• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

João Paulo II será canonizado por milagre realizado em vida

Paganus, deixe-me perguntar-te, como alguém se torna santo e é elevado a honra dos altares na Ortodoxia? Há alguém tipo de investigação para tanto?

Chamamos de 'glorificação'. Os fieis aclamam um homem ou mulher que se sacrificaram pela fé ou tiveram vida santa, humilde e de reta doutrina, e tal aclamação pública é levada em conta pelo Sínodo local que glorifica o santo.

Não existe 'investigação', nem exigência de milagres para 'comprovar' a santidade. Isso é estranho à Ortodoxia, como o era na Igreja dos primeiros séculos.

Vale lembrar que a 'glorificação' não 'torna santo', ela é simplesmente o reconhecimento da Igreja militante de que tal pessoa tinha em sua face o brilho das energias divinas incriadas, que nelas a luz incriada brilhava. Existem centenas, milhares, milhões de santos que nunca foram reconhecidos pela Igreja militante (terrena) mas certamente SÃO santos. A todos eles, concelebrantes da Divina Liturgia no céu, na Igreja triunfante (celestial), diante da face do Criador, a Igreja roga que intercedam pelos fieis e não-fieis, e pela derrubada dos planos demoníacos nos corações dos homens.
 
Acho que assim como as outras doutrinas e religiões, a católica não está livre dos erros. Sim muita coisa foi escondida e sim, muito tempo demorou pra tomarem iniciativa. Não vou condenar o Papa, por ele mal tocar no assunto. Eu acho que tem assuntos que não devem ser tocados. Tem coisas que são resolvidas com a justiça e com as familias dos prejudicados. Não ficar comentando é (ao meu ver) não querer dar ibope sobre a dor dos outros. Sobre a vergonha. Mas não falar do assunto, não quer dizer necessariamente que ele não estava tomando as devidas providencias. Esses assuntos de pedofilia são muito delicados. Envolve muita coisa, e é preciso todo cuidado e delicadeza quando se trata do assunto. Ao meu ver o que não faltava ao Papa era tato. Ele sabia como lidar com as pessoas. Tinha seus defeitos, mas todos temos.

Acho que as famílias e as próprias vítimas não compartilham dessa visão.
 
Acho que as famílias e as próprias vítimas não compartilham dessa visão.

É claro que não compartilham, elas estão directamente envolvidas. Não tem que opinar nada mesmo, a justiça tem de ser objectiva, não essa compensação safada e apaixonada. Os culpados tem de ser punidos.

Engraçado que aqui vancês defendem rigor absolupto mas quando se tracta de qualquer filho da puta que comete latrocínio, vem com a boca cheia de 'direitos humanos', e ficam a vociferar contra a pena de morte, como sendo esta um desejo de vingança da população.

Dous e pesos e duas medidas, confrades?
 
É claro que não compartilham, elas estão directamente envolvidas. Não tem que opinar nada mesmo, a justiça tem de ser objectiva, não essa compensação safada e apaixonada. Os culpados tem de ser punidos.

Engraçado que aqui vancês defendem rigor absolupto mas quando se tracta de qualquer filho da puta que comete latrocínio, vem com a boca cheia de 'direitos humanos', e ficam a vociferar contra a pena de morte, como sendo esta um desejo de vingança da população.

Dous e pesos e duas medidas, confrades?

Mas quem está trazendo o tema da "pena de morte" aqui é você. Tirando alguns "acalorados" aqui, ninguém mais neste tópico está pedindo a pena de morte para os sacerdotes envolvidos nesses crimes. Pede-se rigor para com tais criminosos, mas o problema é que 1) durante muito tempos eles foram acobertados, 2) o processo civil de tais criminosos foi desencorajado ou impossibilitado pelo esforço das arquidioceses, e 3) apesar de tudo, Wojtyla deixou que isso manchasse seu papado - a única mancha? Possivelmente, mas considerando que talvez essa seja a acusação mais grave contra a ICAR - tirando o escândalo do Banco do Vaticano -, não há como não ficar com o pé atrás em relação a essa visão hagiográfica da vida e obra de João Paulo II, que foi leniente e passivo durante a maior parte de seu papado em relação a tal questão.
 
Última edição:
Bom, eu tenho minhas ressalvas, teológicas e ideológicas, a Wojtyla també, e como ortodoxo, não posso considerá-lo santo, mas olhando por outro lado, cabe lembrar que santidade não é algo mágico que torna alguém impecável, perfeito. Aliás, é isso que São Máximo designava como santidade, a incessante recuperação da imagem divina no homem decaído que, assim, tinha anulados os efeitos da Queda. Isso não implica em absoluta perfeição, logo, esses acobertamentos e certa maior preocupação com uma imagem institucional em detrimento da verdadeira justiça... ora, caro, isso também há de ser cobrado no Juízo.
 
Bom, eu tenho minhas ressalvas, teológicas e ideológicas, a Wojtyla també, e como ortodoxo, não posso considerá-lo santo, mas olhando por outro lado, cabe lembrar que santidade não é algo mágico que torna alguém impecável, perfeito. Aliás, é isso que São Máximo designava como santidade, a incessante recuperação da imagem divina no homem decaído que, assim, tinha anulados os efeitos da Queda. Isso não implica em absoluta perfeição, logo, esses acobertamentos e certa maior preocupação com uma imagem institucional em detrimento da verdadeira justiça... ora, caro, isso também há de ser cobrado no Juízo.

Meu lado epistemológico religioso deu o "Gostei", enquanto o secular deu o "LOL".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo