1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Morte dos elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Celeborn, 14 Out 2004.

  1. Celeborn

    Celeborn Usuário

    Se, originalmente, não foi planejado que os elfos morressem e os valar não sabiam que os Homens viriam depois, por que foi que eles criram um palácio pros espíritos: o Palácio de Mandos? Ele foi incluído depois que o tema foi "infectado" pela malícia de Melkor?
     
  2. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Não era planejado que os elfos morressem de velhice ou tristezas, mas desde o começo eles estavam sujeitos a outros tipos de morte ("matada"). Imagine se os palácios não existissem, não houvesse guerras mas, por um acaso, um elfo marujo caísse no mar e morresse... Sem os palácios ele ficaria vagando como um fantasma.
     
  3. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    De qq forma, tudo isso estava previsto na musica. E Mandos, dentre todos era oq melhor tinha ouvido e se recordava doq foi cantado. Talvez por isso ele já previa tal coisa.
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Os Valar sabiam sim que os Homens viriam. Não sabiam onde nem quando os Atani surgiriam, mas tinham sim conhecimento de que os Homens viriam a surgir em Arda.
     
  5. Fafa

    Fafa Visitante

    Uma dúvida: os palácios de Mandos ficavam em Arda?
    Se sim, o que impede um vivo de entrar lá?
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ficava em Aman, dentro de Arda sim.

    Um ser vivo não entraria lá pq os salões de mandos eram impenetráveis eu acho. De qq forma, era algo no mundo espiritual, os espiritos normalmente ficavam sozinho e não fazendo uma festa lá dentro.
     
  7. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    os elfos podem sair de mandos se quiserem ñ podem?
     
  8. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Eu creio que não; uma vez lá dentro eles só poderiam sair encarnados em um novo corpo...
     
  9. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Mas diz q miriel, mulher de fëanor, pode sair normalmente de Mandos
     
  10. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Talvez porque ela tenha decidido não reencarnar.. Não sei...
     
  11. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Reencarnar já significa sair do palácio, não?
    Mas isso me propôs uma dúvida: O que eles faziam no palácio?Ficavam lá de bobeira, meditando?
     
  12. Fafa

    Fafa Visitante

    Eles ficavam isolados , e não devia ser algo agradável pois Námo disse "irão asiar por seus corpos...".
     
  13. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Aliás, meditar era sim o que eles faziam lá. Ficavam, quando acontecia de terem sido ruins, a remoer seus atos malvados. Em outros casos, ficavam se curando da dor e do trauma que é a morte, pra poderem reencarnar em paz num outro corpo.
     
  14. Proview

    Proview Go

    Nem todos, mas a imensa a mioria.
    Ao contrário, Miriel não quis reencarnar, então Finwë se casou denovo, então Miriel só pode sair de Mandos após a morte de Finwë, quando finwë morreu, ele preferiu passar a eternidade em Mandos e deixar suas duas esposas vivas...
     
  15. Itarillë

    Itarillë Usuário

    E o corpo do elfo simplesmente aparecia de novo no plano "físico", só?

    Ninguém estranhava não? :mrgreen:

    E não há detalhes sobre como eles reencarnavam, se tinham lembranças da outra vida, se era como adulto etc?
     
  16. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Os elfos reencarnam através do renascimento, com muito poucas exceções. Tinham uma nova infância, novos pais, um novo nome, um novo corpo, tudo novo até um momento específico da adolescência em que ele começava a se relembrar de sua antiga vida e de tudo o que ele (o espírito) viveu até então e tudo passava a ser como uma única existência com diferentes estágios, ou encarnações.
     
  17. Proview

    Proview Go

    Essa idéia é antiga Elrond, no final da vida Tolkien preferiu a idéia que os Valar construiam um novo corpo para o elfo em questão baseadonas memórias que o fëa possuia de seu corpo anterior. Ele vinha com todas as memórias de sua "vida passada".
    Em raras excessões é que os elfos renasciam, e esses era considerados abençoados por possuir duas famílias, duas juventudes e etc.
     
  18. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Nem em raras excessões pelo que me lembro, Proview. Elfo algum renascia de verdade, como infante. Eles retornavam em um corpo novo, semelhante ao que pereceu.

    O "Leis e Costumes dos Eldar" aborda a reencarnação na forma de renascimento, mas quem ler este texto deve ficar ciente de que esta idéia abordada por esta parte dele foi abandonada pelo Professor.

    Se não me engano, é no texto acerca do "Glorfindel" que Christopher Tolkien fala sobre a reencarnação, e cita que o pai abandonara a idéia do renascimento e tal.
    Tem tudo isso na Valinor, é só dar uma procurada por lá.
     
  19. Metz

    Metz ...

  20. O Glorfindel que aparece no Retorno do Rei é o mesmo dos tempos antigos?!


    ate mais...
     

Compartilhar