o "transporte" do fëa para Mandos. :think:
Isso que dá ficar debulhando demais as obras hehehehe... a gente começa a querer explicação para tudo. :lol:

:lol:

Creio que deva ser como o dos Istari, o fëa deve ir voando
Onde está escrito isso??? Ngm sabe como o fëa de Olórin foi levado de volta a Aman, ele apenas diz que foi.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo