1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Kung-Fu; a História e seus Estilos

Tópico em 'Esportes' iniciado por Ben Kenobi, 3 Dez 2008.

  1. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Kung-Fu
    Bom, vou postar um pouco que encontreio sobre o kung fu e seus estilos como foi dito no titulo, nas minhas andanças pela net,achei esse texto que é muito interessante.
    Coisas que ajudaram a intender sobre os estilos de Kung Fu
    # KUNG: Conquista, Trabalho, Habilidade
    # FU: Homem Adulto
    # KUNG FU: expressão que refere-se trabalho intensivo, trabalho árduo ou habilidade em tudo que se faz
    # KUO: Nacional ou Nação
    # SHU: Arte ou técnica
    # KUOSHU: Arte Nacional Chinesa
    # WU: Marcial ou Técnica
    # SHU: Arte ou técnica
    # WUSHU: Arte Marcial Chinesa

    Wushu é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errôneamente de kung fu . Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.

    Portanto Kung-Fu é a mesma coisa que Wushu!

    Introdução


    O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
    Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.
    Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.

    De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.
    Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
    Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
    Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, conseqüentes das mutações e adaptações para o ocidente.

    Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.

    Benefícios

    * Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
    * Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranquilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental.
    * Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.

    Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Artes Marciais

    CHI - Firme de caráter

    Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.

    HEI - Desprendido de valores
    Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.

    JUNG - Corajoso e heróico

    Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.

    WAI - Ativo em todos os empreendimentos

    Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.

    Estilos mais conhecidos

    Bok Hok Phai ou Pak Hok.Garça Branca
    Mais aqui>
    Garça Branca conhecido por seus movimentos ágeis de chutes, torções e ataques perigosos.
    Se utilizam as mãos em forma de asas ou bico. Os ataques altos são dirigidos aos pontos vitais como os olhos, o pescoço, a traquéia, etc. Os ataques médios se dirigem ao externo, as axilas, etc. Os ataques baixos buscam os genitais e virilha. Os bloqueios podem ser realizados com o antebraço e a mão em forma de bico ou asa, transformando-se em alavancas para romper o braço do inimigo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Tan-Lang. O Louva-Deus

    Mais aqui>
    Louva-a-Deus é o nome dado a dois estilos distintos de artes marciais chinesas; um deles é característico "do Sul" e o outro "do Norte" da China.
    O estilo Louva-a-Deus do Norte foi criado por Wang Lang na província de Shandong. Wang Lang se inspirou na agressividade e eficácia do inseto ao combater uma cigarra.
    Algumas características do estilo Louva-a-Deus do Norte são: grande velocidade, ataques incessantes, e movimentação complexa dos pés.
    O estilo também é muito conhecido pelo uso da "garra do Louva-a-Deus" (um gancho feito com os dedos da mão).
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Zuíquan. Bêbado
    [SIZE=-1]Essa técnica situa em como se o praticante estivesse embreagado. Combina movimentos como tropeçar, balançar e cair exatamente como um bêbado. As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma chicara chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. O estilo do bêbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usa-se chutes, voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente.[/SIZE]
    [SIZE=-1]O praticante têm que ser rápido e fingir defesa enquanto está tentando atacar e apontando em uma direção mas atacando em outro. Vários graus de embriaguez são demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no olho.[/SIZE]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    shéquán-Serpente Divina
    [SIZE=-1]O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na província de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong uma técnica particular do templo chamada Hok She Tchu (união da Garça e da Serpente).[/SIZE]
    [SIZE=-1]Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos com apunhalar e movimentos de espada cortantes. Há foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo contínuos.
    [/SIZE]
    [SIZE=-1] Velocidade: atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando passos rápidos, ágeis e leves;[/SIZE]
    [SIZE=-1]- Envolvimento: a curta distância, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distância, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida;[/SIZE]
    [SIZE=-1]- Surpresa: atacar em diferentes ângulos continuamente;[/SIZE]
    [SIZE=-1]- Saltos: para trás ou para os lados, evitando ataques desnecessários e não comprometendo os membros principais para locomoção e equilíbrio;[/SIZE]
    [SIZE=-1]- Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe não obtiver a penetração adequada;[/SIZE] [SIZE=-1]No Brasil o estilo tem o representate Mestre Dani Hu.[/SIZE]
    [SIZE=-1]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    [/SIZE]


    yīngzhǎoquán - Garra de àguia

    [SIZE=-1]Este estilo é inspirado nos movimentos da Águiaem ataques contra suas presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, só que com ênfase no polegar, indicador, médio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de uma águia. Em suas técnicas o estilo da aguia é especialista em torções, que na maioria das vezes antecedem um quebramento[/SIZE].
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Sanshou

    É a parte integrante das competições de Wushu (kungfu) e tornou-se importante a partir do campeonato mundial de 1991, neste mesmo ano foi criada uma liga profissional de Sanshou. Ano que foi criada as primeiras regras internacionais de Wushu. " Sanshou" também chamado de Sanda em cantonês que, traduzindo significa " mãos livres" e se refere a combate livre. Força, garra, luta de contato, são lemas das atividades dessa luta, que teve rapido crescimento e atinge grandes popularidades em todo o mundo.
    O Sanshou é mais para combates, terá campeonatos e muita "porrada".
    Os outros estilo pelo que eu percebi não tem muito combate como o Sanshou, nos Eventos são mais apresentações como uma Ginástica Olímpica!

    Mais aqui>
    ORIGEM: Historicamente, a modalidade conheceu sua origema há centenas de anos quando lutas corporais agitavam a China, tanto com as mãos livres, quanto com as armas, os desafios eram realizados sem regras e, na maioria das vezes, resultavam em morte ou ferimento graves dos lutadores.

    REGRAS: as regras do boxe chinÊs é aquela que mais se aproxima de uma situação de combate real, permitindo um contato amplo entre os oponentes com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e arremessos. Em um torneio o lutador pode vencer tanto por nokaut como por pontos, 2 rounds de 2 minutos cada, seguido de um terceiro round em caso de empate.

    PROTETORES: Capacete, calça ou shorts, coquilha, protetor de torax, protetor de canela, protetor bucal. Obs: os profissionais não utilizam capacete e nem protetor de tórax, lutador não pode usar golpes de quebramentos, torções e golpes em pontos vitais.

    BENEFICIOS: Apesar de ser um esporte de contato, tem varios beneficios. Raciocinio rapido, perda de peso, desenvolvimento fisico e mental, perde o medo, desenvolvimento da agilidade e força, retirada de vicios, saude e condicionamento fisico com resistência corporal, relaxamento menta.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Eu pratico o Sanshou a 1 mês, e estou gostando muito!
    Retirado dos Sites:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Como a net não está colaborando, vou terminar depois mas estarei sempre atualizando!
    E claro, estou a pouco tempo praticando essa Arte Marcial, então quem tiver maior conhecimento, me corrija por favor.
    Obrigado
     
    Última edição: 6 Dez 2008
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Já te falei né??? Esse treco de coisa-fu machuca!!!! Teimoso rsss
     
  3. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    eeeh!
    A gente já disse né!?

    Gente teimosa é assim!

    Muito bom Ben!

    ;D
     
  4. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    gostei do texto
    sempre gostei de ver os filmes do Bruce Lee mas era totalmente leigo em relação ao Kung-Fu(Wushu)pelos com esse tópico aprendi algumas coisinhas
    confesso que eu gostei mais da filosofia que deve ser seguida principalmente a CHI

    desejo boa sorte no Sanshou,Ben Kenobi
     
  5. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Machuca não gente, é tudo bem protegido.
    E é uma arte tão bela^^!
    Obrigado Servo!
     
    Última edição: 4 Dez 2008
  6. Excluído015

    Excluído015 Excluído a Pedido

    Cara você me convenceu, eu vou fazer wushu. Eu estava com muita dúvida se faria ou não o único problema é que eu tenho um probleminha no joelho mas to nem aí!!! :lol:
     
  7. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    È usa muito as pernas, cuidado pra você não se estourar!
    O professor deu um treino mais pesado, e eu que não estaba muito em forma estou moído:dente:
     
  8. Galad

    Galad O último dos Noldor

    aew Ben!

    Gostou mesmo do kung-fu, ein?

    Bom tópico, tô até pensando em fazer um do shaolin do norte XP
     
  9. Excluído015

    Excluído015 Excluído a Pedido

    Esse aí eu tambem queria fazer, mais aqui na minha cidade não tem.
     
  10. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Aqui tambem não tem Shaolin, é muito interessante.Gostaria de fazer, mas agora quero me dedica ao Sanshou to gostando muito!Acho que deu pra perceber :dente:
    Eu achava uma bobeira aquele slogan"pratique esporte",mas to vendo que é muito bom praticar algo, eu estava muito sedentário, agora estou me sentindo bem melhor(não nessa semana, porque to quebrado xD).
     
  11. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Nossa, tópico antigo, sou instrutor de Sanshou já xD
     
  12. zorba

    zorba VAI CORINTHIANS!

    sempre curti kung fu mas nunca tive a oportunidade de aprender, e hoje em dia acho que nem poderia com meus pinos e parafusos nas pernas :mrgreen:
     
  13. Rique

    Rique SSJ

    Olha só, nunca vi esse tópico...

    Eu tenho 6 anos de Kung Fu, estou para fazer o exame de Faixa preta de Louva-a-deus Sete Estrelas, estou parado faz 2 meses por problemas no joelho, nada grave. Também pratiquei Hung Gar, Garra de Tigre, por 2 anos. Além disso tenho conhecimento e pratica em outras artes marciais...

    Outra hora coloco a história dessas duas artes, são bem bacanas!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Eu, como disse, fui graduado esse ano á instrutor de Sanshou, e estou começando a caminhar no Hung Gar/Pak Hok com um professor formado pela Internacional Chiu Chi Ling.
     

Compartilhar