• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre hoje aos 96 anos a rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido

abylos

USS Voyager - NCC-74656 - Classe Intrepid
Usuário Premium
Morreu hoje aos 96 anos a rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido. A monarca faleceu no castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada nas redes sociais da família real. Elizabeth havia sido colocada em observação médica pela manhã e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.

Seu filho mais velho, Charles, torna-se o rei Charles 3º e sua esposa, Camilla, rainha consorte. Ele disse que a morte de sua amada mãe foi "um momento de grande tristeza". O comunicado divulgado pela família real informou que a rainha morreu "em paz" e que Charles e Camilla permanecerão na Escócia esta noite e retornam para Londres amanhã.

No poder há 70 anos, a rainha vinha apresentando problemas de saúde. Em outubro do ano passado, ela passou a noite no hospital e precisou ficar em repouso. Elizabeth também foi diagnosticada com covid-19 em fevereiro, quando já estava vacinada. Meses depois, ela revelou que ficou "muito cansada e exausta" após contrair o vírus.

Seu último compromisso público foi na terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Pela primeira vez na história, a cerimônia foi realizada em Balmoral. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados por ela no palácio de Buckingham, em Londres. Hoje, Truss disse que a monarca foi "o espírito do Reino Unido".

Além de Charles, Elizabeth deixa três filhos, todos de seu relacionamento de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu no ano passado: Anne, Andrew e Edward.

Texto completo(fonte: UOL)
 
Ela havia nascido antes de 99% da população mundial! Incrível o quanto ela durou no cargo. O príncipe ficou no cargo por 70 anos para assumir somente agora.

RIP
 
Fiquei em choque. De alguma maneira simplesmente não entrava na minha cabeça que a rainha Elizabeth pudesse morrer, mesmo ela estando com quase 100 anos. Era um desses fatos da vida, sabe? As coisas vão passando e Elizabeth II está sempre lá.
 
O fim de uma era.
Não era a minha rainha*, mas era uma chefe de Estado cem vezes melhor que o nosso e uma figura de grande relevância política e histórica.


*essa é a Raenerys
 
Ei, olha o spoiler de The Crown aí! :fire:

Zoeiras à parte, ela foi um ícone de nossos tempos. Gerações inteiras para as quais a imagem do Reino Unido (e mesmo das monarquias em geral) é indissociável dela. Será interessante acompanhar como se dará a relação da população britânica com a monarquia daqui para frente - relação que tinha tudo para ter azedado já na primeira metade do século passado, mas que ganhou sobrevida graças à ela.
 
Eu não morro de amor e muito menos de ódio por monarquias, mas reconheço que essa rainha teve um papel fundamental pra que esse sistema conseguisse virar o último século que passou e mais as primeiras duas décadas deste sendo ainda muito respeitado dentro e fora do RU.

O mesmo não consigo esperar em relação ao Charles, uma figura muito pouco empática. Vamos que o futuro reserva pro próximo reinado.
 
Última edição:
E faltava pouco menos de dois anos para ela superar Luís XIV (o "Rei Sol") como monarca com o reinado mais longevo comprovado. Ele reinou por 72 anos e 110 dias. Ela atingiu 70 anos e 214 dias.

Contudo, os primeiros 8 anos do reinado de Luís XIV (1643-1651) foram exercidos efetivamente por sua mãe, Anne, e sua coroação só ocorreu 3 anos após o fim dessa regência (em 1654).
 
A Globo fez um especialzinho sobre a vida da Beth. Devia estar pronto há tempos rs. Não rende colar aqui porque é muito texto e tem fotinhas:

 
Não foi esse ano que houve alarme falso divulgando a morte antecipada dela? Material já pronto pra soltar é que não falta.
 
Esperando a mensagem de pesar do @Calion Alcarinollon

Afora isso, como não podia deixar de ser, os tabloides já começam a chover matérias sobre curiosidades aleatórias da vida de Charles III. Esta é uma inusitada:

 

Existem ainda 8 rainhas pelo mundo, mas só uma no poder; uma é "brasileira"


Rainhas pelo mundo: Rania, Margarida e Silvia - UOL

Rainhas pelo mundo: Rania, Margarida e SilviaImagem: UOL

Elizabeth 2ª foi a rainha mais conhecida do planeta e uma das monarcas mais longevas, após os seus 70 anos de reinado. Mas existem muitos 43 países atualmente governados pela monarquia: Espanha, Arábia Saudita, Japão, Mônaco, Tailândia, Holanda, Suécia, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Dinamarca entre outros.

Oito mulheres são rainhas reinantes, consortes, regentes e uma é sucessora do trono.

Margarida da Dinamarca​

margarida - KELD NAVNTOFT, KONGEHUSET - KELD NAVNTOFT, KONGEHUSET

A rainha da Dinamarca, Margarida 2ª
Imagem: KELD NAVNTOFT, KONGEHUSET

Em 2022, a rainha Margarida 2ª, da Dinamarca, completou 50 anos de reinado. E ela só se tornou rainha devido a uma alteração da lei, que introduziu a sucessão feminina nos reinados.
Assim, Margarida subiu ao trono em 1972, sendo a primeira rainha a assumir a Coroa após a alteração da lei. Após a morte de Elizabeth 2ª, ela se torna a única rainha reinante que está no poder.

Ntfombi, a rainha-mãe Essuatíni​


Juntamente com seu filho, o rei Mswati 3º, a rainha-mãe Ntfombi serve desde 1986 no Reino de Essuatíni, na África, e é líder espiritual do rei.

Todos os anos, ela comanda, na Vila Real de Ludzidzini, o Umhlanga, festival com uma enormidade de virgens dançando para o monarca, que pode escolher uma delas para desposar.

Rainha Silvia, da Suécia​

silvia - Wenn/Frame/Folhapress - Wenn/Frame/Folhapress

Rainha Silvia de Suécia
Imagem: Wenn/Frame/Folhapress

De origem brasileira, a rainha Silvia da Suécia, que é casada com o rei Carl 16 Gustaf, nasceu em Heidelberg, na Alemanha, em 1943. Filha de um alemão com uma brasileira, morou no Brasil em parte de sua infância.

Atualmente com 78 anos, a rainha Silvia tem três filhos: a princesa Victoria, herdeira do trono, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine.

Anak Saleha, rainha consorte de Brunei​


Como esposa do sultão Hassanal Bolkiah, o atual sultão de Brunei, Anak Saleha é rainha consorte do reino e membro da família real. É filha de Pengiran Anak Haji Mohamed Alam e Pengiran Anak Hajah Besar.

Rania Al-Abdullah, rainha da Jordânia​


rainah rania - Getty Images - Getty Images

Rainha Rania Al Abdullah
Imagem: Getty Images

Casada como o rei Abdullah 2º, a rainha Rania é considerada uma das realezas mais elegantes do mundo, conhecida por seus trabalhos de defesa da educação e serviços de saúde na Jordânia.

Rania nasceu no Kuwait em 1970, ela foi forçada a fugir durante a primeira Guerra do Golfo em 1991, aos 21 anos. Ela se mudou com a família para a Jordânia. Em 1993, conheceu o então príncipe Abdullah 2º bin al-Hussein da Jordânia, durante uma festa, se casando no mesmo ano.

Rainha Máxima, da Holanda​


Esposa do rei Guilherme Alexandre e rainha consorte dos Países Baixos desde 2013, Máxima Zorreguieta Cerruti nasceu em Buenos Aires. Entrou para a realeza em 1999, virando rainha apenas em 2012, com a renúncia da rainha Beatriz.

Mozah bint Nasser Al Missned, do Catar​


Nascida em Al Khor, Mozah bint Nasser Al Missned é a esposa do Hamad bin Khalifa Al Thani, o Emir. É a segunda das três esposas do xeique, conhecida por debater reformas no sistema educacional e de saúde no país.

Como rainha consorte do Oriente Médio, tem o diferencial de representar o seu país em muitos eventos internacionais, muitas vezes por conta própria.

Letizia, rainha consorte da Espanha​


Letizia Ortiz Rocasolano é casada com o rei Filipe 6º. De origem plebeia, a jornalista enfrentou a resistência da família do noivo, que era contra a união do herdeiro do trono, além de uma forte oposição por parte de uma elite mais tradicional e monárquica.

Mas mantendo a relação cordial, Letizia se tornou mais próxima do povo e aumentou a sua popularidade.

Princesa Victoria Ingrid Alice Desiree, a próxima​


Vitória Ingrid Alice Desidéria é a filha mais velha do rei Carlos 16 Gustavo e sua esposa, a rainha Sílvia Sommerlath e por isso é a herdeira direta ao trono na Suécia. É casada com o príncipe Daniel da Suécia e ambos são constantemente comparados com Kate Middleton e o príncipe William, devido à sua popularidade.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo