• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Kto zdes' govorit po-russkii??

Soldeace

Usuário
Aproveitando o embalo de um tópico aí embaixo, sobre alemão, queria saber quem aqui fala russo. Eu estou tentando aprender e parece que caminho a passos de tartaruga :? Se tiver alguem, como vc fez pra aprender?

E segue algo que eu escrevi, baseado no texto em inglês "Por que não aprender Japones" ^^

Por que (NÃO) aprender Russo

Você provou da culinária russa, assistiu a alguns filmes, hospedou um estudante estrangeiro e tem uma namorada russa. E agora, em algum lugar do seu ínfimo cérebro, você acha que Russo poderia ser um bom idioma a ser aprendido. Ei, você poderia traduzir livros! Ou cartazes da ex-União Soviética! Ou até mesmo embalagens de vodka! Pegar umas minas russas, impressionar os amigos! Talvez você até vá para a Rússia e trabalhe como escritor! Sim! Parece uma grande idéia!

Então você dá um pulo na biblioteca, pega alguns livros com títulos como "Como Aprender Sozinho Russo em Cinco Segundos Enquanto Dirige Seu Carro Até a Padaria" e "Russo para Completos, Totais e Fúteis Panacas Que Nunca Deveriam Procriar". Afinal de contas, você já sabe algumas palavras vindas de conversações em jogos de avião/namorada/músicas. Excitado e impressionado com seu novo conhecimento, você começa a pensar: "Hmmmm. Talvez, apenas talvez, eu poderia tentar a aprender! Ou até mesmo ter um mestrado em Russo! Grande Idéia, certo?

ERRADO.

Eu não me importo quantos filmes você já assistiu, quantas vodkas diferentes já bebeu ou quantas namoradas russas você teve, você definitivamente não sabe russo. Não apenas isso, mas em suma NÃO é uma língua bacana ou até mesmo remotamente sensível. Prisioneiros iraquianos eram freqüentemente forçados a aprender russo. O termo "Holocausto" vem do latim "Holi" e "Causm", que significa "aprender russo". Você pode ter uma idéia.

Razão:
É DIFÍCIL DEMAIS

Isto deveria ser óbvio.

Longe de quantos livros de línguas, amigos ou tutoriais online você já viu, russo NÃO é simples, fácil ou sensível (o vocabulário russo é determinado ao jogar tampinhas de garrafas de vodka em alvos de dardos com algumas consoantes anexadas aleatóriamente na prancheta).

Não apenas é complexa, como também uma das línguas mais difíceis a serem aprendidas. Com TRÊS diferentes gêneros, seis declinações que levam a lugar algum e uma absolutamente insana estrutura gramatical, Russo vêm esmagando as almas dos pobres eslavos desde a sua criação.

Observação: Isto é apenas uma piada e não deve ser levada a sério. Eu próprio estou estudando russo e é extremamente gratificante. Há muito material literário ou artístico que não é aproveitado somente por não sabermos o idioma utilizado.

Observação 2: Toda brincadeira tem lá seu fundo de verdade, mwehehehe...
 
Eu tenho plena consciencia da dificuldade da lingua russa, mas ainda assim quero aprende-la. É um projeto para o futuro e pode ate ser que eu nunca o concretize, mas fica a vontade. Simplesmente porque eu quero poder aproveitar todo o material literario russo sem intermedio das traduções. Já se foi o tempo que eu pretendia seguir uma carreira acadêmica estudando a literatura russa, mas eu não abro mão de querer, no futuro, ler meus autores preferidos em sua lingua mãe.
 
Russo é uma lingua que um dia eu ainda vou aprender, provavelmente depois do Italiano. Eu acho bonito, e também é o idioma com um dos maiores acervos de romances otimamente otimos(redundancia necessaria). Dizem as boas linguas que é um idioma tranquilo de ser aprendido, mas nao sei. Assim como o Faramir, o meu sonho(nao sei se é o sonho dele) é poder ler os livros do Dostoievski no orginal... que beleza
 
Ah cara, tranquilo não é MESMO.

Pra voce ter uma idéia, existem três gêneros - masculino, feminino e neutro. Até aí, tudo bem. As linguas nórdicas geralmente seguem essa regra. Porém, existem declinações - as palavras mudam de forma conforme a função sintática na frase. Por exemplo, casa (dom) / pela casa (domu) / em casa (dome) / para casa (domoi) / com a casa (domem), e por aí vai.
Agora fazendo a combinação de todos esses casos, são 18 formas diferentes. Além do que, existe o singular e o plural das palavras: 36 formas diferentes. Como se não bastasse, os verbos são conjugados, como no português.

Logo, se voce aprendeu ingles na sua vida, russo é quase 40 vezes mais difícil. Tem que estudar MUITO (mas vale a pena) =)
 
Ja govoriu malo po-russki, ali ja dobro govoriu po-srspki. (mentira, falo nada... ehhehe)

Serbo croata é mais simpático, eu acho. Também tem as "conjugações" dos substantivos e dos adjetivos. O nominativo, o genitivo, o dativo, o instrumental, o locativo, acusativo e o vocativo. Mas pelo menos , nos livros que eu usei, eles ensinam com o alfabeto latino. Mais fácil de estudar sem se preocupar com aprender um alfabeto novo. Depois pra transpor pro cirílico (um pouco diferente do usado pelos russos) é usar uma correspondência bem simples.

E acho que sabendo serbo-croata, aprender russo é mais fácil...
 
Ah sim, com certeza. A lingua é bem parecida!
Mas eu acho q estudar em cirílico deixa as coisas mais faceis... sei la, parece que qnd eu tento ler a palavra escrito em alfabeto latino, é tão mais difícil pronunciar hehe digamos q o cirilico "compacta" um pouco as coisas.
 
Qdo o meu alemão estiver fluente ( calma, eu ainda chego lá!), gostaria de aprender a falar um pouco de russo! Talvez eu não fale russo maravilhosamente, mas só ter alguma noção me faria mtoooo feliz!
 
mas vc tah aprendendo russo aih em campinas mesmo? pq eu nem imaginava q tinha escola de russo na região... eu estava querendo começar alemão, mas o lugar mais perto eh justamente em campinas, o q não vale muito a pena jah q eh soh uma hora de aula.
mas imagino q russo seja muito difícil mesmo, apesar de eu achar uma lingua mto linda... alias, eu adoro tudo relacionado à russia e à união soviética :obiggraz: , inclusive OS russos :mrgreen:
 
Meu Deus galera...menos...

Vão fazer um social, pelo amor de Deus. :?

Daqui a pouco aparece um falando Vietnamita.

Стая безработных людей
 
K disse:
Meu Deus galera...menos...

Vão fazer um social, pelo amor de Deus. :?

Daqui a pouco aparece um falando Vietnamita.
Não vejo qual seria o problema. :)

E tem algum problema encarar o aprendizado de um idioma como uma atividade interessante? Pessoas que se interessam por isso é por não saberem "fazer um social"? :roll:

"Menos" pra você, eu diria. :wink:
 
Gildor disse:
K disse:
Meu Deus galera...menos...

Vão fazer um social, pelo amor de Deus. :?

Daqui a pouco aparece um falando Vietnamita.
Não vejo qual seria o problema. :)

E tem algum problema encarar o aprendizado de um idioma como uma atividade interessante? Pessoas que se interessam por isso é por não saberem "fazer um social"? :roll:

"Menos" pra você, eu diria. :wink:

Sim, não sabem fazer um social. :lol:

Aprender Russo é o mesmo que querer aprender como a NASA põe os foguetes em órbita.

Vc pode brincar de impressionar os outros em rodinhas de amigos falando um "Svenska, Piotr Nikolaievch" , mas não passa disso. :)

Se fosse um francês ou italiano até vai.

Aprende logo hebraico então. :lol:


PS: Gosto é gosto....quer aprender Grego , leva que o filho é teu!
 
Vc pode brincar de impressionar os outros em rodinhas de amigos falando um "Svenska, Piotr Nikolaievch" , mas não passa disso.
Então você tá insinuando que as pessoas só querem aprender isso pra se exibir. Já passou pela sua cabeça que as pessoas podem realmente se interessar em aprender? :)

Ou graças ao fato de você só enxergar uma 'utilidade' pra isso, seria a única possível? :)

PS: Gosto é gosto....quer aprender Grego , leva que o filho é teu!
Pois é. Que tal você apresentar seus gostos em outros tópicos, em vez de vir criar polêmica aqui? ;)
 
Me deu um aperto no coração lembrar que existem línguas moribundas no mundo, onde apenas uma ou duas pessoas (velhinhas) ainda o falam.

Há de se lembrar que por trás de uma língua há muito mais que uma ferramenta de comunicação de um grupo. Valores e conhecimento também são perdidos. Pontos de vista diferentes.

Ao falarmos todos uma "mesma língua", estamos nos condenando a pensarmos apenas de uma maneira. Apesar de num primeiro momento pensarmos que isso é bom pois podemos nos entender, na prática não nos entendemos... pois a diversidade ainda que sufocada ainda persiste, e não teremos a experiência e o aprendizado necessário para querer entender o próximo.

A ausência de diversidade nos dá a falsa impressão que estamos nos entendendo... até que chega um determinado ponto onde vamos (não temos como evitar) discordar um do outro.

E sem o aprendizado de algo diferente, como vamos lidar com algo "estranho, esquisito"? Normalmente reagimos com violência.

Mas o ponto é que a perda de uma cultura, de um ponto de vista, de uma língua também implica em ficarmos batendo com a cabeça por mais tempo.

Quantas vezes não ficamos na frente de um problema difícil pra caramba, e só porque outra pessoa que só de olhar por um segundo fala "ah, esse problema faz assim, assim, assado..."

De tanto que vemos um problema DE UM JEITO esquecemos de ver DO OUTRO JEITO... mesmo quando na verdade a gente sabe que existe um outro jeito, esquecemos de tão concentrados que estamos em um jeito.

Acontece muito em programação... um colega aqui arrumou um programa de aquisição de dados, e eu só ficava dando palpite. De tanto que eu não via as coisas sob o ponto de vista dele, acabamos por resolver juntos o problema.

Podemos até não ver uma "utilidade" para algo num primeiro momento... mas aí eu me lembro de um conhecido meu que estudava latim porque ajudava ele a entender melhor lógica. Já que ele trabalhava mesmo era com programação.
 
Não to criando polêmica.

Não sou obrigado a gostar de Russo e que eu saiba posso escrever isso aqui.
 
Sim, pode, mas de uma forma que não ridicularize ou menospreze a língua. Foi o que você deu a entender, eu por exemplo não consigo aprender inglês, mas nem por isso acho a pior língua do mundo ou quem deseja aprender é um exibicionista, ou está sem nada a fazer. Aprender é bom e abre caminhos. E nunca acho um idioma difícil o suficiente se a pessoa se empenhar a isso, um dia resolvo meu problema com línguas.
 
Eu num sei nadinha de russo, ou sobre a rússia (a não ser pouquíssimas coisas praticamente impossíveis de nunca ter ouvido falar, e ainda assim é meio nebuloso).

Mas é um idioma que me atrai, num sei porque. Acho q eu tenho alguma atração pelos idiomas do leste europeu.... (aliás, pensando bem, eu nem tenho certeza do continente da Rússia :doh: ).

Mas no alemão eu já não estou me dedicando o suficiente :shame:



Ah, sim, também não lembro de ter lido nada de autoria russa :o/
 
K'' disse:
Aprender a fazer uma macarronada é mais útil que Russo. :)

:clap:

Pela sua lógica, ficar nesse tópico enchendo o saco sem motivo aparente também seria mais util que aprender russo, né? :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo