• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

Caraca, esse forum ta cada vez mais estranho... agora alem de darem nota pros filmes dao notas pras critivas dos filmes :eek:
 
Caraca, esse forum ta cada vez mais estranho... agora alem de darem nota pros filmes dao notas pras critivas dos filmes

Vamos começar a dar notas para as respostas das notas das críticas dos filmes.

Eu dou 9,8 pra Mith. :mrgreen:
 
Na verdade o título "Laranja Mecânica" é apenas a tradução literal do título americano "A Clockwork Orange". O autor do livro Anthony Burgess morou alguns anos da Malásia. Lá a palavra 'ourang' significa 'homem', então o título do livro e filme é apenas um trocadilho com a palavra 'orange' (laranja). Uma fruta mecânica, na verdade é um homem mecânico; justo oq Alex se tornou após o tratamento no Centro Ludovico.
 
Na verdade o título "Laranja Mecânica" é apenas a tradução literal do título americano "A Clockwork Orange". O autor do livro Anthony Burgess morou alguns anos da Malásia. Lá a palavra 'ourang' significa 'homem', então o título do livro e filme é apenas um trocadilho com a palavra 'orange' (laranja). Uma fruta mecânica, na verdade é um homem mecânico; justo oq Alex se tornou após o tratamento no Centro Ludovico.

Mesma merda. É só substituir laranja por homem.
 
Sim Quisito, você disse a mesma coisa que o Folco, mas Folco, ele explicou o trocadilho =P hehehe

O titulo também é muito bem sacado. Adoro tudo nesse filme! :grinlove:
 
Meu eu adorei esse filme ..eu assisti uns anos atras e adorei fiquei muuuuuuito chocada porque achei insano e bonito ao mesmo tempo, sem explicação...Eu acho m filme extraoridnário ...Melhor que muitos filmes de hj...
 
Aliás, salvo raras exceções, os filmes mais antigos, ao mesmo tempo que não atrairiam muita bilheteria hoje em dia, geralmente possuem um teor crítico, uma beleza natural maiores... Os mais modernos, também com suas exceções, geralmente chamam atenção pelos efeitos especiais, pelos efeitos de fotografia impressionantes, artistas consagrados, etc...
Falei muita besteira de novo?? :roll:
 
Aliás, salvo raras exceções, os filmes mais antigos, ao mesmo tempo que não atrairiam muita bilheteria hoje em dia, geralmente possuem um teor crítico, uma beleza natural maiores... Os mais modernos, também com suas exceções, geralmente chamam atenção pelos efeitos especiais, pelos efeitos de fotografia impressionantes, artistas consagrados, etc...
Falei muita besteira de novo??

Não falou besteira não... Um exemplo disso é o George Lucas, que entrou numa onda de politicamente correto e que passou a priorizar efeitos especiais em detrimento dos roteiros... É a máquina dos grandes estúdios. Na verdade é uma coisa que já existiu mas que andava eclipsada pelos movimentos criativos do cinema nos anos 60 sobretudo. A nouvelle vague, o cinema novo, etc.

Só que a revolução digital tornou novamente a questão da produção técnica como elemento norteador da produção cinematográfica. Aliada a uma censura velada a certos temas pelos estúdios e uma propaganda ideológica inegável, isso só podia provocar uma nova safra de filmes pipoca e descerebrados. Não que eu não goste deles... Mas serem a ultima alternativa é triste.

O Stanley K. foi até o fim fiel a sua postura como cineasta. Filmes que demoravam 3 anos em produção (contrariando a postura do filme indústria hollywwodiano) faziam-no bem distinto da maioria dos seus contemporâneos até o fim, e a forma como abordava temas de patologia, desde Lolita, e sobretudo em Laranja Mecânica, tornam sua obra ímpar.
 
Concordo plenamente.
Mas o triste é quando você pergunta pra uma pessoa se ela prefere um "American Pie" da vida do que um filme de Akira Kurosawa, por exemplo, e ela diz que Akira é uma chatice inútil e o American Pie é que é um retrato e uma crítica do ser humano...
Nada contra nenhum desses filmes ou pessoa, foram só exemplos, mas é realmente triste pensar que os grandes mestres do cinema estão sendo substituídos pelas grandes empresas de efeitos especiais, etc...
Onde vai dar isso? Alguém consegue prever?


(ps: falei besteira de novo? :roll: )
 
Fato interessante:


Laranja Mecânica foi proibído na Inglaterra depois de algumas semanas de exibição por ser acusado de causar violência entre os jovens. O Kubrick mandou tirar o filme de exibição de lá e falou que só iria mostrar LM de novo na Inglaterra depois que morresse...

Em 1999 ele morreu e o filme abriu lá. Foi um sucesso total.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo