• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livro-homenagem destaca “virtudes e imperfeições” de Ricardo Boechat

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Menos de quatro meses após a sua morte, Ricardo Boechat (1952-2019) é objeto de um livro que presta um comovente tributo ao jornalista, mas também revela aspectos pouco conhecidos de sua vida privada e de sua trajetória profissional.

Realizado com a mesma urgência que o jornalista dedicou à profissão, "Toca o Barco – Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu e trabalhou com ele" (Máquina de Livros, 176 págs., R$ 44,90/R$ 24,90) é uma obra que vai além da homenagem.




Entre os 32 depoimentos reunidos, vários lembram de gestos largos de solidariedade de Boechat com amigos e desconhecidos. Por outro lado, colaboradores mais próximos evocam que a sua exigência no trato profissional com frequência causava incômodo.

"Embora escrito por corações e mentes marcados por admiração e saudade, entre os objetivos deste livro não consta o da beatificação de Boechat – nem os amigos reunidos neste barco fariam essa maldade", escrevem os editores Bruno Thys e Luiz André Alzer.

"Uma de suas virtudes era reconhecer e falar abertamente de suas imperfeições. Se há uma outra intenção nas próximas páginas é a de torná-lo útil aos atuais e futuros colegas jornalistas e à sociedade em geral", acrescentam.

Sua demissão de "O Globo" e da TV Globo, após a revista "Veja" expor um telefonema grampeado que o mostrou lendo uma reportagem para uma fonte antes de publicá-la, é lembrada em vários depoimentos. A situação é um marco e um ponto de virada em sua carreira – dali, iria para a rádio e a TV Bandeirantes.

"Eu nunca pedi folha corrida da fonte, mas da notícia. Se o diabo me desse uma informação, eu não perderia de perspectiva de que era o capeta, mas iria me preocupar com a notícia. 'O Globo' me conhecia. Era a minha casa. Se eu fosse dado a picaretagens, imagina o tamanho do meu patrimônio naquele momento", disse o próprio Boechat a respeito.

"Quando foi demitido, me ligou, em lágrimas, dizendo que jamais tinha feito pactos com fontes que não fossem em prol da notícia apurada limpa, correta e ética. Foi interessante acompanhar a cobertura que sua morte teve nos veículos das Organizações Globo e a apuração em torno do acidente. Pareceu reparo", diz Ronaldo Herdy, que trabalhou com ele por 28 anos.

Fernando Mitre, chefe de Boechat na Band, se recorda de inúmeras discussões com o jornalista, inclusive de momentos em que o apresentador desobedeceu expressamente a ordens e pedidos seus. Mas realça, sobretudo, o apoio de Boechat aos mais necessitados.

"E aqui voltamos às virtudes cristãs exercidas com comovente generosidade por aquele ateu orgulhoso do seu ateísmo. O que testemunhei, sem entrar em detalhes, que ele não queria revelar, era o exercício permanente – ou a permanente disposição para esse exercício – da mais valiosa virtude cristã: o amor na sua melhor acepção. Ou a solidariedade, como explicava o Boechat, que é o amor mais a ação", escreve Mitre.

José Carlos Tedesco confirma: "Boa parte dos recursos que obtinha com o trabalho fora do rádio e da TV – palestras e textos que fazia para revistas – ele destinava para ajudar outras pessoas".

Patrícia Hargreaves exemplifica, entre outros, a faceta rigorosa de Boechat como chefe. "O nível de exigência de Ricardo Eugênio Boechat me levou ao desespero e me educou", escreve. "Quando me via levantar para ir ao banheiro mais que duas ou três vezes ao longo das 12 horas de expediente, bradava: 'Tá com cistite?'", conta.

"Eu levantava para almoçar ou lanchar e ele me azucrinava: 'Depois não reclama que tá gorda' (nunca reclamei, diga-se de passagem). Além de implicar comigo, achava graça de fazer o mesmo com as minhas amigas. Quando uma delas passava, dizia para mim: 'Essa está querendo dar, mas não sabe oferecer'. Claro que a moça ouvia. Se não ouvisse, eu contava", prossegue Patrícia.

Rodolfo Schneider, seu colega na Band, conta que a invejável atitude independente e destemida de Boechat tinha consequências. "Essa sua postura, porém, tinha um preço: os processos judiciais atingiram a marca de duas centenas nos últimos anos. Boechat dava trabalho para os advogados da Band. Perdeu alguns e foi condenado a doar cestas básicas".

Mas "Toca o Barco" destaca, em especial, a paixão e o talento de Boechat pelo jornalismo. Flavio Pinheiro lembra que o escritor Albert Camus listou quatro meios ou princípios indispensáveis para a defesa da liberdade de imprensa: lucidez, desobediência, ironia e obstinação. "À sua maneira, Boechat professava estes quatro princípios, sempre com vigor, ainda que às vezes cedendo a bravatas. Sem exaltação e exagero, ele não seria Boechat, e registre-se que além dos princípios cultivava a curiosidade, atributo primordial de bons jornalistas."

Lançamentos: "Toca o barco – Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu e trabalhou com ele" tem lançamentos programados para o Rio (6 de junho, Gabinete de Leitura Guilherme Araújo), São Paulo (10 de junho, às 19h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho) e Niterói (11 de junho, às 19h, no clube Rio Cricket).

https://tvefamosos.uol.com.br/blog/...a-virtudes-e-imperfeicoes-de-ricardo-boechat/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo