• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Kto zdes' govorit po-russkii??

Esse conceito de mais fácil e mais difícil é complicado, Felagund. Vai depender do contato que você já teve com essas línguas, com outras línguas, com que idade estará aprendendo, etc.
 
Ana Lovejoy disse:
Esse conceito de mais fácil e mais difícil é complicado, Felagund. Vai depender do contato que você já teve com essas línguas, com outras línguas, com que idade estará aprendendo, etc.
é q eu tenho um amigo q aprende alemão e diz q é parecido com o ingles,ja russo eu nem sei
 
Putz, aqui tem gente falando francês, alemão, russo, italiano, etc.

Sinto pequeno com meu inglês simplório. :mrgreen:

Brincadeira. Russo é interessante, mas nunca li romances, nem traduzidos. Falam muito bem da literatura russa, principalmente Dostoiévisky, Gogol, etc.

Agora aprender, mesmo, eu sou mais um francês ou italiano. :grinlove:
 
Ana Lovejoy disse:
Esse conceito de mais fácil e mais difícil é complicado, Felagund. Vai depender do contato que você já teve com essas línguas, com outras línguas, com que idade estará aprendendo, etc.
É claro que isso influi, e bastante, mas eu não acredito nisso de que não existe idioma mais fácil ou difícil.

Vejamos como exemplos os que eu tenho algum conhecimento:
Inglês: verbos quase não são conjugados, um só artigo, adjetivos são os mesmos pra qq gênero
Português: verbos conjugados, dois artigos, adjetivos de acordo com o gênero
Alemão: além dos verbos serem conjugados, as cosas podem ser de 3 gêneros, assim como seus artigos e adjetivos (na verdade não tenho certeza qnto a esse último), e ainda tem a declinação...
E convenhamos que, ter que aprender a cojugar os verbos, as declinações e o gênero, dão uma complicadazinha :wink:

E pelo que disseram aí no tópico, eu diria q russo é mais difícil q alemão. Alemão são 5 declinções (pelo que eu me lembro de dizerem), já russo são 7, de acordo com o post do IamYourSam (eita, agora relendo me confundi, ele tava falando de Russo ou de Serbo Croata?)
 
Malva, tudo depende de parâmetros. Você está analisando verbos, e como falante do Português para você parece que Inglês é mais fácil.

Mas e se formos falar de phrasal verbs?

Todas as línguas têm peculiaridades que as tornam mais fáceis ou mais difíceis de aprender, dependendo de como o falante desenvolveu a competência lingüística. Por isso não dá para dizer "Inglês é mais fácil" ou "Russo é mais difícil". Depende sempre do falante. :wink:
 
A "utilidade" do aprendizado de um idioma quem fornece é tu.

Eu, por exemplo, estudo finlandês e galês, dois idiomas que teoricamente seriam mais "inúteis" do que o russo dado o número de falantes. Mas eu gosto dos idiomas, sinto prazer em estudá-los, pretendo ler a literatura desses idiomas e, caso surjam oportunidades de ir para a Finlândia e para o País de Gales, pretendo ter um nível de conversação decente com os falantes nativos.

Pessoalmente, prefiro aprender idiomas do que postar em um fórum, mas pretico o último com freqüência: é tudo questão de dar prioridade às suas atividades.

(Se bem que sou meio suspeito para falar em idiomas, pois é bater o olho em um para achá-lo digno de estudo. :obiggraz: )
 
Eu, por exemplo, estudo finlandês e galês, dois idiomas que teoricamente seriam mais "inúteis" do que o russo dado o número de falantes. Mas eu gosto dos idiomas, sinto prazer em estudá-los, pretendo ler a literatura desses idiomas e, caso surjam oportunidades de ir para a Finlândia e para o País de Gales, pretendo ter um nível de conversação decente com os falantes nativos.
é como aprender quenya aqi no valinor,ñ tem utilidade mas aprendemos por ser legal e interessante :obiggraz:
 
Não é bem como aprender quenya, não. O quenya é um idioma artístico, é estudado apenas em si, no máximo para se criar alguns textos de autenticidade duvidosa. :mrgreen:

Já o finlandês e o galês são idiomas oficiais de dois países europeus, falados por milhares de pessoas, com culturas milenares como pano de fundo, etc. Há milhões de razões para aprendê-los: eu só enumerei as que particularmente me tocam.

A "utilidade" deles, nesse caso, me parece bem maior que a do quenya. :obiggraz:
 
Kyo disse:
K'' disse:
Aprender a fazer uma macarronada é mais útil que Russo. :)

:clap:

Pela sua lógica, ficar nesse tópico enchendo o saco sem motivo aparente também seria mais util que aprender russo, né? :)

Que mané lógica seu zé mané....to falando de macarronada.
 
Eu faço alemão há 6 anos e acho um máximo! Agora que estou vendo todas essas explicações no 1º post sobre russo acredito que seja mto complicado! Principalmente depois que vi o que quer dizer holocausto! o_O
Tudo bem que o contato que vc tem com a lingua facilita mto, mas quando o assunto é declinação NADA ajuda, a não ser mtas horas de estudo, mtos livros de gramática, etc.
Concordo com a Ana Lovejoy, a idade influencia demais! Nossa, se eu fosse aprender agora todas as declinações e conceitos que eu aprendi na 4ª série ia ser dificílimo! Eu vejo pelos meus amigos que entraram no colégio no ensino médio, eles ficam loucos com a matéria de alemão.

Os três generos em russo são feminino, masculino e neutro, né? Como eles chamam em russo?
 
¥Felagund¥ disse:
Eu, por exemplo, estudo finlandês e galês, dois idiomas que teoricamente seriam mais "inúteis" do que o russo dado o número de falantes. Mas eu gosto dos idiomas, sinto prazer em estudá-los, pretendo ler a literatura desses idiomas e, caso surjam oportunidades de ir para a Finlândia e para o País de Gales, pretendo ter um nível de conversação decente com os falantes nativos.
é como aprender quenya aqi no valinor,ñ tem utilidade mas aprendemos por ser legal e interessante :obiggraz:

apoiado! :clap:
eu morro de vontade de aprender russo ou alemão, não tem nada a ver o q tão falando aih q o pessoal aprende soh pra mostrar q fala e tals...


ps: ah! 200 mensagens! finalmente to sendo considerada humana!
 
IamYourSam disse:
Ja govoriu malo po-russki, ali ja dobro govoriu po-srspki. (mentira, falo nada... ehhehe)

Serbo croata é mais simpático, eu acho. Também tem as "conjugações" dos substantivos e dos adjetivos. O nominativo, o genitivo, o dativo, o instrumental, o locativo, acusativo e o vocativo. Mas pelo menos , nos livros que eu usei, eles ensinam com o alfabeto latino. Mais fácil de estudar sem se preocupar com aprender um alfabeto novo. Depois pra transpor pro cirílico (um pouco diferente do usado pelos russos) é usar uma correspondência bem simples.

E acho que sabendo serbo-croata, aprender russo é mais fácil...
Caraca, Julio!! Você tá vivo ainda!!! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo