• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte dos elfos

Celeborn

Usuário
Se, originalmente, não foi planejado que os elfos morressem e os valar não sabiam que os Homens viriam depois, por que foi que eles criram um palácio pros espíritos: o Palácio de Mandos? Ele foi incluído depois que o tema foi "infectado" pela malícia de Melkor?
 
Não era planejado que os elfos morressem de velhice ou tristezas, mas desde o começo eles estavam sujeitos a outros tipos de morte ("matada"). Imagine se os palácios não existissem, não houvesse guerras mas, por um acaso, um elfo marujo caísse no mar e morresse... Sem os palácios ele ficaria vagando como um fantasma.
 
De qq forma, tudo isso estava previsto na musica. E Mandos, dentre todos era oq melhor tinha ouvido e se recordava doq foi cantado. Talvez por isso ele já previa tal coisa.
 
Celeborn disse:
Se, originalmente, não foi planejado que os elfos morressem e os valar não sabiam que os Homens viriam depois, por que foi que eles criram um palácio pros espíritos: o Palácio de Mandos? Ele foi incluído depois que o tema foi "infectado" pela malícia de Melkor?
Os Valar sabiam sim que os Homens viriam. Não sabiam onde nem quando os Atani surgiriam, mas tinham sim conhecimento de que os Homens viriam a surgir em Arda.
 
Uma dúvida: os palácios de Mandos ficavam em Arda?
Se sim, o que impede um vivo de entrar lá?
 
Fallen Dior ¥ disse:
Uma dúvida: os palácios de Mandos ficavam em Arda?
Se sim, o que impede um vivo de entrar lá?

Ficava em Aman, dentro de Arda sim.

Um ser vivo não entraria lá pq os salões de mandos eram impenetráveis eu acho. De qq forma, era algo no mundo espiritual, os espiritos normalmente ficavam sozinho e não fazendo uma festa lá dentro.
 
Reencarnar já significa sair do palácio, não?
Mas isso me propôs uma dúvida: O que eles faziam no palácio?Ficavam lá de bobeira, meditando?
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Reencarnar já significa sair do palácio, não?
Mas isso me propôs uma dúvida: O que eles faziam no palácio?Ficavam lá de bobeira, meditando?

Eles ficavam isolados , e não devia ser algo agradável pois Námo disse "irão asiar por seus corpos...".
 
Aliás, meditar era sim o que eles faziam lá. Ficavam, quando acontecia de terem sido ruins, a remoer seus atos malvados. Em outros casos, ficavam se curando da dor e do trauma que é a morte, pra poderem reencarnar em paz num outro corpo.
 
Eles ficavam isolados , e não devia ser algo agradável pois Námo disse "irão asiar por seus corpos...".
Nem todos, mas a imensa a mioria.
Mas diz q miriel, mulher de fëanor, pode sair normalmente de Mandos
Ao contrário, Miriel não quis reencarnar, então Finwë se casou denovo, então Miriel só pode sair de Mandos após a morte de Finwë, quando finwë morreu, ele preferiu passar a eternidade em Mandos e deixar suas duas esposas vivas...
 
E o corpo do elfo simplesmente aparecia de novo no plano "físico", só?

Ninguém estranhava não? :mrgreen:

E não há detalhes sobre como eles reencarnavam, se tinham lembranças da outra vida, se era como adulto etc?
 
Os elfos reencarnam através do renascimento, com muito poucas exceções. Tinham uma nova infância, novos pais, um novo nome, um novo corpo, tudo novo até um momento específico da adolescência em que ele começava a se relembrar de sua antiga vida e de tudo o que ele (o espírito) viveu até então e tudo passava a ser como uma única existência com diferentes estágios, ou encarnações.
 
Essa idéia é antiga Elrond, no final da vida Tolkien preferiu a idéia que os Valar construiam um novo corpo para o elfo em questão baseadonas memórias que o fëa possuia de seu corpo anterior. Ele vinha com todas as memórias de sua "vida passada".
Em raras excessões é que os elfos renasciam, e esses era considerados abençoados por possuir duas famílias, duas juventudes e etc.
 
Nem em raras excessões pelo que me lembro, Proview. Elfo algum renascia de verdade, como infante. Eles retornavam em um corpo novo, semelhante ao que pereceu.

O "Leis e Costumes dos Eldar" aborda a reencarnação na forma de renascimento, mas quem ler este texto deve ficar ciente de que esta idéia abordada por esta parte dele foi abandonada pelo Professor.

Se não me engano, é no texto acerca do "Glorfindel" que Christopher Tolkien fala sobre a reencarnação, e cita que o pai abandonara a idéia do renascimento e tal.
Tem tudo isso na Valinor, é só dar uma procurada por lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo