• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)

Laranja Mecânica de Stanley Kubrick

Sempre que escuto comentários sobre Laranja Mecânica e como ele está cheio de seu humor negro e é uma sátira a sociedade. Sim, eu concordo. Mas o filme é muuuuuuito mais do que apenas uma sátira. Fala sobre a verdadeira natureza humana(assim como a maioria dos filmes de Kubrick) ou o que é necessário em um ser para que ele seja considerado um humano e não apenas uma máquina superficial. O título sugere que algo pode ter uma aparência orgânica por fora e ser uma máquina fria. A maioria das pessoas que eu conheço fazem essa associação diretamente com o estado de Alex, o jovem delinquente protagonista do filme no seu estado inicial, no começo do filme. Pois eu penso que é nos primeiros 50 minutos e nos últimos 10 minutos que Alex está mais humano do que qualquer outro personagem do filme.

Ele realmente se transforma em uma Laranja Mecânica após a sua prisão e tratamento no Centro Ludovico, onde tem o seu cérebro lavado por imagens horríveis de estupros, violência e guerra. Isso faz com que ele automaticamente começe a se sentir mal sempre que tenha vontade de cometer atos de violência. Ele é tirado o seu direito de escolha. É aí sim que ele deixa de ser um ser humano, pois ele agora é obrigado a seguir as leis dessa sociedade sem direito de recusá-las. Não pode usar a violência nem para a auto defesa.

O personagem de Alex no seu estado humano tem um grande tom de superioridade, como se ele fosse um comandante, um chefe de sua gangue, o dono da cidade. Quando o chefe da prisão pergunta que crime ele cometeu, ele diz "Assassinato" com um pequeno sorriso na face. E ele assim mente quando chega na prisão, mentindo para o padre sobre o seu comportamente. Pois até mesmo quando está lendo a Bíblia, se mostra superior que o resto, como quando aparece como o soldado romano espancando Jesus ou lutando na guerra e dormindo com várias mulheres. Alex é um ser humano, mesmo sendo triste e desprezível, cheio de falhas, ele é um ser humano.

Após a lavagem cerebral, ele vira apenas um jovem humilde que se sente injustiçado, sempre dizendo que sofre e sofreu, e agora, ironicamente, está sendo mal tratado pela sociedade na qual ele ajudou a apodrecer. Só chora e sofre, não podendo reagir. Nos minutos finais do filme, depois de ser operado na cabeça para que o seu velho instinto humano volte, ele é livre novamente. É curado. Deixa de ser a Laranja Mecânica de antes e volta a ser o jovem delinquente fã de Beethoven e ultra violência.

"As cores realmente parecem mais vivas na tela do cinema", diz Alex durante a lavagem cerebral. Provavelmente é um piada feita apenas para o próprio Stanley Kubrick, que abusa das cores distintas nesse filme. Ele faz as cores realmente pularem, se destacarem nesse filme. A edição do filme é totalmente revolucionária, uma das melhores que eu já vi em um filme. Quando ele escuta Ludwig pela primeira vez em seu quarto, Kubrick faz uma montagem de imagens metafóricas representando o estado da mente de Alex naquele momento, de caos e alegria.

O diretor passa o sufoco em que Alex está passando para o seu público, mas ao invés de nos mostrar o que o Alex está vendo, ele mostra a própria visão nojenta e agressiva dos olhos do jovem presos abertos, sendo molhados por um assistente, e a expressão de terror e desespero na cara. Com certeza, Kubrick consegue chocar quando quer, e a sua demonstração de violência na sociedade futuristica de Londres é extremamente realista. Dizem que o filme gerou vários assassinatos e aumentou o índice de violência em alguns países. Os cenários, casas, prédios, objetos, e figurindo são todos feitos para ter uma aparência estranha, futurista. Mal se pode perceber que o filme foi feito a 30 anos atrás se não fosse pela a aparência do jovem Malcolm McDowell, numa performance espetacular como Alex. Laranja Mecânica é um dos poucos filmes que jamais vão parecer velho ou ultrapassado. Um dos melhores filmes de ficção científica já criados, e um dos melhores filmes feitos por Kubrick.

NOTA 10
 
Concordo totalmente com esta crítica. Realmente as cores e cenários do filme são interessantíssimos. É uma reconstituição do futuro híbrida, que contém ainda muitos elementos setentistas, os tons são fortes, contrastantes, a iluminação (principalmente a da casa do escritor) é hipnótica. Aliás a luz e seus vários modos de usa-la é ponto constante nos filmes de Kubrick que era fotógrafo.
 
Folco Gamgee disse:
Eu concordo! Mas 2001 ainda eh melhor...

É, os três melhores do Kubrick são 2001, O Iluminado e Laranja Mecânica. E eu não vi Glória Feita de Sangue ainda...

Eu não gosto do Iluminado... ele me da medo... muito medo... :( hehehe

É uma produçao perfeita.. terrivelmente perfeita =PP
 
eu ainda nunca vi O Iluminado... vcs recomendam??

Aliás, como será que ficaria o inteligência artificial se o Kubrik tivesse levado o projeto pra frente?
 
OI, bah nao to postando mto pq to no rio
viajando
mas ae vai
full metal jacket é um filme que eu quero ver, 2001 é assombroso, o iluminado é mkto bom, se igualando ao livro, e laranja mecanica, é algo totalmente out, nao da pra explicar é unico
até mesmo para o universo do kubrick
 
Discordo, não acho o Iluminado melhor que Laranja Mecanica.. são diferentes... Laranja tem um "quê" que o Iluminado não tem =P
 
Folco Gamgee disse:
ok, vou pegar o iluminado pra assistir entao...
se for do nivel de laranja mecânica, tá ótimo

É melhor. Pode ter certeza.
Nhá, só é melhor avisar antes pra não pegar a versão errada... Pega a versão do Kubrick, não a nova... Eu vi a nova pensado que fosse a velha, acabei me decepcionando terrívelmente. :disgusti: Depois quando vi a versão Kubrick, não me empolguei tanto pelo fato de já saber o que ia acontecer.
 
Ristow disse:
Folco Gamgee disse:
Nhá, só é melhor avisar antes pra não pegar a versão errada... Pega a versão do Kubrick, não a nova... Eu vi a nova pensado que fosse a velha, acabei me decepcionando terrívelmente. :disgusti: Depois quando vi a versão Kubrick, não me empolguei tanto pelo fato de já saber o que ia acontecer.

Ah, é muito bom saber disso... Obrigado pelo toque!
Aliás vou até assistir Laranja Mecânica de novo... este tópico me deu vontade... hehehehe
 
Eu nem gostei de O Iluminado tanto. Os três são bons mas Laranja Mecânica (qual é o motivo doi título?) é relativamente melhor que 2001 e disparado melhor que O iluminado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo