• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

Cain disse:
Se eu tivesse copiado eu botaria pelo menos a fonte eheheh
Eu trato o capítulo como um extra porque estamos no fórum do filme, e todos aqui tem como parâmetro o filme, para nós que já vimos o filme 10 vezes e o conhecemos muito bem, é comum interpretar o capítulo 7 da parte 3 do livro como algo a mais :) (ok, é errado ^^)
imho, fomos os 2 agressivos, mas você me chamou de comercial (manhê, ele começou!!!)
então ok, o ultimo capítulo do livro foi cortado no filme!!!
opa, peraí, kubrick baseou o filme na versão que não tinha esse capítulo (pelo menos foi o que eu li), therefore nossa interpretação tem o direito de ser ambígua ahahha

-So, what is it going to be, then?

Boa! :mrgreen:
Realmente a referência é o filme. Kubrick destruiu. Acho que podia usar um pouco mais do linguajar. Ficaria mais cult.. porém intragável para muitos...
Eu não posso falar mal... Está no meu top 5 de filmes :?
 
Acabei de vê-lo, e btw, alguém mais torceu pelo Alex desde o começo do filme?
Sinto-me meio culpado por isso, afinal ele espancou mendigos e estuprou mulheres ao longo do filme, eu deveria detestá-lo e pans =P
 
Engraçado esse tópico aparecer no topo, estou revendo o filme agora...

Acabei de vê-lo, e btw, alguém mais torceu pelo Alex desde o começo do filme?
Sinto-me meio culpado por isso, afinal ele espancou mendigos e estuprou mulheres ao longo do filme, eu deveria detestá-lo e pans =P

Eu sempre torço para os malvados :lol: Exemplos são o Alex, ou quando aparecem filmes sobre terroristas, etc., eu sempre torço para eles.

Eu sempre torci para o Sephiroth também, e também sempre preferi o Ocelot ao Big Boss, assim como o Liquid e o Solidus ao Solid :lol:
 
Acabei de vê-lo, e btw, alguém mais torceu pelo Alex desde o começo do filme?
Sinto-me meio culpado por isso, afinal ele espancou mendigos e estuprou mulheres ao longo do filme, eu deveria detestá-lo e pans =P

Foi exatamente por isso que na época o Ebert odiou o filme.
 
Eu não consigo entender como alguém pode odiar um filme por isso. Ele pode ter se culpado pelo que sentiu ao ter passado pela experiência de ter assistido o filme, e tal. Mas o filme despertou nele um sentimento. E isso já é o suficiente para separá-lo dos flmes insosos que não despertam absolutamente nada e passamos horas indiferentes.

Eu também torci pelo Alex. E acho que um dos pontos fortes do filme é justamente isso, é fazer com que o público, racionalmente responsável em geral, acabe aceitando o que moralmente condenaria, e ainda temos violência de forma não convencionalmente kitsch. Enfim, eu sempre achei que Beethoven e violência tivesse tudo a ver, no melhor sentido que essa frase pode ter.
 
Kubrick é foda. Ele conseguiu delinear a personalidade do Alex de forma tão atraente que, apesar de todas as desgraças que ele faz, a maioria das pessoas que viram o filme são cativadas por ele.
Mesmo antes dele sofrer com o tratamento, embora eu sinto que a parte mais interessante do filme é a partir da sua prisão.
 
A propósito, o quê aconteceu com o terceiro membro da gangue dele?
Tornou-se policial assim com os outros dois?
 
A propósito, o quê aconteceu com o terceiro membro da gangue dele?
Tornou-se policial assim com os outros dois?

Acho que não é mencionado.

Todavia, no livro...
o Alex encontra o cara anos depois, se não me engano, e ele virou uma pessoa normal.
 
Enfim, eu sempre achei que Beethoven e violência tivesse tudo a ver, no melhor sentido que essa frase pode ter.

Eu acho que a grande sacada de misturar Beethoven e violência é o fato de que soa como uma espécie de antítese. Assim como a cena em que ele canta Singin' in the Rain, do Gene Kelly.
 
Não, mas não é por aí. O Singin' in the Rain já foi explicado nesse tópico (era a única música que o Malcolm McDowell sabia cantar de cor).

Já no caso do Beethoven, a questão é simples: Burgess queria escrever sobre a juventude, mas de forma que não ficasse 'datada'. Se ele colocasse o Alex escutando qualquer sucesso do momento, aquilo "marcaria" o período (o que Burgess não queria). O que ele fez foi recorrer à música clássica (outra coisa que ele fez para preservar esse aspecto atemporal da obra foi a criação do "nadsat").
 
A propósito, o quê aconteceu com o terceiro membro da gangue dele?
Tornou-se policial assim com os outros dois?

Se não me engano no livro eu acho que ele morre, mas não me lembro ao certo não.

Eu acho que a grande sacada de misturar Beethoven e violência é o fato de que soa como uma espécie de antítese. Assim como a cena em que ele canta Singin' in the Rain, do Gene Kelly.

O Singin' in the Rain não aparece no livro. O Beethoven, como já foi dito, era pra tornar a obra meio atemporal. Acho também que ele meio que demonstra um "saudosismo" sempre presente na juventude, que apesar de usar gírias e roupas específicas sempre vai agir parecido em busca de ideais. Beethoven é cult, meio que legitima os gostos do alex, sei la.
 
Se não me engano no livro eu acho que ele morre, mas não me lembro ao certo não.

No livro é assim:

O Georgie morre. Os que viram policiais são o Dîm(Tosko, no livro) e o BillyBoy(o cara com quem eles lutam num teatro). O Pete vira uma pessoa normal, casado e etc...
 
Acabei de assistir, um dos melhores filmes que já vi, e pasmem, tão tardiamente.

Não acho que o fato de ele usar Beethoven seja uma ironia. Para ele, aquela música tinha a ver com seus impulsos destrutivos, já que isso representa, para o Alex, a sua alegria. Os outros, em contrário, a associam com a construção, que é a alegria deles. A sinfonia 9 é uma ode a alegria, não importa quais sejam seus valores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo