• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte dos elfos

Elrond Meio-Elfo disse:
O fëa de Olórin não foi para Aman, ele saiu do pensamento e do tempo, ou seja, foi para fora dos Círculos do Mundo.
Na verdade eu interpreto a fala de Gandalf como que significando que ele morreu.
E Aman foi retirada dos Círculos do Mundo, logo, ele foi parar lá. Assim penso eu.
 
Bom, que ele foi para fora dos Círculos do Mundo fui eu que coloquei, ele deve ter ido mais além de fato, para fora do tempo e do pensamento, pois como Tolkien diz os 'deuses' estão limitados a esse mundo físico e o seu tempo. Na verdade eu não creio que Aman foi removida dos Círculos do Mundo mas apenas removida de Arda, ou tornada invisível dentro dos Círculos do Mundo. Isso porque a natureza dos elfos, o que os diferenciava dos humanos mortais, era o seu confinamento aos Círculos do Mundo. Então Aman não podia se encontrar além.
 
Eu já vi uma discussão semelhantes no Obras, vou dar uma procurada e posto o link aqui.
Mas se bem me lembro Tolkien deixa a entender que Gandalf se encontrou com o próprio Eru (ou pelo menos Eru guiou seu fëa para fora de Eä e de volta a TM).

Edit
vou acrescentar aqui o trecho da carta 156:
"Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’."
 
Tecnicamente o que me leva a crer que o spírito deve "voar" é isso:

"Para o assombro dos circunstantes, ao redor do corpo de Saruman formou-se uma névoa cinzenta que, subindo lentamente a uma grande altura qual a fumaça de uma fogueira, pairou sobre a colina como um vulto pálido e amortalhado. Por um momento vacilou, olhando para o Oeste; mas do oeste veio um vento frio, e o vulto se curvou, e com um suspiro dissolveu-se em nada." (Sda - RdR - Expurgo do Condado)

Óbvio que cda pessoa interpreta como quiser o trecho, mas reparem que ele se refere a Aman ao escrever Oeste ao invés de oeste. E pode-se perceber o Fëa visível, e tentando ir para Aman. Por isso eu acho que Gandalf retornou a Aman e lá recebeu ordens de Manwë (o que mais gostava de Gandalf por sinal) para voltar e completar a tarefa.
 
Proview disse:
Eu já vi uma discussão semelhantes no Obras, vou dar uma procurada e posto o link aqui.
Mas se bem me lembro Tolkien deixa a entender que Gandalf se encontrou com o próprio Eru (ou pelo menos Eru guiou seu fëa para fora de Eä e de volta a TM).

Edit
vou acrescentar aqui o trecho da carta 156:
"Ele foi enviado por um mero plano prudente dos Valar angélicos ou governantes; mas a Autoridade tinha assumido este plano e o ampliado, no momento de seu fracasso. ‘Desnudo fui enviado de volta – por um breve tempo, até que minha tarefa estivesse cumprida’. Mandado de volta por quem, e de onde? Não pelos ‘deuses’ cujo entendimento é só com este mundo encarnado e seu tempo; porque ele passou ‘além do pensamento e do tempo’."

Obrigado pelo trecho, Proview. Eu fiz uma afirmação errônea ao que tudo indica, portanto. Parece então que o termo "além do pensamento e do tempo" indica que Olórin foi para um local ondem nem os Valar tinham acesso.
 
Os elfos não podiam sair a vontade dos Salões de Mandos,mas eles podiam se recusar para ir para lá depois de sua morte,assim "vivendo" como um fantasma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo