1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diretor da Semana Stanley Kubrick

Tópico em 'Cinema' iniciado por Vëon, 10 Jun 2012.

1. Vëon

Vëon Do you know what time it is?

Stanley Kubrick

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Biografia

Stanley Kubrik nasceu em 1928 nos Estados Unidos, na cidade de Manhathan. Preocupado com suas notas ruins no colégio, o pai de Santley Kubrick mandou-o à Califórnia para passar uma temporada com seu tio. De volta a Nova York, como o quadro acadêmico não tivesse mudado, seu pai iniciou-o no estudo do xadrez, que se tornou uma paixão para o jovem Kubrick.

Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista "Look", viajando por toda a América nesta função. Acompanhou também nesta época, como ouvinte, diversos cursos na Universidade de Columbia.

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, "
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ", produzido com seus próprios recursos, ao qual seguiram-se vários curta-metragens feitos por encomenda. Dois anos depois, Kubrick rodou seu primeiro longa-metragem, "
    ". Em seguida realizou "
    " e "
    ". Contudo, só despontou como grande cineasta com o filme "
    ", lançado em 1957, em que tratou da insanidade da Primeira Guerra Mundial.

Depois de realizar "
    ", em 1960, com o ator Kirk Douglas, Stanley Kubrick deixou Hollywood para radicar-se na Inglaterra. Seu primeiro filme europeu foi "
    ", uma adaptação do clássico romance de Vladimir Nabokov. Em seguida, o diretor realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme "
    " e lançou "
    ", considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Oscar de melhores efeitos especiais.

Lançou a seguir "
    ", uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro. Kubrick caracterizou-se por realizar obras fechadas, explorando inventivamente determinado gênero de ficção. Realizou "
    ", um drama passado no século 18, e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, "
    ", com o ator Jack Nicholson.

A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prêmios e inúmeras indicações ao Oscar, como produtor, diretor e roteirista. Em 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua contribuição ao cinema.

Seu último filme foi "
    ", com a atriz Nicole Kidman e o ator Tom Cruise. Kubrick morreu enquanto dormia, de ataque cardíaco, aos 70 anos.

Filmografia

Curiosidades

- Kubrick morreu exatamente 666 dias antes de 2001

- Três de seus filmes, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Dr. Fantástico e Laranja Mecânica, estão listados entre os 50 maiores filmes de todos os tempos, pelo respeitado American Film Institute.

- Em Barry Lindon o desejo de Stanley filmar exclusivamente à luz das velas (sem recurso a iluminação adicional) obrigou que fossem inventadas novas emulsões de películas e uma nova lente de grande foto-sensibilidade.

- Durante a década de 90 um cidadão inglês chamado Alan Conway se fez passar publicamente por Stanley Kubrick, e teve acesso a festas, boates e restaurantes famosos. Parte do seu sucesso na fraude é devido ao fato de que o verdadeiro Kubrick era recluso e reservado, ao ponto de que muitas pessoas nem ao menos sabiam como era a aparência do diretor. A história virou um filme em 2005, "Colour me Kubrick" (Totalmente Kubrick, título em português), estrelado por John Malkovich.

- É o diretor que mais aparece nas listas dos
    do fórum e 2001: Uma Odisséia no Espaço é o filme mais citado.

- Nunca dirigiu uma continuação

Kubrick na Valinor

-

-

-

-

-

-

Fontes

Arquivos Anexados:

Última edição: 8 Nov 2012
    • Ótimo Ótimo x 14
    • Gostei! Gostei! x 8
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Deveria criar um "Título" (aquele negócio verde) de Diretor da Semana, não?

3. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Diretor perfeccionista com filmografia curta mas todos filmes geniais.
    Na verdade não posso falar de todos, ainda me faltam assistir os seus 2 primeiros filmes.

Top5 filmes de guerra. Tem filme do Kubrick.
    Top5 filmes de ficção cientifica. Tem filme do kubrick.
    Top5 filmes de terror. Tem filme do Kubrick.
    Top5 filmes de comédia. Tem filme do Kubrick.

Sendo que ainda colocaria The Killing relativamente alto em um top filmes heist. E acho que colocaria alto Spartacus como top filmes épicos também.

4. Hugo

Hugo Hail to the Thief

O ILUMINADO foi indicado ao framboesa de ouro ? #comassim?

5. Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA = Oscar e Razzie Awards = Framboesa de Ouro?

6. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA = Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia & Horror, EUA

:dente:

Brincadeira, mas não é o Oscar mesmo. O Oscar é concedido pela AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences). E o Razzie Awards é realmente o Framboesa de Ouro.

Agora, vocês não sabiam dos Framboesas aos quais o Iluminado concorreu? Era uma época em que os Razzie Awards tinham mais bolas. XD[HR][/HR]

Os filme do Kubrick realmente seguem um padrão bem elevado, pelo menos os que eu vi (faltam os 3 primeiros e Lolita). Gosto particularmente de Barry Lyndon e 2001.

Faltou falar nas curiosidades que Kubrick nunca ganhou um Oscar de direção, algo meio absurdo de se pensar hoje em dia, mas, de qualquer modo, ele está em boa companhia (Hitchcock, Kurosawa, Altman, Leone, Welles, Lang, Murnau, Hawks, Chaplin).

Última edição: 11 Jun 2012
    • LOL LOL x 1
  7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Lermbro de ter lido também dos projetos do Kubrick que ele nunca teve oportunidade de completar.
    O principal era uma refilmagem da vida de Napoleão (acredito que do clássico dos anos 20).

E lembrar também que AI provavelmente teria sido superior do que acabou sendo.

8. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Um dos meus diretores favoritos, apesar de ainda não conhecer a filmografia completa.

E ainda acho que 2001 é o filme mais perfeito ever made.

9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Por isso que não dou tanta bola para o Oscar como todo mundo.

10. Re: Diretor da Semana - Stanley Kubrick

Talvez não. Pelo que fiquei sabendo, Kubrick criou esta história justamente para Spielberg dirigir, pois entendia que Spielberg tinha a sensibilidade necessária para a história, coisa que ele julgava não ter.

11. Morgoth

Morgoth Stalker

Ano passado lançaram um livro que trata exclusivamente sobre esse famoso projeto não realizado:

12. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Esse filme do Napoleão era bem mais que um projeto: O roteiro já estava pronto e a pré-produção já tinha começado, se não me engano já tinham locações e figurinos prontos e outras milongas mais, aí apareceu um outro filme de Napoleao sendo um fracasso retumbante e o processo foi cancelado. Ele fez Barry Lyndon para aproveitar a vibe de época mesmo.
    Outro projeto (ou esboço, sei lá), é um filme sobre o holocausto que ele desistiu também pq Spielberg lançou Schindler e ele pensou que não tinha mais nada a dizer sobre o assunto. Seria um excelente contraponto, o estilo mais sóbrio do Kubrick do que a do emocional Spielberg.
    Outra curiosidade é que ele sempre procurava livros ruins ou medíocres para adaptação, assim como o Hitchcock. Acho que Lolita é o único filme dele baseado em um livro que pelo menos hj é muito considerado.

13. [F*U*S*A*|KåMµ§]

14. Hugo

Hugo Hail to the Thief

Os filmes do Kubrick, por ordem de preferência:

1) Laranja Mecânica
    2) 2001
    3) O Iluminado
    4) Nascido Para Matar
    5) De Olhos Bem Fechados
    6) Spartacus
    7) Dr. Fantástico
    8) Barry Lyndon
    9) Glória Feita de Sangue
    10) Lolita

Ainda falta assistir "O Grande Golpe", "A Morte passou por perto", e "Fear and Desire".

15. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Lembro de ter lido em algum lugar dizerem que ele não contava o Spartacus na filmografia dele, não o considerava como sendo um filme dele, porque ele não foi o produtor, apenas o diretor. Isso é verdade ou mito?

16. Eruanno Ifindë Sardillon

Eruanno Ifindë Sardillon Aspirante a Istar

Ouvi que ele brigou com o Kirk Douglas e com o estúdio porque o Kirk Douglas estrelão ficava dando pitacos na direção dele. Acho que exatamente depois disso que ele rompeu com Holywood e foi fazer filmes mais independentes na Europa.

Não resisti e fui conferir na wikipedia:
    Outra coisa:

Eu conheço esses curtas dele: Day of the Fight, Flying Padre, The Seafarers. Tem mais?
    Se não, já vi tudo dele, é meu diretor favorito. xD

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  17. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

É, não dá pra saber se ele não contava o Spartacus na filmografia dele, mas com certeza era um filme pelo qual ele não tinha muita afeição, devido a essas desavenças com o Douglas. Muito obrigado pelo esclarecimento :joinha:

18. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Meu top 10 do Kubrick seria

1° De Olhos bem fechados
    2° Laranja Mecânica
    3° Spartacus
    4° Dr. Fantástico
    5° A Morte passou por perto
    6° O Grande Golpe
    7° O Ilumininado
    8° Glória Feita de Sangue
    9° Nascido para Matar
    10° Barry Lyndon

19. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Os que eu conheço, em ordem de preferência:

1. 2001 - Uma Odisséia no Espaço
    2. Barry Lyndon
    3. Spartacus
    4. O Iluminado
    5. O Grande Golpe
    6. Dr. Fantástico
    7. Glória Feita de Sangue
    8. Laranja Mecânica
    9. Nascido Para Matar
    10. De Olhos Bem Fechados

20. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Depois de um esforço pra assistir os 2 que faltavam. Minha listinha.

01. 2001: A Space Odyssey
    02. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb
    03. Paths of Glory
    04. The Shining
    05. A Clockwork Orange
    06. Lolita
    07. Full Metal Jacket
    08. The Killing
    09. Spartacus
    10. Eyes Wide Shut
    11. Barry Lyndon
    12. Killer's Kiss