• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Kung-Fu; a História e seus Estilos

Ben Kenobi

Aprendendo com um
Kung-Fu
Bom, vou postar um pouco que encontreio sobre o kung fu e seus estilos como foi dito no titulo, nas minhas andanças pela net,achei esse texto que é muito interessante.
Coisas que ajudaram a intender sobre os estilos de Kung Fu
# KUNG: Conquista, Trabalho, Habilidade
# FU: Homem Adulto
# KUNG FU: expressão que refere-se trabalho intensivo, trabalho árduo ou habilidade em tudo que se faz
# KUO: Nacional ou Nação
# SHU: Arte ou técnica
# KUOSHU: Arte Nacional Chinesa
# WU: Marcial ou Técnica
# SHU: Arte ou técnica
# WUSHU: Arte Marcial Chinesa

Wushu é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errôneamente de kung fu . Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.

Portanto Kung-Fu é a mesma coisa que Wushu!

Introdução


O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa.
Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.

De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.
Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
Combina-se ginástica completa de todo o corpo, bem como movimentos, denominados Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, conseqüentes das mutações e adaptações para o ocidente.

Hoje a realidade brasileira mostra uma arte marcial chinesa (Kung-fu), voltada para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.

Benefícios

* Controle Físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.
* Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranquilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, os reflexos, maior atenção e concentração mental.
* Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo variadas técnicas de ataque que por sua vez só deverá ser usada, em último recurso.

Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes de Artes Marciais

CHI - Firme de caráter

Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.

HEI - Desprendido de valores
Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.

JUNG - Corajoso e heróico

Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.

WAI - Ativo em todos os empreendimentos

Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.

Estilos mais conhecidos

Bok Hok Phai ou Pak Hok.Garça Branca
Mais aqui>
Garça Branca conhecido por seus movimentos ágeis de chutes, torções e ataques perigosos.
Se utilizam as mãos em forma de asas ou bico. Os ataques altos são dirigidos aos pontos vitais como os olhos, o pescoço, a traquéia, etc. Os ataques médios se dirigem ao externo, as axilas, etc. Os ataques baixos buscam os genitais e virilha. Os bloqueios podem ser realizados com o antebraço e a mão em forma de bico ou asa, transformando-se em alavancas para romper o braço do inimigo.
history.jpg


Tan-Lang. O Louva-Deus

Mais aqui>
Louva-a-Deus é o nome dado a dois estilos distintos de artes marciais chinesas; um deles é característico "do Sul" e o outro "do Norte" da China.
O estilo Louva-a-Deus do Norte foi criado por Wang Lang na província de Shandong. Wang Lang se inspirou na agressividade e eficácia do inseto ao combater uma cigarra.
Algumas características do estilo Louva-a-Deus do Norte são: grande velocidade, ataques incessantes, e movimentação complexa dos pés.
O estilo também é muito conhecido pelo uso da "garra do Louva-a-Deus" (um gancho feito com os dedos da mão).
Estilo_Tonlon2.jpg

Zuíquan. Bêbado
[SIZE=-1]Essa técnica situa em como se o praticante estivesse embreagado. Combina movimentos como tropeçar, balançar e cair exatamente como um bêbado. As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma chicara chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. O estilo do bêbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usa-se chutes, voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente.[/SIZE]
[SIZE=-1]O praticante têm que ser rápido e fingir defesa enquanto está tentando atacar e apontando em uma direção mas atacando em outro. Vários graus de embriaguez são demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no olho.[/SIZE]
Monge_Bebado_bastao1.jpg

shéquán-Serpente Divina
[SIZE=-1]O estilo Shen She Chuen (serpente divina) originou-se na província de Fujien quando um Monge do Templo do Bambu ministrou a Hsu Yin Fong uma técnica particular do templo chamada Hok She Tchu (união da Garça e da Serpente).[/SIZE]
[SIZE=-1]Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos com apunhalar e movimentos de espada cortantes. Há foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo contínuos.
[/SIZE]
[SIZE=-1] Velocidade: atacar com batidas rápidas e inesperadas, usando passos rápidos, ágeis e leves;[/SIZE]
[SIZE=-1]- Envolvimento: a curta distância, envolver os membros do oponente confundindo suas posturas e usando-as a seu favor. Quando a longa distância, aguardar a abertura de uma postura adequadamente contida;[/SIZE]
[SIZE=-1]- Surpresa: atacar em diferentes ângulos continuamente;[/SIZE]
[SIZE=-1]- Saltos: para trás ou para os lados, evitando ataques desnecessários e não comprometendo os membros principais para locomoção e equilíbrio;[/SIZE]
[SIZE=-1]- Fuga: quebrando o contato e escapando quando o golpe não obtiver a penetração adequada;[/SIZE] [SIZE=-1]No Brasil o estilo tem o representate Mestre Dani Hu.[/SIZE]
[SIZE=-1]
monge_serpente.jpg

[/SIZE]

yīngzhǎoquán - Garra de àguia

[SIZE=-1]Este estilo é inspirado nos movimentos da Águiaem ataques contra suas presas. Assim como o estilo do Tigre, possui um longo treinamento para o fortalecimento dos dedos, só que com ênfase no polegar, indicador, médio e anelar, que adiantam-se curvados, formando o que aparenta ser a garra de uma águia. Em suas técnicas o estilo da aguia é especialista em torções, que na maioria das vezes antecedem um quebramento[/SIZE].
monge_aguia1.jpg

Sanshou

É a parte integrante das competições de Wushu (kungfu) e tornou-se importante a partir do campeonato mundial de 1991, neste mesmo ano foi criada uma liga profissional de Sanshou. Ano que foi criada as primeiras regras internacionais de Wushu. " Sanshou" também chamado de Sanda em cantonês que, traduzindo significa " mãos livres" e se refere a combate livre. Força, garra, luta de contato, são lemas das atividades dessa luta, que teve rapido crescimento e atinge grandes popularidades em todo o mundo.
O Sanshou é mais para combates, terá campeonatos e muita "porrada".
Os outros estilo pelo que eu percebi não tem muito combate como o Sanshou, nos Eventos são mais apresentações como uma Ginástica Olímpica!

Mais aqui>
ORIGEM: Historicamente, a modalidade conheceu sua origema há centenas de anos quando lutas corporais agitavam a China, tanto com as mãos livres, quanto com as armas, os desafios eram realizados sem regras e, na maioria das vezes, resultavam em morte ou ferimento graves dos lutadores.

REGRAS: as regras do boxe chinÊs é aquela que mais se aproxima de uma situação de combate real, permitindo um contato amplo entre os oponentes com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e arremessos. Em um torneio o lutador pode vencer tanto por nokaut como por pontos, 2 rounds de 2 minutos cada, seguido de um terceiro round em caso de empate.

PROTETORES: Capacete, calça ou shorts, coquilha, protetor de torax, protetor de canela, protetor bucal. Obs: os profissionais não utilizam capacete e nem protetor de tórax, lutador não pode usar golpes de quebramentos, torções e golpes em pontos vitais.

BENEFICIOS: Apesar de ser um esporte de contato, tem varios beneficios. Raciocinio rapido, perda de peso, desenvolvimento fisico e mental, perde o medo, desenvolvimento da agilidade e força, retirada de vicios, saude e condicionamento fisico com resistência corporal, relaxamento menta.
sanshou4a.jpg

Eu pratico o Sanshou a 1 mês, e estou gostando muito!
Retirado dos Sites:
http://kungfuestilosclassicos.blog.dada.net/
http://www.portaldekungfu.com/Estilo_Aguia.html
http://www.portaldekungfu.com/Estilo_Bebado.html
http://www.portaldekungfu.com/Estilo_Serpente.html

Como a net não está colaborando, vou terminar depois mas estarei sempre atualizando!
E claro, estou a pouco tempo praticando essa Arte Marcial, então quem tiver maior conhecimento, me corrija por favor.
Obrigado
 
Última edição:
eeeh!
A gente já disse né!?

Gente teimosa é assim!

Muito bom Ben!

;D
 
gostei do texto
sempre gostei de ver os filmes do Bruce Lee mas era totalmente leigo em relação ao Kung-Fu(Wushu)pelos com esse tópico aprendi algumas coisinhas
confesso que eu gostei mais da filosofia que deve ser seguida principalmente a CHI

desejo boa sorte no Sanshou,Ben Kenobi
 
Machuca não gente, é tudo bem protegido.
E é uma arte tão bela^^!
Obrigado Servo!
 
Última edição:
Cara você me convenceu, eu vou fazer wushu. Eu estava com muita dúvida se faria ou não o único problema é que eu tenho um probleminha no joelho mas to nem aí!!! :lol:
 
È usa muito as pernas, cuidado pra você não se estourar!
O professor deu um treino mais pesado, e eu que não estaba muito em forma estou moído:dente:
 
aew Ben!

Gostou mesmo do kung-fu, ein?

Bom tópico, tô até pensando em fazer um do shaolin do norte XP
 
Aqui tambem não tem Shaolin, é muito interessante.Gostaria de fazer, mas agora quero me dedica ao Sanshou to gostando muito!Acho que deu pra perceber :dente:
Eu achava uma bobeira aquele slogan"pratique esporte",mas to vendo que é muito bom praticar algo, eu estava muito sedentário, agora estou me sentindo bem melhor(não nessa semana, porque to quebrado xD).
 
sempre curti kung fu mas nunca tive a oportunidade de aprender, e hoje em dia acho que nem poderia com meus pinos e parafusos nas pernas :mrgreen:
 
Olha só, nunca vi esse tópico...

Eu tenho 6 anos de Kung Fu, estou para fazer o exame de Faixa preta de Louva-a-deus Sete Estrelas, estou parado faz 2 meses por problemas no joelho, nada grave. Também pratiquei Hung Gar, Garra de Tigre, por 2 anos. Além disso tenho conhecimento e pratica em outras artes marciais...

Outra hora coloco a história dessas duas artes, são bem bacanas!
 
Eu, como disse, fui graduado esse ano á instrutor de Sanshou, e estou começando a caminhar no Hung Gar/Pak Hok com um professor formado pela Internacional Chiu Chi Ling.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo